Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tampão mucoso: o que é e como saber se já saiu

O tampão mucoso é uma substância produzida pelo corpo nos primeiros meses de gravidez, que tem como objetivo evitar que bactérias e outros microrganismos cheguem até o útero e interfira no desenvolvimento do bebê e a continuidade da gestação. Isso porque o tampão está presente logo após o canal vaginal, fechando o colo do útero e permanecendo até que o bebê esteja pronto para nascer, nos casos de gravidez sem nenhum risco.

Desta forma a saída do tampão mucoso marca o início do fim da gestação, na 37 semana, mostrando que o trabalho de parto poderá iniciar em dias ou semanas. O aspecto deste tampão quase sempre tem a consistência gelatinosa e a cor pode variar desde transparente até o marrom avermelhado.

Após a saída, é comum que cólicas leves comecem e que barriga tenha momentos de endurecimento ao longo do dia, no entanto esta é apenas uma das fases do inicio do trabalho de parto. Confira as fases do trabalho de parto.

Tampão mucoso: o que é e como saber se já saiu

Como identificar o tampão mucoso corretamente

Quando sai, o tampão normalmente se desprende inteiro do útero, é semelhante a uma clara de ovo esbranquiçada e o tamanho de 4 a 5 centímetros. No entanto é capaz de variar de forma, textura e cor, mesmo em uma gravidez sem risco nenhum. As variações que o tampão mucoso pode ter são:

  • Forma: inteiro ou em pedaços;
  • Textura: clara de ovo, gelatina firme, gelatina amolecida;
  • Cor: transparente, embranquecida, amarelada, avermelhada ou e alguns casos, em tons terrosos parecidos com o marrom.

Por ter um aspecto bastante característico, a saída do tampão quase nunca é confundida com o rompimento da bolsa aminótica, por não gerar dores e acontecer cerca de 3 semanas antes da data prevista para o nascimento.

Quando acontece a saída do tampão

O mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre as 37 e as 42 semanas de gravidez e, em casos mais raros, isso pode acontecer apenas durante o trabalho de parto ou quando o bebê já esta nascendo. Veja tempo que leva entre a saída do tampão, até o nascimento do bebê.

O tampão pode sair antes do tempo?

Quando o tampão sai numa fase inicial da gravidez, geralmente não é sinal de um problema, podendo indicar apenas que o corpo ainda esta se adaptando às mudanças provocadas pela gravidez. Embora o bebê fique mais suscetível a infecções nesse período, o corpo volta a produzir um novo tampão rapidamente para voltar a proteger o útero.

Por isso, se esse problema não voltar a surgir novamente, não deve ser motivo para preocupações. No entanto, sempre é importante informar o obstetra que está acompanhando a gravidez, para que possa ser avaliado se existe algum risco para a gestação.

Já nos casos de saída do tampão mucoso após o segundo trimestre de gravidez, antes das 37 semanas, é recomendado procurar uma maternidade, pois pode existir risco de parto prematuro. 

O que fazer após a saída do tampão mucoso

Após a saída do tampão mucoso é recomendado atenção a outros sinais do inicio do trabalho de parto, como rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares. Pois, a saída do tampão mucoso não indica necessariamente que o trabalho de parto irá começar, podendo levar até 3 semanas para isto acontecer, mas as contrações frequentes e regulares sim. Saiba como identificar as contrações que indicam o nascimento do bebê.

Bibliografia >

  • NHS. Signs that labour has begun. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/labour-signs-what-happens/>. Acesso em 12 Ago 2020
  • NHS. What happens during labour and birth. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/pregnancy-and-baby/what-happens-during-labour-and-birth/>. Acesso em 12 Ago 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem