Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar o anticoncepcional Ciclo 21 e quais os efeitos colaterais

O Ciclo 21 é uma pilula anticoncepcional que tem como substâncias ativas o levonorgestrel e o etinilestradiol, indicadas para prevenir a gravidez e para regular o ciclo menstrual.

Este anticoncepcional é produzido pelos laboratórios União Química e pode ser comprado nas farmácias convencionais, em cartelas de 21 comprimidos, por um preço de cerca de 2 a 6 reais.

Como tomar o anticoncepcional Ciclo 21 e quais os efeitos colaterais

Como usar

O modo de uso do Ciclo 21 consiste em tomar um comprimido diariamente, durante 21 dias seguidos, iniciando o 1º comprimido no 1º dia da menstruação. Depois da ingestão dos 21 comprimidos, deve-se fazer uma pausa de 7 dias, sendo que a menstruação deve ocorrer dentro de 3 dias após a ingestão do último comprimido. A nova cartela deve ser iniciada no 8º dia após a pausa, independentemente da duração da menstruação.

O que fazer se esquecer de tomar

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido assim que for lembrado, e ingerir o próximo comprimido no horário habitual. Nestes casos, a proteção contraceptiva de Ciclo 21 é mantida.

Quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, o efeito contraceptivo de Ciclo 21 pode estar reduzida. Veja o que fazer se esquecer de tomar Ciclo 21 por um período superior a 12 horas.

Quem não deve usar

O Ciclo 21 está contraindicado em crianças, idosas, grávidas, suspeita de gravidez, homens, pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, na amamentação e em casos de:

  • Histórico atual ou anterior de trombose venosa profunda ou tromboembolismo;
  • Derrame cerebral ou estreitamento dos vasos que sustentam o coração;
  • Doença das válvulas do coração ou dos vasos sanguíneos;
  • Diabetes com envolvimento dos vasos sanguíneos;
  • Pressão alta;
  • Câncer de mama ou outro câncer estrogênio-dependente conhecido ou suspeito;
  • Tumor glandular benigno;
  • Câncer do fígado ou distúrbios do fígado.

Nessas situações não é recomendado tomar esse medicamento. Conheça outros métodos contraceptivos.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o Ciclo 21 são vaginite, candidíase, alterações de humor, depressão, alterações do apetite sexual, dor de cabeça, enxaqueca, nervosismo, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, acne, sangramento de escape, dor, sensibilidade, aumento e secreção das mamas, alterações no fluxo menstrual, ausência de menstruação, retenção de líquidos e alterações no peso.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem