Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê

É normal que o bebê sinta incômodo e fique irritado e mal-humorado quando os dentinhos começam a nascer, o que normalmente acontece a partir do sexto mês de vida. 

Para aliviar as dores do nascimento dos dentes do bebê, os pais podem realizar massagens, dar brinquedos gelados para o bebê ou até mesmo usar pomadas anestésicas próprias para o bebê, no entanto, deve ser usada sob a orientação do pediatra.

Algumas opções caseiras para aliviar as dores do nascimento dos dentinhos são:

1. Massagem de reflexologia

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê

A massagem de reflexologia é uma técnica para aliviar a dor no bebê dos primeiros dentes que, normalmente, começam a aparecer por volta dos 6-8 meses de idade. Ela pode ser feita após o banho, que é quando o bebê está quente, confortável, limpo e mais relaxado. A massagem, além de ter efeitos calmantes e relaxantes, ajuda a diminuir a irritação do bebê por causa dos dentes.

A massagem de reflexologia para aliviar a dor do nascimento dos primeiros dentes do bebê envolve 3 passos, que devem ser realizados nos dois pés, um de cada vez:

  1. Pressionar levemente com o polegar de forma circular a parte de trás dos 4 dedinhos do pé, um a um, deslizando até à base do dedo;
  2. Pressionar com o polegar dobrado, desde a unha até à base do dedo, como se fosse uma minhoca deslizando. Repita cerca de 2 a 3 vezes;
  3. Pressionar suavemente a zona entre cada dedo do pé do bebê. Este último passo da massagem vai ajudar a fortalecer o sistema imune e libertar toxinas ajudando a prevenir as febres e infecções oportunistas.

Saiba também como fazer uma massagem de reflexologia para melhorar o sono do bebê.

2. Picolé de leite materno

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê

O picolé de leite materno é uma boa forma de aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê porque além de ser nutritivo, é frio, o que promove o alívio da dor. Para fazer o picolé deve-se:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão e limpar as aréolas;
  • Desprezar os primeiros jatos de leite;
  • Retirar o leite e colocá-lo em um recipiente esterilizado;
  • Tampar o recipiente e colocá-lo numa bacia com água fria e pedrinhas de gelo por cerca de 2 minutos;
  • Colocar o recipiente no freezer, por até, no máximo, 15 dias.

Esta técnica não deve substituir a amamentação e só deve ser utilizada até 2 vezes por dia.

3. Massagem na gengiva

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê

Uma outra técnica que ajuda a aliviar as dores do nascimento dos dentinhos é massagear suavemente a gengiva do bebê com a ponta do dedo, que deve estar bem limpo. Essa massagem alé de aliviar a dor, pode entreter o bebê, tornando o processo até mesmo divertido.

4. Brinquedos e alimentos frios

Como aliviar a dor do nascimento dos dentes do bebê

O frio é uma ótima alternativa para aliviar a dor, por isso, uma maneira de aliviar os sintomas do nascimento dos dentes é colocar brinquedos na geladeira e oferecê-los para o bebê quando estiverem frios.

Se o bebê já estiver consumindo alimentos pastosos, pode-se também comidas mais frias, como purê de maçã, por exemplo, para diminuir o incômodo.

Veja outras dicas caseiras para aliviar o sofrimento do bebê por causa dos dentes.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem