Drenison (fludroxicortida): pomada, creme, loção e oclusivo

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
agosto 2022

O Drenison é um corticóide indicado para o tratamento de doenças inflamatórias ou alérgicas da pele, como dermatites, psoríase, líquen plano, lúpus eritematoso discóide ou queimaduras de sol, pois contém fludroxicortida na sua composição, que ajuda a aliviar a coceira, vermelhidão ou inchaço da pele.

O Drenison pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de creme, pomada, loção ou adesivo oclusivo. Além disso, esse remédio também pode ser encontrado associado à outra substância, o sulfato de neomicina, como o nome Drenison N, indicado para inflamações ou alergias da pele associadas a infecções.

Este medicamento deve ser usado com indicação do clínico geral ou dermatologista, nas doses e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.

Para que serve

O Drenison é indicado para o tratamento de vários problemas de pele, como:

O Drenison tem ação antialérgica, anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora, que ajuda a aliviar os sintomas como coceira, vermelhidão ou inchaço na pele.

Esse remédio deve ser usado somente com indicação do dermatologista, que deve orientar as doses e o tempo de tratamento, de acordo com a condição a ser tratada.

Como usar

O Drenison deve ser usado sobre a pele da região afetada e a posologia depreende da sua apresentação, que inclui:

1. Drenison creme ou pomada 0,125 mg/g

O Drenison creme ou pomada deve ser usado aplicando uma pequena quantidade ou uma camada fina, sobre a área da pele afetada, de 2 a 3 vezes ao dia, ou conforme indicação do médico. Em crianças, deve ser aplicada a menor quantidade possível, durante um curto período de tempo, de acordo com orientação do pediatra.

No caso de psoríase ou outras dermatoses, o médico pode recomendar cobrir a área em que foi aplicado o creme ou pomada de Drenison, com uma gaze estéril e esparadrapo ou filme plástico de polietileno. É importante antes de aplicar o creme ou a pomada, remover as escamas superficiais da pele cuidadosamente.

2. Drenison loção 5 mg/mL

O Drenison loção deve ser usado sobre a pele aplicando uma pequena quantidade sobre a área afetada e friccionando levemente, 2 a 3 vezes ao dia, ou conforme critério médico. Em crianças, deve ser aplicada a menor quantidade possível, durante um curto período de tempo.

3. Drenison oclusivo 4 mcg

O Drenison oclusivo é um curativo adesivo que pode ser usado no tratamento da psoríase ou outras condições resistentes, da seguinte forma:

  1. Limpar gentilmente a pele, removendo escamas, crostas e exsudatos secos e qualquer produto anteriormente colocado, com a ajuda de um sabonete antibacteriano, e secar bem;
  2. Raspar ou prender o cabelo na área a tratar, para melhorar a adesão do curativo na pele;
  3. Remover a fita da embalagem e cortar um pedaço que seja um pouco maior do que a área a cobrir, e arredondar os cantos;
  4. Retirar o papel branco da fita transparente, com o cuidado de evitar que a fita cole nela mesma;
  5. Aplicar a fita transparente, mantendo a pele lisa e pressionar a fita no lugar.

A fita deve ser substituída a cada 12 horas, devendo-se limpar a pele e deixar secar por 1 hora antes de aplicar uma nova. Porém pode ser deixada no local por 24 horas, se recomendado pelo médico e se for bem tolerada e aderir satisfatoriamente.

Se ocorrer uma infecção no local, o uso do curativo oclusivo deve ser interrompido e a pessoa deve ir ao médico.

4. Drenison N

O Drenison N deve ser usado aplicando uma fina camada do creme sobre a pele, de 2 a 3 vezes por dia, conforme indicação médica.

O creme ou a pomada de Drenison N contém 0,125 mg de fludroxicortida e 3,5 mg de sulfato de neomicina, devendo ser usada com indicação médica.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Drenison creme, pomada e loção são coceira, irritação e secura da pele, dermatite de contato alérgica, queimadura, infecção nos folículos pilosos, excesso de pelos, acne, cravos, descoloramento e alterações na pigmentação da pele e inflamação da pele ao redor da boca.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso do oclusivo são maceração da pele, infecção secundária, atrofia da pele e surgimento de estrias ou brotoejas.

Em crianças, o uso do Drenison pode interferir no crescimento ou desenvolvimento, ou no ganho de peso da criança, por isso o tratamento é feito com orientação do pediatra e pelo menor tempo possível.

Quem não deve usar

O Drenison não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula e que tenham uma infecção na região a tratar.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado em mulheres grávidas, lactantes, sem recomendação do médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em agosto de 2022.

Bibliografia

  • BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA. Drenison N (creme e pomada). Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/drenisonn.pdf>. Acesso em 09 ago 2022
  • BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA. Drenison loção. Disponível em: <https://io.convertiez.com.br/m/drogalider/uploads/bulas/7896241252970/Bula_Drenison_-_Paciente_-_Consulta_Remedios.pdf>. Acesso em 09 ago 2022
Mostrar bibliografia completa
  • BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA. Drenison (creme e pomada). Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/drenison.pdf>. Acesso em 09 ago 2022
  • BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA. Drenison oclusivo. Disponível em: <https://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/drenisonoclusivo.pdf>. Acesso em 09 ago 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.