Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Artrite Reumatoide

Os tratamentos para Artrite Reumatoide devem ser indicados pelo reumatologista porque existem remédios que devem ser usados em determinadas fases da doença. No entanto, além destes, também é recomendado fazer fisioterapia, mas a alimentação também é de grande ajuda para combater os sintomas.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que provoca sintomas como dor nas articulações mas que não tem cura. Nenhum destes tratamentos irá curar a artrite, mas quando utilizados corretamente, podem ajudar a melhorar a qualidade de vida da pessoa por diminuir os sintomas e evitar a progressão da doença.

Tratamento para Artrite Reumatoide
Tratamento para Artrite Reumatoide

As melhores opções de tratamentos são:

1. Tratamento natural para artrite reumatoide

O tratamento natural pode ser feito com o uso de plantas medicinais que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e diuréticas, em forma de chá, suco ou cataplasma. Alguns bons exemplos de remédios naturais para artrite são:

  • Chá de cavalinha, erva-doce e bardana;
  • Tomar o suco de berinjela com limão ao acordar;
  • Tomar o suco de abacaxi diariamente.

O chá de sucupira também é ótimo, sendo que esta planta também pode ser usada em cápsulas. Veja mais exemplos de remédios em: Remédios caseiros para artrite.

2. Remédios para artrite reumatoide

O tratamento medicamentoso é feito com a toma de anti-inflamatórios, corticoides e medicamentos imunossupressores que mudam o curso da doença, a fim de impedir sua progressão. Alguns exemplos de remédios são:

Anti-inflamatóriosIbuprofeno, Celecoxibe, Nimesulida, Torsilax.
CorticóidesPrednisona, Prednisolona.
ImunossupressoresMetotrexato, Leflunomida, Orencia, Sulfassalazina, Actemra e sais de ouro.

Os anti-inflamatórios podem ser tomados por até 14 dias e são recomendados para a fase inicial da doença. As pomadas devem ser utilizadas sempre que forem necessárias e as injeções de corticoides são indicadas nos casos mais graves onde espera-se um resultado imediato, mas não devem ultrapassar as 4 aplicações por ano.

Os medicamentos imunossupressores diminuem a inflamação da articulação e outras manifestações extra-articulares que a doença provoca e também podem ser utilizadas isoladamente ou em conjunto. No entanto, muitos desses medicamentos devem ser evitados durante a gravidez, por isso veja como tratar a artrite reumatoide na gravidez.

3. Fisioterapia para artrite reumatoide

O tratamento fisioterapêutico é uma ótima forma de diminuir a dor, a inflamação e melhorar a qualidade dos movimentos na articulação afetada. A fisioterapia também é importante para manter os músculos devidamente fortalecidos e alongados, assim como evitar ou diminuir as deformidades articulares.

A fisioterapia deve incluir exercícios e alongamentos ativos e passivos, o uso de aparelhos de eletroterapia, e o uso bolsas de água quente. Além disso, a prática de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada, bicicleta, natação e hidroginástica também podem ser indicada. Saiba mais sobre este tratamento: Fisioterapia para artrite.

4. Cirurgia para artrite reumatoide

Quando a artrite reumatoide gera deformidades que diminuem a qualidade de vida do indivíduo, o médico poderá avaliar a necessidade de realizar uma cirurgia para trocar a articulação afetada por uma prótese. Mas isto vai depender do estado de saúde geral do indivíduo e de suas atividades diárias.

5. Tratamento alternativo para artrite

O tratamento alternativo para artrite reumatoide pode ser feito com dieta, meditação, acupuntura, auriculoterapia, massagem, quiropraxia, biofeedback, entre outras, mas não exclui a necessidade do tratamento clínico e fisioterápico, embora possam melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Sinais e melhora e piora

Os sinais de melhora surgem com o devido tratamento e incluem a diminuição dos sintomas e melhora dos movimentos, no entanto, os sintomas tendem a ser mais intensos e podem surgir complicações caso o tratamento não seja realizado. Como esta doença não tem cura é preciso realizar o tratamento por toda a vida, sendo importante também evitar o fumo, bebidas alcoólicas e praticar exercícios regularmente, com o acompanhamento de um profissional de educação física.

Complicações da artrite reumatoide

Devido ao acometimento de ossos, cartilagens, cápsula articular, tendões, ligamentos e músculos, podem surgir deformidades na articulações, que dificultam os movimentos e deixam uma aparência inestética na pessoa.

Como a doença é progressiva e não tem cura, com o passar do tempo, a pessoa pode apresentar deformidades como dedos em ventania e dedos em pescoço de cisne, joelhos 'virados' para dentro e pés planos. Para prevenir estas complicações é recomendado seguir o tratamento indicado pelo médico e fazer sessões de fisioterapia regularmente.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...