6 causas de dor de dente e o que fazer

novembro 2022

A dor de dente pode ocorrer devido a cáries, dentes quebrados ou rachados e má oclusão dentária, mas também pode indicar doenças como sinusite, enxaqueca e, até mesmo, o surgimento de abscessos.

Dependendo da causa, a dor de dente pode ser acompanhada de outros sintomas, como aumento da sensibilidade a alimentos quentes ou frios, dificuldade de mastigar, náusea, vômitos ou febre. 

Em caso de dor de dente, especialmente se surgirem outros sintomas, é recomendado consultar um dentista ou clínico geral, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado. 

Principais causas de dor de dente

As principais causas de dor de dente são:

1. Cáries

As cáries são a principal causa de dor no dente, e são causadas por bactérias que se acumulam nos dentes e causam o seu desgaste. 

É comum sentir dor de dente, ter maior sensibilidade a alimentos frios ou quentes e desenvolver perfurações quando as cáries não são tratadas. Veja como identificar as cáries.

O que fazer: é indicado consultar um dentista para fazer o tratamento da cárie, que envolve sua retirada, a remoção das partes do dente afetadas e a restauração do local. Além disso, nos casos mais graves, pode ser indicado fazer tratamento com canal ou mesmo remover os dentes envolvidos.    

2. Dentes quebrados ou rachados

Dentes quebrados ou rachados podem surgir devido a pancadas ou após mastigar alimentos muito duros, por exemplo, causando dor de dente e outros sintomas como dificuldade de mastigar e maior sensibilidade a alimentos frios. 

O que fazer: é importante procurar um dentista assim que possível para confirmar a causa e fazer a reparação dos dentes afetados. Além disso, o médico pode indicar o uso de analgésicos por alguns dias. Veja como é feito o tratamento para dentes quebrados.   

3. Má oclusão dentária

Má oclusão dentária é quando os dentes estão desalinhados, provocando dor de dente, desconforto ao mastigar e desgaste dentário. Entenda melhor o que é má oclusão dentária e como identificar.

O que fazer: é importante consultar um dentista para confirmar se existe má oclusão. O tratamento geralmente envolve o uso de aparelhos ortodônticos e a dor de dente tende a melhorar quando o alinhamento dos dentes é corrigido.

4. Sinusite

A sinusite é uma condição que causa inflamação dos seios da face, podendo provocar uma dor que é parecida com a dor de dente. 

Neste caso, a dor afeta principalmente os dentes de cima (região maxilar) e pode estar associada a outros sintomas como febre, tosse e catarro na garganta. Entenda melhor o que é sinusite.

O que fazer: quando a dor de dente é causada por sinusite, tende a melhorar com o tratamento da infecção. Por isso, é importante consultar um clínico geral ou otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que normalmente envolve o uso de antibióticos.

5. Enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que, algumas vezes, pode causar dor semelhante à dor de dente. 

Normalmente, a dor é latejante e afeta apenas um dos lados da cabeça, podendo ser acompanhada de sintomas como náusea e vômitos. Veja como identificar os sintomas de enxaqueca.

O que fazer: medidas como beber bastante líquidos e evitar ficar em jejum são recomendadas porque ajudam a evitar que a dor surja e se agrave. Além disso, é importante consultar o neurologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que também envolve o uso de medicamentos como analgésicos e anticonvulsivantes.

6. Abscesso dentário

O abscesso dentário é uma cavidade contendo pus, que pode se formar próximo aos dentes devido à cáries, pancadas ou higiene inadequada da boca, por exemplo, causando dor de dente. Além de causar dor de dente, o abcesso também pode provocar outros sintomas como vermelhidão da face, dificuldade para mastigar e febre. 

O que fazer: em caso de suspeita de abscesso dentário é recomendado procurar uma emergência para uma avaliação. Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento pode envolver a drenagem do abscesso por meio de cirurgia, medicamentos como antibióticos e analgésicos e, em alguns casos, a remoção dos dentes afetados. Entenda como é feito o tratamento do abscesso.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Jonathan Panoeiro - Neuropediatra, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Dental Caries. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551699/>. Acesso em 17 nov 2022
  • MATHUR, Vijay P; DHILON, Jatinder K. Dental Caries: A Disease Which Needs Attention. Indian J Pediatr. Vol.85, n.3. 202-206, 2018
Mostrar bibliografia completa
  • SHROFF, Bhavna. Malocclusion as a Cause for Temporomandibular Disorders and Orthodontics as a Treatment. Oral and Maxillofacial Surgery Clinics of North America. Vol.30, n.3. 299-302, 2018
  • STATPEARLS. Sinusitis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK470383/>. Acesso em 17 nov 2022
  • TERUEL, Antonia; ROMERO-REYES, Marcela. Interplay of Oral, Mandibular, and Facial Disorders and Migraine. Current Pain and Headache Reports volume. Vol.26. 517–523, 2022
  • LI, Sei et al. Review of Cracked Tooth Syndrome: Etiology, Diagnosis, Management, and Prevention. Pain Res Manag. Vol.2021. 2021
  • STATPEARLS. Tooth Fracture. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551650/>. Acesso em 17 nov 2022
  • RENTON, Tara. Tooth-Related Pain or Not?. Headache. Vol.60, n.1. 235-246, 2020
  • STATPEARLS. Dental Abscess. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493149/>. Acesso em 17 nov 2022
  • STATPEARLS. Dental Infections. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK542165/>. Acesso em 17 nov 2022
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Tuasaude no Youtube

  • Como Aliviar a dor de dente

    06:45 | 286179 visualizações
  • ALIMENTOS QUE PREVINEM CÁRIES

    04:03 | 63021 visualizações