Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a dor muscular

A dor muscular é um sintoma frequente que pode ter diversas causas, mas que geralmente pode ser tratada com descanso, alongamentos e massagens. No entanto, quando é frequente ou muito intensa, pode ser necessário o uso de remédios como o Miosan, por exemplo, sob indicação médica.

A melhor forma de evitar a dor muscular é a prevenção e para isso é recomendado que as pessoas realizem atividades físicas regularmente, bem como alongamentos, além de manter estilo de vida saudável, evitando fumar, consumir bebidas alcoólicas e diminuir o consumo de açúcar, por exemplo.

Como aliviar a dor muscular

Como é feito o tratamento

O tratamento para dor muscular deve ser feito conforme o grau da dor e da possível causa, sendo recomendado ir ao ortopedista caso a dor seja frequente e aumente de intensidade ao longo do dia, para que seja feito o diagnóstico e, assim, seja iniciado o tratamento.

Tratamento natural

O tratamento natural para dor muscular consiste em tomar banho com água quente, pois estimula a circulação, aliviando a dor, fazer massagem com óleos ou vinagre, alongar o músculo acometido e ficar em repouso.

É importante movimentar o músculo para evitar a formação de cicatrizes no músculo e a rigidez progressiva. A imobilização só deve ser feita quando indicado pelo médico e normalmente só é feita quando a extensão da lesão responsável pela dor muscular é grande. Conheça outros tratamentos caseiros para dor muscular.

Alternar entre compressas frias e quentes no local da dor também é uma opção para aliviar as dores musculares, pois enquanto que o gelo é capaz de diminuir a dor e o inchaço local, a compressa quente consegue relaxar o músculo. Saiba quando usar a compressa fria ou quente.

Além disso, o alívio da dor muscular pode ser alcançado por meio da automassagem com um rolo rígido de espuma, que pode ser encontrado em lojas de produtos esportivos, de reabilitação ou na internet. Para fazer a automassagem, basta colocar o rolo na região dolorida e deslizá-lo usando o peso do próprio corpo. Os efeitos promovidos pelo rolo são rapidamente percebidos e cumulativos. Veja como usar o rolo de espuma para automassagem para ter o máximo de benefícios.

Tratamento com remédios

O tratamento com medicamentos é normalmente indicado pelo ortopedista quando a dor é intensa e frequente, podendo ser indicado o uso de relaxantes musculares, como o Miosan, medicamentos analgésicos, como o Paracetamol e a Dipirona, ou medicamentos anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, a Nimesulida e o Naproxeno.

Como aliviar a dor muscular

Pomadas para dor muscular

Além dos remédios que podem ser recomendados para alívio das dores musculares, o médico pode recomendar o uso de pomadas, que devem ser passadas sobre a região dolorida. As pomadas mais indicadas para dor muscular são o Calminex, Gelol e o Diclofenaco, também conhecido como Voltaren ou Cataflan, que são pomadas anti-inflamatórias.

O uso das pomadas deve ser orientado pelo médico, mas normalmente é recomendado que a pomada seja aplicada 2 a 3 vezes por dia em movimentos circulares na região em que se sente a dor. Caso a dor não passe mesmo com o uso de pomadas, é recomendado voltar ao médico para que sejam realizados novos exames e, assim, seja identificada a causa da dor e iniciado outro tipo de tratamento.

Principais causas da dor muscular

A dor muscular pode acontecer devido a diversas situações e a intensidade da dor varia de acordo com o local em que está acontecendo, da causa e dos sintomas. A causa mais comum de dor muscular é a distensão ou estiramento do músculo devido à exercício físico intenso, como futebol ou musculação, por exemplo.

Além das causas relacionadas à prática de atividade física, a dor muscular pode acontecer devido à doença nos ossos, como a osteomielite e o osteossarcoma, artrose, gravidez e alterações hormonais, inflamação no nervo ciático, varizes ou problemas circulatórios, havendo dor nos músculos da coxa, perna ou panturrilha.

No caso de dor muscular no ombro, costas e braços, por exemplo, pode ser causado pela má postura, estresse, ansiedade, tendinite, doenças degenerativas ou problemas na coluna, como hérnia de disco, por exemplo.

Caso a dor muscular seja frequente e piora com o tempo, é recomendado que seja procurado um ortopedista para identificar a causa da dor e, assim, ser iniciado o tratamento.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar