Camomilina C: o que é, para que serve e como usar

A Camomilina C é um remédio indicado para aliviar a inflamação na gengiva e na boca causado pelo nascimento dos primeiros dentes, aliviando o desconforto causado pela primeira dentição e possíveis distúrbios gastrointestinais, decorrentes desta fase, sendo indicado para bebês entre os 4 meses e 2 anos de idade.

Esse remédio contém extrato de camomila e alcaçuz, duas plantas medicinais que possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antioxidantes e antissépticas, que diminuem a dor e a inflamação das gengivas. Além disso, contém vitamina C, que contribui para a produção de colágeno, importante para a manutenção da estrutura da dentina do dente em desenvolvimento, e vitamina D3, que contribui para a absorção e utilização de cálcio deixando os dentes mais fortes e saudáveis. Confira outros métodos que podem ajudar a aliviar a dor do nascimento dos dentes no bebê

A Camomilina C deve ser usada por via oral, com a orientação do pediatra, e pode ser comprada em farmácias ou drogarias.

Camomilina C: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

A Camomilina C está indicada para o alívio da dor e desconforto causado pela primeira dentição em crianças entre os 4 meses e os 2 anos de idade.

Como usar

Para usar a Camomilina C, deve-se abrir a cápsula, retirar o pó granulado que tem no seu interior e administrar diretamente na gengiva do bebê, utilizando o dedo que deve estar limpo ou usar uma gaze. Portanto, não se deve dar a cápsula inteira para o bebê. 

A dose recomendada é de 1 cápsula de Camomilina C, 2 vezes ao dia ou conforme orientado pelo pediatra. A dose máxima diária é de 4 cápsulas por dia.

Caso a pessoa esquecer de dar a dose no horário correto, deve-se esperar até o próximo horário para administrar a Camomilina C no bebê. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Quem não deve usar

A Camomilina C não deve ser usada por bebês que tenham alergia à camomila, alcaçuz, vitamina C ou vitamina D3. 

Além disso, bebês que apresentam distúrbios gastrintestinais, como cólicas ou diarréia, febre ou irritabilidade intensa, devem ser avaliados pelo pediatra para verificar se a criança apresenta alguma inflamação ou infecção, que não estejam relacionadas ao nascimento dos dentes.

Possíveis efeitos colaterais 

Quando usado conforme indicação médica e na dose correta, a Camomilina C é bem tolerada pelo bebê. No entanto, se for ingerida em doses maiores do que as recomendadas, pode causar sintomas como náusea, vômito, prisão de ventre ou diarréia. 

É importante sempre consultar o pediatra caso o bebê apresente qualquer efeito colateral da Camomilina C.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • THERASKIN FARMACÊUTICA LTDA. Camomilina C. 2017. Disponível em: <https://img.drogasil.com.br/raiadrogasil_bula/CAMOMILINAC.pdf>. Acesso em 08 Abr 2021
Mais sobre este assunto: