Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar o tampão mucoso

O tampão mucoso, ou rolhão mucoso, é um corrimento esbranquiçado e espesso que é liberado até 2 semanas antes do nascimento do bebê, sendo um dos primeiros sinais de trabalho de parto. Saiba quando o bebê pode estar para nascer em: Sinais do trabalho de parto.

No entanto, em algumas mulheres, o tampão mucoso pode ser rosado, vermelho ou marrom quando é acompanhado de sangue devido às alterações no útero que provocam o sangramento de pequenos vasos sanguíneos, tornando-o também mais líquido.

Assim, quando surge um pequeno sangramento na fase final da gestação, a grávida não deve ficar preocupada, pois indica a saída do rolhão mucoso. Porém, é sempre aconselhado consultar ou informar o ginecologista quando surge um sangramento para que ele avalie a situação e despiste possíveis complicações como placenta prévia e descolamento da placenta.

O que fazer após a saída do tampão mucoso

Após a saída do tampão mucoso é recomendado que a grávida fique atenta a outros sinais de trabalho de parto, como rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares. A saída do tampão mucoso não indica o nascimento do bebê naquele momento.

Assim, depois da saída do rolhão mucoso é normal que a gestante ainda tenha de esperar várias horas até alguns dias para ir para o hospital.

Nem sempre o sangramento no final da gravidez indica a saída do tampão mucoso, conheça as outras causas em: Sangramento na gravidez.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...