Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer quando o dente está quebrado

​Um dente quebrado normalmente causa dor de dente, infecções, alterações na mastigação e, até mesmo, problemas na mandíbula, devendo, por isso, ser sempre avaliado por um dentista.

O dente quebra ou fica rachado após uma queda ou acidente, o que geralmente provoca algum sangramento na gengiva, e nesse caso o que se deve fazer é parar a hemorragia, colocando uma gaze molhada em água fria sobre o local e pressionar durante alguns minutos. Isso normalmente é eficaz e controla o sangramento em poucos minutos, mas ainda assim, o mais sensato é ir ao dentista para poder restaurar o dente.

O que fazer quando o dente está quebrado

O que fazer no caso de dente quebrado

Após parar o sangramento deve-se colocar uma pedra de gelo sobre o local afetado ou chupar um picolé para evitar o inchaço da boca. Além disso, é importante bochechar a boca com água fria e evitar passar a escova de dente no local do sangramento. Também não é recomendado usar enxaguantes bucais porque podem agravar o sangramento.

Depois, deve-se avaliar o dente afetado para verificar se se encontra rachado ou quebrado:

1. Caso o dente se encontre rachado ou quebrado:

É aconselhado marcar uma consulta no dentista para avaliar a necessidade de tratamento especializado do dente.​​ Mesmo se seja um dente de leite, o dentista poderá orientar que seja feita uma restauração porque o dente quebrado é mais difícil de limpar e favorece a instalação da cárie e da placa bacteriana. 

​2. Caso o dente tenha caído:

  • Se for um dente de leite: Se o dente tiver realmente saído completamente, não é preciso colocar outro dente no local pois a perda de um dente primário não causa qualquer alteração na posição dos dentes ou dificuldades na fala. E na fase correta o dente definitivo irá nascer normalmente. Mas se a criança perder o dente num acidente, muito antes dos 6 ou 7 anos é importante avaliar com o dentista se vale a pena usar um aparelho para manter o espaço aberto para o dente definitivo nascer com facilidade.
  • Se for um dente definitivo: lavar o dente apenas com água morna e colocá-lo dentro de um copo com leite frio ou em um recipiente com saliva da própria criança, ou no caso de adulto deixar dentro da boca é outra excelente alternativa para deixar o dente viável para ser reimplantado, que deve acontecer no máximo 1 hora após o acidente. Entenda quando o implante dentário é a melhor opção.

Como restaurar um dente quebrado

O tratamento para restaurar o dente quebrado vai depender de qual parte do dente quebrou. Quando um dente definitivo quebra por baixo da linha óssea, geralmente extrai-se o dente e coloca-se um implante no seu lugar. Mas se o dente definitivo tiver quebrado acima da linha óssea, o dente pode ser desvitalizado, reconstruído e levar uma coroa nova. Já se o dente quebrado afetar apenas o esmalte do dente, o dente poderá ser reconstruído apenas com compósitos.

Saiba o que fazer se o dente estiver torto, entrado na gengiva ou ficar mole.

Quando ir ao dentista

É recomendado consultar o dentista sempre que:

  • O dente se encontra rachado, partido ou fora do lugar;
  • Surgem outras alterações no dente, como dente escuro ou mole, até 7 dias após a queda ou acidente;
  • Existe dificuldade para mastigar ou falar;
  • Surgem sinais de infecção como inchaço na boca, dor intensa ou febre.

Nestes casos, o dentista irá avaliar o local do dente afetado e diagnosticar o problema, iniciando o tratamento adequado.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem