Pomadas para coceira na pele

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
outubro 2022

As pomadas para coceira na pele, como a pomada com calamina, a pomada com anti-histamínicos ou a pomada com corticoide, possuem substâncias com ação antialérgica, anti-inflamatória, calmante ou protetora da pele, que ajudam a aliviar a coceira causada por diversas doenças, como alergias, pele muito seca, picadas de inseto, queimaduras solares, dermatite, psoríase, catapora ou micoses, por exemplo.

Essas pomadas podem ser compradas em farmácias ou drogarias, sendo importante utilizar com indicação do clínico geral ou dermatologista de acordo com a causa da coceira na pele, pelo tempo de tratamento e com as doses de forma individualizada.

Algumas pomadas mais indicadas pelos médicos para aliviar a coceira na pele são:

1. Pomadas com calamina

A calamina é uma substância constituída por óxido de zinco e outros componentes, que agem aliviando a coceira, devido às suas propriedades adstringentes e protetoras da pele. As pomadas e cremes com calamina podem ser usadas isoladamente ou como complemento ao tratamento prescrito pelo médico, em diversas situações, como alergias, picadas de inseto, queimaduras solares ou catapora.

Alguns exemplos de produtos com calamina são o Ducilamina da TheraSkin, que pode ser usada em adultos e crianças, e a Calamyn, Solardril e Caladryl, que podem ser usadas em adultos e crianças com mais de 2 anos, porque possuem cânfora na composição, que é contraindicada em crianças menores de 2 anos de idade. Veja uma pomada que pode ser usada no bebê.

2. Pomadas com anti-histamínicos

As pomadas com anti-histamínicos podem ser usadas em situações como reações alérgicas na pele, dermatite atópica ou picadas de inseto, por exemplo, porque agem reduzindo a alergia e diminuindo a coceira.

Alguns exemplos de pomadas ou cremes com anti-histamínicos são a Profergan ou Fenergan, com prometazina na composição, e a Polaramine, com dexclorfeniramina na composição. Estes produtos só devem ser usados em crianças com idade superior a 2 anos.

3. Pomadas com corticoides

Os corticoides em pomada ou creme são remédios muito utilizados para tratar a coceira em situações em que haja muito desconforto e/ou em que outros tratamentos não tenham sido eficazes.

Geralmente essas pomadas são muito usadas como auxiliares no tratamento da psoríase, associados a antifúngicos nas micoses, em picadas de inseto ou alergias severas, eczemas ou dermatite atópica, por exemplo, mas só devem ser usados se forem recomendados pelo médico.

Alguns exemplos de pomadas ou cremes corticoides que o médico pode recomendar são a Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson, com desoximetasona. Saiba quais os cuidados a ter com os corticoides.

4. Cremes hidratantes, nutritivos e calmantes

Em alguns casos, a coceira pode ocorrer devido a secura extrema e desidratação da pele, dermatite atópica ou irritação da pele causada por químicos ou depilação, por exemplo.

Nestes casos, o uso de um bom creme hidratante, nutritivo e calmante, pode ser o suficiente para acabar com o desconforto e a coceira sentida na pele. No entanto, é importante ter cuidado caso se trate de uma pele com dermatite atópica, já que nestes casos se devem usar produtos específicos, com poucos ingredientes e o mais suaves possível.

Alguns exemplos de cremes que podem ser usados para nutrir e hidratar a pele de forma suave são o Xeracalm Bálsamo Relipidizante da Avéne, Fisiogel AI ou o Lipikar Baume AP+ de La Roche Posay. Além disso, o Hidraloe Gel da Sesderma é também uma ótima opção para pele com irritação, picadas de inseto, queimaduras leves ou coceira, porque tem 100% de babosa na sua composição, com ação calmante e suavizante.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em outubro de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em outubro de 2022.

Bibliografia

  • NOWAK, D. A.; YEUNG, J. Diagnosis and treatment of pruritus. Can Fam Physician. 63. 12; 918-924, 2017
  • SONG, J.; et al. Pruritus: Progress toward Pathogenesis and Treatment. Biomed Res Int. 2018. 9625936, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • THERASKIN. Ducilamina. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/ducilamina.pdf>. Acesso em 10 mai 2019
  • MAYO CLINIC. Psoriasis. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/psoriasis/symptoms-causes/syc-20355840>. Acesso em 10 mai 2019
  • ANVISA. Polaramine. 2018. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=1780772018&pIdAnexo=10477083>. Acesso em 10 mai 2019
  • TEUTO. Profergan. 2015. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=6154962015&pIdAnexo=2735847>. Acesso em 10 mai 2019
  • SANOFI. Fenergan. 2015. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=7556382015&pIdAnexo=2822071>. Acesso em 10 mai 2019
  • NEO QUÍMICA. Calamyn. 2017. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=24404762017&pIdAnexo=10363534>. Acesso em 10 mai 2019
  • JOHNSON & JOHNSON. Caladryl. Disponível em: <http://www.saudedireta.com.br/catinc/drugs/bulas/caladryl.pdf>. Acesso em 10 mai 2019
  • Onofre CVS pharmacy. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/>. Acesso em 10 mai 2019
  • SANOFI. Esperson. 2014. Disponível em: <https://www.onofre.com.br/estaticos/bulas/017523.pdf>. Acesso em 10 mai 2019
  • SESDERMA. HIDRALOE GEL DE ALOE. Disponível em: <http://www.sesderma.pt/pt/categorias/familias/hidraloe/hidraloe-gel-de-aloe.html>. Acesso em 10 mai 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

    08:27 | 6133 visualizações