Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 39 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 39 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele já pode nascer. Mesmo que a mulher tenha cólicas e a barriga fique muito dura, que representa as contrações de parto, ela poderá fazer uma cesária.

As contrações do parto são regulares, por isso é bom anotar quantas vezes ao dia percebe as contrações e de quanto em quanto tempo elas aparecem. As verdadeiras contrações de parto respeitam um ritmo regular e portanto saberá que está em trabalho de parto quando as contrações vierem de 10 em 10 minutos.

Confira os sinais de trabalho de parto.

Apesar do bebê estar pronto para nascer ele ainda poderá permanecer na barriga da mamãe até as 42 semanas.

Desenvolvimento do feto com 39 semanas de gestação

O desenvolvimento do feto com 39 semanas de gestação está completo, mas seu sistema imune continua se desenvolvendo. Alguns dos anticorpos da mãe passam para o bebê através da placenta e ajudam a protegê-lo de doenças e infecções. Apesar desta proteção durar somente alguns meses, ela é importante, e para complementá-la é recomendado que a mãe amamente o bebê, mas se isto não for possível é bom avaliar a possibilidade de conseguir leite materno no banco de leite humano mais próximo ou oferecer a mamadeira com o leite indicado pelo pediatra.

Agora o bebê está mais gordinho, com uma camada saudável de gordura, e a sua pele é macia mas ainda possui uma camada de vérnix. 

As unhas dos pés já chegaram às pontas dos dedos e a quantidade de cabelo que possui varia de bebê para bebê. Enquanto alguns nascem com muito cabelo, outros nascem carecas ou com pouco cabelo.

Tamanho do feto com 39 semanas de gestação

O tamanho do feto com 39 semanas de gestação é de aproximadamente 50 cm e o peso de aproximadamente 3,1 kg.

Fotos do feto com 39 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 39 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 39 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 39 semanas de gestação

Alterações na mulher com 39 semanas de gestação

Às 39 semanas de gestação, é normal o bebê mexer muito, mas nem sempre a mãe irá perceber. Caso não sinta o bebê mexer pelo menos 10 vezes por dia, comunique o médico.

Nesta fase, a barriga alta é normal pois alguns bebês só encaixam na pélvis durante o trabalho de parto, e por isso se a sua barriga ainda não abaixou, não se preocupe. 

O rolhão mucoso é um muco gelatinoso que fecha a extremidade do útero, e a sua saída pode indicar que o parto está mais próximo. Ele é caracterizado por uma espécie de corrimento com fios de sangue, mas quase metade das mulheres não o percebem.

Neste semana a mãe poderá sentir-se muito inchada e cansada e para aliviar este desconforto é recomendado dormir sempre que possível, em breve terá o bebê no colo, e descansar poderá ser mais difícil, mas veja como relaxar depois do parto.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:
Carregando
...