Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve e como usar a Camomilina C

Camomilina C é um medicamento de uso oral, indicado para aliviar o desconforto bucal devido ao nascimento dos primeiros dentes, podendo ser usado a partir dos 4 meses de vida do bebê.

O medicamento contém extrato de Camomila e Alcaçuz, duas plantas medicinais que possuem propriedades sedativas, anti-inflamatórias e antiespasmódicas suaves, diminuindo o desconforto causado pela primeira dentição e possíveis distúrbios gastrointestinais, decorrentes desta fase. Além disso, contém vitamina C, que contribui para a produção de colágeno, importante para a manutenção da estrutura da dentina do dente em desenvolvimento, e vitamina D3, que contribui para a absorção e utilização de cálcio.

A Camomilina C pode ser comprada em farmácias, por um preço de cerca de 38 a 43 reais, sem que seja necessária a apresentação de uma receita médica.

Para que serve e como usar a Camomilina C

Para que serve

A Camomilina C está indicada para o alívio da dor e desconforto causado pela primeira dentição em crianças entre os 4 meses e os 2 anos de idade.

Como usar

A dose recomendada é de 1 cápsula de Camomilina C, 2 vezes ao dia, sendo necessário abrir cada cápsula e misturar seu conteúdo no iogurte, fruta, água ou leite, ingerindo logo a seguir para não alterar o sabor do alimento, nem perder suas propriedades. A dose máxima diária é de 4 cápsulas por dia.

Para bebês que mamam exclusivamente no peito, é mais indicado misturar o conteúdo de uma cápsula numa pequena quantidade de água e ir oferecendo aos poucos para o bebê, usando uma seringa sem agulha.

Quem não deve usar

A Camomilina C não deve ser usada em pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, que tenham excesso de cálcio no sangue, cálculo renal, excesso de vitamina D, hiperparatireoidismo primário ou câncer.

Além disso, se a crianças apresentar sintomas como febre, irritação intensa, alterações gengivais importantes e problemas digestivos durante o processo da primeira dentição deve-se procurar o médico, pois estes sintomas podem estar a ser causados por uma infecção ou inflamação que pode não estar  relacionada com a dentição.

Veja outros métodos que podem ajudar a aliviar a dor do nascimento dos dentes no bebê.

Possíveis efeitos colaterais 

Quando usado conforme indicação médica e na dose correta não são encontrados efeitos colaterais, no entanto, se for ingerida uma dose superior aquela indicada na bula, podem manifestar-se alguns sintomas, como náusea, vômito, sede, urina em excesso, desidratação e prisão de ventre. Nestes casos, o pediatra deve ser consultado.

Apesar da sonolência não ser referida na bula, este medicamento pode facilitar o sono do bebê e deixá-lo mais tranquilo, uma vez que ele fica menos incomodado com os dentinhos.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem