Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tampão mucoso: O que é e Como identificar

O tampão mucoso é uma substância que é produzida para encerrar a entrada do útero durante a gravidez, impedindo que as bactérias presentes no canal vaginal consigam chegar até ao bebê e provocar uma infecção grave.

Por isso, a saída do tampão mucoso é um dos primeiros sinais de que a mulher está entrando em trabalho de parto. Após esse momento, é comum que a mulher também comece a sentir cólicas fortes e, por fim, rompimento da bolsa. Mas isso pode demorar até 2 semanas para acontecer depois da saída do tampão.

Veja mais detalhes sobre cada um destes sinais e como saber se realmente se está em trabalho de parto.

Tampão mucoso: O que é e Como identificar

Como identificar o tampão mucoso corretamente

Quando sai, o tampão é semelhante a um corrimento esbranquiçado, com pouca quantidade e bastante espesso, que normalmente é liberado até 2 semanas antes do nascimento do bebê.

No entanto, também é possível que apresente outras cores como amarelo, verde, rosa ou até marrom. As características mais comuns a todas as mulheres é a consistência muito gelatinosa e o tamanho de cerca de 4 a 5 centímetros.

Quando acontece a saída do tampão

O mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre as 37 e as 42 semanas de gravidez e, em casos mais raros, isso pode acontecer apenas durante o trabalho de parto, quando já se está no hospital.

O tampão pode sair antes do tempo?

Quando o tampão sai numa fase inicial da gravidez, geralmente não é sinal de um problema, podendo indicar apenas que o corpo ainda se está-se adaptando às mudanças provocadas pela gravidez.

Embora o bebê fique mais suscpetível nesse período, o corpo volta a produzir um novo tampão rapidamente para voltar a proteger o útero. Por isso, se esse problema não voltar a surgir frequentemente, não deve ser motivo de preocupação.

Porém, é sempre importante informar o obstetra que está acompanhando a gravidez para que ele possa avaliar se existe algum risco para a gestação.

O que fazer após a saída do tampão mucoso

Após a saída do tampão mucoso é recomendado que a grávida fique atenta a outros sinais de trabalho de parto, como rompimento da bolsa de água ou contrações frequentes e regulares. A saída do tampão mucoso não indica o nascimento do bebê naquele momento.

Assim, depois da saída do rolhão mucoso é normal que a gestante ainda tenha de esperar várias horas ou até alguns dias para ir para o hospital.

Nem sempre o sangramento no final da gravidez indica a saída do tampão mucoso, conheça as outras possíveis causas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar