Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Pomadas para coceira na pele

A coceira na pele é um sintoma que pode ser causado por diversas doenças, como alergias, pele muito seca, picadas de inseto, queimaduras solares, dermatite seborreica, dermatite atópica, psoríase, catapora ou micoses, por exemplo e, por isso, o médico deve recomendar um tratamento específico para a doença em questão.

Além do tratamento da causa da coceira, pode-se ainda usar pomadas que aliviam o desconforto e acalmam a coceira de uma forma mais imediata, enquanto o tratamento ainda não estiver concluído. Em alguns casos, as pomadas para coceira são suficientes para tratar o problema, como em casos de pele muito seca, queimaduras solares ou dermatite atópica por exemplo.

Algumas das pomadas mais usadas para aliviar a coceira na pele são:

Pomadas para coceira na pele

1. Pomadas com calamina

A calamina é uma substância constituída por óxido de zinco e outros componentes, que agem aliviando a coceira, devido às suas propriedades adstringentes e protetoras da pele. As pomadas e cremes com calamina podem ser usadas em diversas situações, como alergias, picadas de inseto, queimaduras solares ou catapora, isoladamente ou como complemento ao tratamento prescrito pelo médico.

Alguns exemplos de produtos com calamina são o Ducilamina da TheraSkin, que pode ser usada em adultos e crianças, e a Calamyn, Solardril e Caladryl, que podem ser usadas em adultos e crianças com mais de 2 anos, porque possuem cânfora na composição, que é contra-indicada em crianças menores de 2 anos de idade. Veja uma pomada de calêndula que pode ser usada no bebê.

2. Pomadas com anti-histamínicos

As pomadas com anti-histamínicos podem ser usadas em situações como reações alérgicas na pele, dermatite atópica ou picadas de inseto, por exemplo, porque agem reduzindo a alergia e atenuando a coceira. Alguns exemplos de cremes com anti-histamínicos são a Profergan, com prometazina na composição, e a Polaramine, com dexclorfeniramina na composição. Estes produtos só devem ser usados em crianças com idade superior a 2 anos.

3. Corticoides

Os corticoides em pomada ou creme são produtos muito utilizados para tratar a coceira em situações em que haja muito desconforto e/ou em que outros tratamentos não tenham tido efeito. Geralmente são muito usados como auxiliares no tratamento da psoríase, associados a antifúngicos nas micoses, em picadas de inseto ou alergias severas, eczemas ou dermatite atópica, por exemplo, mas só devem ser usados se forem recomendados pelo médico.

Alguns exemplos de pomadas ou cremes corticoides que o médico pode recomendar são a Berlison ou Hidrocorte, com hidrocortisona, Cortidex, com dexametasona, ou Esperson, com desoximetasona. Saiba quais os cuidados a ter com os corticoides.

4. Cremes hidratantes, nutritivos e calmantes

Em alguns casos, a coceira pode ocorrer devido a secura extrema e desidratação da pele, dermatite atópica ou irritação da pele causada por químicos ou depilação, por exemplo.

Nestes casos, o uso de um bom creme hidratante, nutritivo e calmante, pode ser o suficiente para acabar com o desconforto e a coceira sentida na pele. No entanto, é importante ter cuidado caso se trate de uma pele com dermatite atópica, já que nestes casos se devem usar produtos específicos, com poucos ingredientes e o mais suaves possível.

Alguns exemplos de cremes que podem ser usados para nutrir e hidratar a pele de forma suave são o Xeracalm Bálsamo Relipidizante da Avéne, Fisiogel AI ou o Lipikar Baume AP+ de La Roche Posay. Além disso, o Hidraloe Gel da Sesderma é também uma ótima opção para pele com irritação, picadas de inseto, queimaduras leves ou coceira, porque tem 100% de babosa na sua composição, com ação calmante e suavizante.


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem