Elani ciclo: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Maio 2021

O Elani ciclo, ou Elani ciclo 21, é um anticoncepcional que contém dois hormônios femininos, drospirenona e etinilestradiol, que agem impedindo a ovulação e causando alterações no muco cervical, tornando mais difícil o espermatozóide alcançar o útero, prevenindo a gravidez. 

Por ter baixas doses de hormônios, esse anticoncepcional reduz a retenção de líquidos que pode causar inchaço ou aumento do peso, e por isso, o Elani ciclo não engorda. Além disso, o Elani ciclo ajuda a melhorar a pele com acne, diminui a formação de cravos e controla o excesso de oleosidade do cabelo. 

O Elani ciclo 21 deve sempre ser usado com indicação e orientação do ginecologista e pode ser encontrado em farmácias ou drogarias em caixas com 21 comprimidos. No entanto, esse anticoncepcional também pode ser encontrado em caixas com 28 comprimidos, com o nome comercial Elani ciclo 28.

Elani ciclo: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Para que serve

O Elani ciclo é indicado como anticoncepcional, para prevenir a gravidez, pois impede a ovulação, altera o muco cervical impedindo o espermatozóide de alcançar o útero, além de tornar mais difícil um óvulo fertilizado se fixar no útero.

Esse anticoncepcional também ajuda a controlar a intensidade e o fluxo menstrual, reduzindo o risco de anemia causada pelo sangramento menstrual intenso e diminuindo o desconforto das cólicas menstruais.

Como tomar

Os comprimidos do Elani ciclo devem ser tomados com água, sempre na mesma hora. Deve-se tomar 1 comprimido de Elani ciclo por dia, seguindo a direção das setas, até o fim da cartela que possui 21 unidades. A seguir deve-se fazer uma pausa e esperar pelo 8º dia, quando deve iniciar uma nova cartela desse anticoncepcional.

Como começar a tomar: para quem vai tomar Elani ciclo pela primeira vez, deve tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da sua menstruação. Assim, se a menstruação vier na terça-feira deve tomar o primeiro comprimido numa terça-feira indicada na cartela, respeitando sempre o sentido das setas. Esse anticoncepcional tem efeito imediato na prevenção da gravidez e por isso não é preciso usar camisinha ao ter relação sexual desde a sua primeira tomada. 

O que fazer se esquecer 1 comprimido: em caso de esquecimento deve-se tomar o comprimido esquecido até 12 horas da hora ideal. Se esquecer por mais de 12 horas, o efeito é prejudicado, principalmente no final ou no início da cartela.

  • Esquecer na 1ª semana: tomar o comprimido assim que se lembrar e usar camisinha nos próximos 7 dias;
  • Esquecer na 2ª semana: tomar o comprimido assim que lembrar;
  • Esquecer na 3ª semana: tomar o comprimido assim que lembrar e não fazer a pausa, iniciando nova cartela assim que esta acabar.

Se esquecer 2 ou mais comprimidos em qualquer semana, as chances de gravidez são maiores e por isso deve-se fazer um teste de gravidez antes de começar uma nova cartela. 

Durante as pausas entre as cartelas, após o 3º ou 4º dia deve surgir um sangramento semelhante à menstruação, mas caso ele não ocorra e tenha tido relação sexual, poderá estar grávida, principalmente se tiver esquecido de tomar algum comprimido durante o mês. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Elani ciclo incluem alterações de humor, estado depressivo, diminuição ou perda completa do desejo sexual, enxaqueca ou dor de cabeça, enjoo, vômito, sensibilidade nas mamas ou pequenos sangramentos vaginais ao longo do mês.

Quem não deve usar

O Elani ciclo não deve ser usado quando a mulher apresenta alguma das seguintes alterações: se ha suspeita de gravidez, se tem sangramento vaginal sem explicação, se tem ou já teve alguma trombose, embolia pulmonar, se já sofreu um ataque cardíaco ou derrame cerebral, angina, diabetes com comprometimento dos vasos sanguíneos, câncer de mama ou nos órgãos sexuais, ou tumor no fígado. 

Remédios que podem diminuir sua eficácia

Os remédios que podem diminuir ou cortar o efeito do Elani ciclo são os medicamentos para epilepsia, como primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, remédios contra AIDS, hepatite C, tuberculose, como rifampicina, remédios para doenças causadas por fungos como griseofulvina, itraconazol, voriconazol, fluconazol, cetoconazol, antibióticos como claritromicina, eritromicina, remédios para o coração como verapamil, diltiazem, contra artrite ou artrose, como etoricoxibe, remédios que contenham Erva de São João, habitualmente usada no tratamento da depressão.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • LIBBS. Elani ciclo. 2015. Disponível em: <https://www.libbs.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Elani-ciclo_Paciente_V11-ampliada.pdf>. Acesso em 25 Mai 2021
  • LIBBS. Elani 28. 2013. Disponível em: <https://www.libbs.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Elani-28_Profissional_V9A.pdf>. Acesso em 25 Mai 2021
  • DRUGS.COM. Drospirenone / ethinyl estradiol Side Effects. 2020. Disponível em: <https://www.drugs.com/sfx/drospirenone-ethinyl-estradiol-side-effects.html>. Acesso em 25 Mai 2021
Mais sobre este assunto: