Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 40 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 40 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele está pronto para nascer. Todos os órgãos estão completamente formados, o coração bate aproximadamente de 110 a 160 vezes por minuto e o parto pode começar a qualquer momento.

Preste atenção em quantas vezes o bebê se mexe por dia e se a sua barriga fica dura ou se sente cólicas, pois estes são sinais de trabalho de parto, especialmente se respeitarem uma frequência regular. Confira outros Sinais de trabalho de parto

Desenvolvimento do feto com 40 semanas de gestação

O desenvolvimento do feto com 40 semanas de gestação evidencia que:

  • pele é lisa, com dobrinhas de gordura nas pernas e nos braços e pode haver ainda alguma vernix. O bebê pode ter muito cabelo ou com poucos fios, mas é provável que alguns caiam nos primeiros meses do bebê.
  • Os músculos e as articulações estão fortes e o bebê reage ao som e ao movimento. Ele reconhece sons familiares, especialmente a voz da mãe e do pai, se este se comunicou de forma frequente com ele.
  • O sistema nervoso está completamente pronto e suficientemente maduro para que o bebê sobreviva fora do útero, mas células cerebrais vão continuar se multiplicando nos primeiros anos de vida da criança.
  • O sistema respiratório está maduro e assim que o cordão umbilical seja cortado, o bebê poderá começar a respirar sozinho.
  • Os olhos do bebê estão acostumados a ver numa distância próxima, pois estava dentro do útero e não havia muito espaço ali, e por isso após o nascimento, a distância ideal para falar com o bebê é de no máximo 30 cm, que a distância do peito ao rosto da mãe, aproximadamente.

Tamanho do feto com 40 semanas de gestação

O tamanho do feto com 40 semanas de gestação é de aproximadamente 50 cm, medidos da cabeça aos pés e o peso é de cerca de 3,5 kg.

Fotos do feto com 40 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 40 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 40 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 40 semanas de gestação

Alterações na mulher com 40 semanas de gravidez

As alterações na mulher com 40 semanas de gravidez são marcadas pelo cansaço e pelo inchaço que apesar de ser mais aparente nas pernas e nos pés, pode afetar o corpo todo. Nesta fase o que se recomenda fazer é descansar o máximo possível, tendo uma alimentação leve.

Se as contrações ainda são muito esporádicas, uma caminhada num ritmo mais acelerado, pode ajudar. A grávida poderá caminhar cerca de 1 hora por dia, todos os dias, no início da manhã ou ao final da tarde, para evitar os horários mais quentes do dia.

A maior parte dos bebê nascem até as 40 semanas de gestação, mas é possível que ela se prolongue até as 42 semanas, no entanto, se o trabalho de parto não iniciar espontaneamente até as 41 semanas, é possível que o obstetra opte pela indução do parto, que consiste em administrar ocitocina na corrente sanguínea da mãe, no hospital, para estimular as contrações uterinas.

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:
Carregando
...