Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Dermatose e Principais Tipos

Dermatose é um conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral são formação de bolhas, coceira, inflamações e escamação da pele.

O médico mais indicado para diagnosticar e tratar as dermatoses é o dermatologista que poderá identificar a causa da alteração na pele ao observar o indivíduo e ouvir sua história. Normalmente não é necessário realizar exames específicos e o tratamento geralmente inclui o uso de medicamentos orais ou em forma de pomada.

Para diminuir a ocorrência das crises deve-se identificar e evitar os agentes que causam irritação, hidratar a pele com frequência, evitar transpiração excessiva, tomar banho com água morna, reduzir situações de estresse, usar luvas de algodão para trabalhos domésticos e evitar vestir roupas de tecidos sintéticos.

Principais tipos de dermatose

Os tipos mais comuns de dermatose são:

Dermatose papulosa nigra

Dermatose papulosa nigraDermatose papulosa nigra

A dermatose papulosa nigra caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas pintinhas de cor marrom escuro ou pretas, principalmente na face e pescoço sem causar dor ou outro sintoma. O aparecimento destas manchas pode ocorrer em qualquer pessoa mas é mais frequente em pessoas negras.

Tratamento: Podem ser usados tratamentos estéticos como a cauterização química, criocirurgia com nitrogênio líquido ou eletrocoagulação.

Dermatose ocupacional

Queimadura causada por água quenteQueimadura causada por água quente

A dermatose ocupacional é aquela que é causada direta ou indiretamente por tudo aquilo que seja utilizado na atividade profissional ou exista no ambiente de trabalho, que podem ser causadas por calor, frio, radiação, vibração, laser, micro-ondas ou eletricidade, por exemplo. Alguns exemplos de dermatoses ocupacionais são queimaduras na pele, alergias, feridas, úlceras, fenômeno de Raynaud e dermatite causada pelo contato com o cimento, por exemplo.

Tratamento: Varia dependendo do tipo de lesões que surgem mas deve ser indicado pelo dermatologista e pode incluir adequação do material necessário para proteção do trabalhador ou afastamento do posto de trabalho.

Dermatose cinzenta

A dermatose cinzenta é uma doença de pele de causa desconhecida, que não sofre influência de fatores climáticos, raciais, alimentares ou relacionados ao trabalho. Ela é caracterizada pelo surgimento de lesões que aparecem na pele, de cor acinzentada com borda avermelhada e fina, às vezes, discretamente elevada.

As lesões surgem de forma súbita, por surtos, sem sintomas prévios e algumas vezes acompanhadas por coceiras. Normalmente, esse tipo de dermatose deixa manchas permanentes na pele e ainda não existe uma cura eficaz.

Dermatose bolhosa

Na dermatose bolhosa formam-se bolhas superficiais na pele que se rompem com facilidade, ficando a região como uma escama fina e formando-se uma crosta.

Tratamento: É feito com a toma de remédios como a prednisona mas também pode ser necessário tomar imunossupressores, como a azatioprina e a ciclofosfamida.

Dermatose palmoplantar juvenil

O que é Dermatose e Principais Tipos

A dermatose palmoplantar juvenil é um tipo de alergia que aparece, geralmente, nas plantas dos pés, especialmente nos calcanhares e nos dedões dos dedos dos pés, sendo caracterizada por vermelhidão, excesso de produção de queratina e pele rachada com um aspecto brilhante.

Os sintomas de dermatose palmoplantar juvenil pioram no inverno, podendo as rachaduras profundas causar dores e sangrar de vez em quando. A principal causa é o uso de sapatos e meias úmidas ou excesso de contato com água.

Tratamento: O médico pode receitar uma pomada com corticoide como Cetocord e Betnovate, além de uma loção hidratante para manter a pele devidamente hidratada.

Dermatose e dermatite são a mesma coisa?

Tanto a dermatite como a dermatose são alterações na pele que devem ser avaliadas pelo médico e a principal diferença entre elas é que a dermatite ocorre quando há sinais de inflamação na pele, enquanto que na dermatose não estão presentes os sinais inflamatórios.

Alguns exemplos de dermatose são Psoríase, Eczema, Acne e Urticária, e de dermatite são as dermatites de contato que alterações que surgem da pele devido ao contato com substâncias que podem causar alergia como níquel, plástico e substâncias químicas presente em alguns produtos de limpeza.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...