Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Lipocavitação - Conheça o tratamento que elimina a gordura localizada

A lipocavitação é um procedimento estético, cujos resultados podem ser notados progressivamente, que serve para eliminar gordura localizada na barriga, coxas, flancos e costas, através de um aparelho de ultrassom que ajuda a destruir a gordura acumulada.

Este procedimento, também conhecido por lipo sem cirurgia, não dói e ajuda a perder volume, ficando com um corpo mais modelado e definido, além de ajudar a melhorar o aspecto da pele e a diminuir a celulite. 

Após cada sessão de lipocavitação, é recomendada a realização de uma sessão de drenagem linfática e exercícios físicos aeróbicos para garantir a eliminação da gordura, evitando a sua deposição em outras áreas do corpo. Além disso, é importante ter uma dieta equilibrada para evitar o acúmulo novamente de gordura.

Lipocavitação - Conheça o tratamento que elimina a gordura localizada

O preço da lipocavitação varia de acordo com o local em que será feito o procedimento, profissional e tamanho da área a ser tratada, podendo custar entre R$ 150 e R$ 800,00 por sessão.

Como é feita

O procedimento por ser feito em uma clínica de estética ou consultório de um fisioterapeuta dermato funcional, por exemplo, e demora em média 40 minutos. A pessoa deve deitar na maca com roupa íntima, em seguida o profissional irá aplicar um gel sobre a área a ser tratada.

Após a colocação do gel, é colocado o equipamento na região a ser tratada, e são realizados movimentos circulares durante todo procedimento. Esse equipamento emite ondas do tipo ultrassom que penetram nas células de gordura e estimulam a sua destruição, direcionando os restos celulares para corrente sanguínea e linfática para ser eliminado pelo organismo.

Esse procedimento é simples e indolor, no entanto durante o procedimento a pessoa escuta um ruído que é gerado pelo equipamento.

O número de sessões de lipocavitação varia de acordo com o objetivo da pessoa e da quantidade de gordura acumulada, sendo normalmente necessária a realização de 6-10 sessões. Quando a região a ser tratada é muito grande ou é constituída por muita gordura, podem ser recomendadas mais sessões, que devem ser realizadas, no mínimo, 2 vezes por mês.

Lipocavitação - Conheça o tratamento que elimina a gordura localizada

Resultados 

Normalmente, os resultados da lipocavitação são vistos logo no primeiro dia de tratamento e ocorrem de forma progressiva, sendo normalmente necessário até 3 sessões para que seja percebido o resultado definitivo.

A lipocavitação elimina cerca de 3 a 4 cm logo no primeiro dia de tratamento e, em média, mais 1 cm em cada sessão. Após cada sessão é necessário praticar exercício físico e drenagem linfática até 48 horas depois do tratamento, além de manter uma alimentação adequada para evitar que ocorra novamente o acúmulo de gordura. Veja quais são os cuidados que se deve ter para garantir os resultados da lipocavitação.

Quando a lipocavitação é indicada

A lipocavitação possui vários benefícios e interfere diretamente na auto-estima, aumentando o bem-estar. Assim, esse procedimento é indicado para:

  • Eliminar gordura localizada na barriga, flancos, culote, coxas, braços e costas, que não tenham sido completamente eliminadas com a dieta e exercício;
  • Tratar a celulite, pois "quebra" as células de gordura que forma os indesejados "furinhos".
  • Modelar o corpo, perdendo volume e tornando-o mais esbelto e definido.

Todavia, este tratamento não é indicado quando a pessoa encontra-se acimado do peso ideal, com IMC acima de 23 porque seriam necessárias muitas sessões para alcançar algum resultado, dessa forma a lipocavitação é indicada para melhorar o contorno corporal de pessoas que apresentam-se muito próximas do seu peso ideal, tendo apenas gordura localizada. 

Contraindicações 

A lipocavitação não é indicada para pessoas obesas, hipertensas descontroladas, que possuem doenças cardíacas, como arritmia cardíaca grave, doenças hepáticas ou renais, além de flebite, epilepsia ou condições psiquiátricas graves. Esse procedimento também não é recomendado para pessoas que possuem próteses, placas ou parafusos metálicos no corpo, varizes ou processos inflamatórios na área a ser tratada, dessa forma não deve ser realizado sobre o abdômen de mulheres com DIU, nem durante a gravidez. Pode-se realizar o procedimento durante a menstruação, no entanto, o fluxo sanguíneo deverá aumentar.

Riscos da lipocavitação

Apesar é um procedimento seguro isento de riscos para saúde, mas a pessoa corre o risco de voltar a engordar se não seguir todas as orientações necessárias durante o período de tratamento. Os cuidados mais importantes são beber água e chá verde ao longo do dia, fazer drenagem linfática e praticar algum tipo de atividade física de moderada/alta intensidade até 48 horas depois de cada sessão.  

A lipocavitação não representa nenhum risco para a saúde quando é realizada corretamente e quando a pessoa respeita suas contraindicações. Veja quais são os perigos da lipocavitação.

Bibliografia >

  • FELLER, Aline Gabriele, et al. Utilização do ultrassom estético na gordura localizada. Revista Saúde Integrada. Vol.11. 21.ed; 69-81, 2018
  • FELLER, Aline Gabriele, et al. Utilização do ultrassom estético na gordura localizada. Revista Saúde Integrada. Vol.11. 21.ed; 69-81, 2018
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem