O edema periorbital é uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido ao redor dos olhos, podendo ser causado por alergia, terçol, dermatite palpebral ou calázio, por exemplo.
Popularmente conhecido como olho inchado, o edema periorbital também pode causar sintomas como coceira, dor, irritação e vermelhidão nos olhos, e sensibilidade à luz.
Leia também: Olhos inchados: 8 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/inchaco-nos-olhosNa presença de edema periorbital, é recomendado consultar o oftalmologista, para que seja feito o diagnóstico é indicado o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de colírios, remédios orais e a aplicação de compressas frias ou quentes.
Sintomas de edema periorbital
Os sintomas de edema periorbital incluem:
- Inchaço ao redor dos olhos, que pode atingir as pálpebras;
- Coceira, irritação e vermelhidão nos olhos;
- Dor nos olhos;
- Visão dupla ou turva;
- Aumentos da sensibilidade à luz;
- Produção excessiva de lágrimas;
- Sensação de areia nos olhos;
- Caroço semelhante a uma espinha na pálpebra ou na linha dos cílios.
No entanto, os sintomas de edema periorbital variam de acordo com a causa desta condição.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico deve ser feito pelo oftalmologista, através de um exame físico e do histórico de saúde da pessoa.
Marque uma consulta com o oftalmologista mais perto de você:
Para confirmar o diagnóstico, o médico pode realizar o exame de lâmpada de fenda e um teste de acuidade e campo visual, avaliação da córnea, de motilidade extraocular e de reatividade das pupilas.
O médico também pode solicitar a realização de testes de alergia e exames de sangue.
Causas do edema periorbital
O edema periorbital pode ser causado por diversas condições, como:
- Alergia nos olhos;
- Terçol;
- Blefarite;
- Celulite orbital;
- Calázio;
- Dermatite palpebral;
- COVID-19.
Além disso, o edema periorbital também pode ser causado por úlcera de córnea e canal lacrimal entupido.
Como é feito o tratamento
O tratamento do edema periorbital deve ser feito pelo médico e varia conforme a sua causa.
Assim, o tratamento pode incluir:
1. Remédios
Em casos graves de dermatite palpebral, o médico pode indicar o uso de remédios corticoides orais, como prednisona e prednisolona.
A administração de antibióticos na veia, como ceftriaxona e amoxicilina/clavulanato, por exemplo, pode ser prescrita pelo médico para pessoas com celulite no olho.
2. Pomadas e colírios
O uso de colírios contendo anti-histamínicos e/ou lubrificantes podem ser indicados pelo médico para aliviar os sintomas em casos de alergias.
Leia também: Tipos de colírio: antialérgicos, lubrificantes, antibióticos (e mais) tuasaude.com/colirioJá em casos de dermatite palpebral e blefarite, o médico pode prescrever a aplicação nas pálpebras de cremes ou pomadas contendo corticosteroides ou inibidores de calcineurina.
3. Compressas frias
A aplicação de compressas de água fria ajuda a reduzir a sensação de ardência, coceira e queimação nos olhos, em casos de alergia ou conjuntivite.
Para aplicar basta molhar uma gaze limpa em água fria e passar em ambos os olhos, no sentido da parte interna próxima do nariz para fora. Cada compressa apenas deve ser usada uma vez.
4. Compressas mornas
Para ajudar no tratamento do terçol, calázio e blefarite, o médico pode recomendar a aplicação de compressas mornas na pálpebra afetada durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia.
A compressa morna pode ajudar a amolecer os resíduos e a oleosidade das pálpebras, além de diminuir a inflamação, aliviar a dor e o desconforto, e facilitar a drenagem do pus.
5. Cirurgia
A cirurgia pode ser indicada pelo médico para tratar a celulite no olho, especialmente em caso de abscesso orbitário ou cerebral, compressão do nervo óptico e quando a infecção piora mesmo após o tratamento inicial.
Além disso, a cirurgia também pode ser indicada para o tratamento da úlcera de córnea, sendo normalmente feita com transplante de córnea para substituir uma córnea lesionada por outra saudável.
6. Higienizar com soro fisiológico
Para higienizar os olhos usando soro fisiológico, deve-se colocar um pouco de soro fisiológico em um recipiente e, em seguida, molhar um algodão ou gaze e passar no olho.
Leia também: Soro fisiológico: o que é, para que serve e 8 formas de usar tuasaude.com/soro-fisiologico