Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Quando fazer compressa quente ou fria

Usar corretamente o gelo e a água quente pode ajudar a se recuperar mais rápido de uma pancada, por exemplo. O gelo pode ser utilizado até 48 horas após uma injeção, e em caso de dor de dente, pancada, torção, dor no joelho e quedas, enquanto que a água quente pode ser usada quando há dor na coluna, manchas roxas na pele, espinhas, furúnculos e torcicolos, por exemplo.

O gelo diminui o fluxo sanguíneo da região, ajuda a desinchar e tem efeito analgésico que se inicia após 5 minutos de uso. Já a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos e diminui a tensão muscular, promovendo o relaxamento.

Quando fazer compressa quente ou fria

Quando fazer compressa quente

A compressa morna ou quente promove o aumento do fluxo sanguíneo local, aumenta a mobilidade e promove o relaxamento, podendo ser feito em algumas situações, como:

  • Dor muscular;
  • Hematomas;
  • Furúnculo e terçol;
  • Torcicolo;
  • Antes da atividade física.

A compressa quente ou morna pode ser colocada nas costas, no peito ou em qualquer local do corpo que seja necessário aumento do fluxo sanguíneo, no entanto não é recomendado que seja feita quando se está com febre, por exemplo, pois pode haver aumento da temperatura corporal.

A compressa morna pode ser utilizado de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, mas deve sempre estar enroladas numa fralda de pano ou outro tecido fino, para que a pele não seja queimada.

Como fazer uma compressa quente em casa

Para fazer uma compressa quente em casa, basta utilizar uma fronha de travesseiro e 1 kg de grãos secos, como arroz ou feijão, por exemplo. Deve-se colocar os grãos dentro da fronha, amarrar bem para formar uma trouxa, aquecer no microondas durante cerca de 3 a 5 minutos, deixar amornar e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos.

Se mesmo ao utilizar o gelo ou a água quente a dor não diminuir ou até mesmo se intensificar deve-se ir ao médico para que sejam realizados exames que possam identificar se houve a causa da dor, que pode ser uma fratura, por exemplo.

Quando fazer compressa de gelo

As compressas frias com gelo promovem a diminuição do fluxo sanguíneo da região, diminuem o inchaço e a inflamação e, por isso, são indicadas:

  • Após pancadas, quedas ou torções;
  • Depois de tomar injeção ou vacina;
  • Na dor de dente;
  • Na tendinite;
  • Após a atividade física.

Para fazer uma compressa fria em casa, basta envolver um saco de legumes congelados, por exemplo, em uma toalha ou pano e aplicar na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Uma outra possibilidade é misturar 1 parte de álcool com 2 partes de água e colocar num saco tipo ziploc e deixar no congelador. O conteúdo não deve ficar completamente congelado, e poderá ser moldado, conforme a necessidade. O modo de uso é o mesmo.

Esclareça mais dúvidas sobre as compressas frias e quentes no vídeo a seguir:

Bibliografia >

  • SOUZA, Juliano Castro de; UEDA, Tiago Kijoshi. Os efeitos da crioterapia em processos inflamatórios agudos: um estudo de revisão. Revista Amazônia Science & Health - Propesq. Vol.4. n.2; 37-41, 2014
  • FURLAN, Renata Maria Moreira Moraes. O uso da crioterapia no tratamento das disfunções temporomandibulares. Rev. CEFAC. Vol.17. n.2; 648-655, 2015
  • LEVANTHALL, Lucila Coca; BIANCHILL, Renata Cristina; OLIVEIRA, Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de. Ensaio clínico comparando três modalidades de crioterapia em mulheres não grávidas. Rev. esc. enferm. USP. Vol.44. n.2; 339-345, 2010
  • Sheila Kitchen. Eletroterapia: Prática Baseada em Evidências. 11.ed. São Paulo: Manole, 2003.
  • FURLAN, Renata Maria Moreira Moraes, et al. O emprego do calor superficial para tratamento das disfunções temporomandibulares: uma revisão integrativa. CoDAS. Vol.27. n.2; 207-12, 2015
  • MEDSCAPE. Superficial Heat and Cold. 2017. Disponível em: <https://emedicine.medscape.com/article/1833084-overview>. Acesso em 30 Mai 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem