Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para dor de ouvido

A dor de ouvido pode ser causada por vários motivos e, por isso, os sintomas só devem ser aliviados com o uso de medicamentos recomendados pelo otorrinolaringologista depois de realizar um diagnóstico. 

A dor de ouvido também pode ser aliviada por meio de medidas caseiras, que são um ótimo complemento aos medicamentos prescritos pelo médico, como colocar uma bolsa de água morna perto do ouvido ou aplicar umas gotas de óleo de melaleuca no canal auditivo, por exemplo.

Remédios para dor de ouvido

1. Analgésicos

Os analgésicos como o paracetamol, dipirona ou ibuprofeno em comprimidos ou em xarope, são medicamentos que podem ser utilizados para aliviar a dor de ouvido em adultos e crianças. Além disso, também ajudam a baixar a febre, que também pode ocorrer quando a pessoa tem uma infecção no ouvido, por exemplo.

2. Removedores de cera

Em algumas situações, a dor de ouvido pode ser causada pela acumulação de excesso de cera. Nestes casos, podem ser usadas soluções em gotas, como o Cerumin que ajuda a dissolver e a remover a cera de forma suave.

Conheça outros métodos que podem ser usados para remover a cera do ouvido.

3. Antibióticos

Quando a dor ocorre devido a uma otite externa, que é uma infecção no ouvido externo, o médico pode receitar antibióticos em gotas, que geralmente estão associados a corticoides e/ou anestésicos locais, como o Otosporin, Panotil, Lidosporin, Otomicina ou Otosynalar, que também ajudam a aliviar a dor e a inflamação.

Caso se trate de uma otite média ou interna e se a dor não passar com analgésicos como o paracetamol e ibuprofeno, o médico pode recomendar antibióticos de uso oral.

Remédios para dor de ouvido

Dor de ouvido em bebês

A dor de ouvido no bebê pode ser identificada quando se manifestam sintomas como coceira no ouvido, dificuldade para dormir e choro intenso. Para tratar a dor, pode-se colocar uma fralda de pano morna perto do ouvido de bebê, depois de passada a ferro, por exemplo.

Caso a dor de ouvido seja persistente, é recomendado levar o bebê ao pediatra ou otorrinolaringologista, para que seja indicada a melhor forma de tratamento, sendo normalmente indicado o uso de medicamentos analgésicos e antipiréticos, como o paracetamol, dipirona e ibuprofeno e, em alguns casos, antibióticos.

Dor de ouvido na gravidez

Caso ocorra dor de ouvido durante a gravidez, é recomendado que a mulher vá ao otorrinolaringologista para que a dor seja avaliada e para que seja feito um tratamento rigoroso que não prejudique o bebê.

Um medicamento que pode ser utilizado para dor de ouvido na gravidez é o paracetamol (Tylenol), que não deve ser usado em excesso. No caso de infecção no ouvido, o médico pode também indicar o uso de amoxicilina, que é um antibiótico relativamente seguro para ser usado durante a gravidez.

Opções naturais

O tratamento natural para dor no ouvido pode ser realizado através da colocação de uma bolsa de água morna perto do ouvido ou da aplicação de umas gotas de óleo de melaleuca no canal auditivo, que pode ser diluído previamente com azeite.

Quando a dor acontece devido à entrada de água no ouvido, pode-se inclinar a cabeça com o ouvido que dói para baixo, dando pulinhos, além de enxugar a parte de fora do ouvido com uma toalha. Se mesmo com estas manobras a água não sair do ouvido e a dor permanecer, deve-se ir ao otorrinolaringologista. Não se deve esperar muito tempo para ir ao médico, porque a água pode causar uma infecção do ouvido. Conheça mais opções de remédio caseiro para dor de ouvido.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem