Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 38 semanas de gestação

Às 38 semanas de gestação, que são quase 9 meses de gravidez, é comum a barriga ficar dura e haver cólicas intensas, que são as contrações que podem ainda ser as de treinamento ou já serem as contrações do parto. A diferença entre elas é a frequência com que aparecem. Saiba como identificar as contrações.

O bebê pode nascer a qualquer momento, mas se ele ainda não nasceu, a grávida pode aproveitar para relaxar e descansar, para garantir que tem energia suficiente para cuidar do recém-nascido.

Desenvolvimento do bebê - 38 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

O desenvolvimento do bebê com 38 semanas de gestação já está completo, e por isso se o bebê ainda não nasceu, provavelmente só irá engordar. A gordura continua a ser acumulada sob a pele e, se a placenta estiver sadia, o bebê continua crescendo.

A aparência é a de um bebê recém-nascido, mas ele possui um verniz gorduroso e branco que reveste todo o corpo e o protege.

À medida que o espaço no útero vai diminuindo, o bebê começa a ficar com menos espaço para se movimentar. Mesmo assim, a mãe deverá sentir o bebê mexer pelo menos 10 vezes ao dia, no entanto, caso isso não aconteça, deve-se avisar o médico.

Tamanho e fotos do feto com 38 semanas

O tamanho do feto com 38 semanas de gestação é de aproximadamente 49 cm e o peso é de cerca de 3 kg.

Desenvolvimento do bebê - 38 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 38 semanas de gestação

Quais as alterações na mulher 

As alterações na mulher com 38 semanas de gestação incluem cansaço, inchaço das pernas e aumento do peso. Nesta fase, é normal a barriga ficar dura e haver uma sensação de cólica forte, e o que se deve fazer é observar quanto tempo dura esta cólica e se ela respeita um certo ritmo. As contrações provavelmente serão cada vez mais frequentes, e cada vez mais próximas umas das outras.

Quando as contrações ocorrem num certo padrão de tempo, a cada 40 minutos ou a cada 30 minutos, é recomendado entrar em contato com o médico e ir para o hospital, pois a hora do bebê nascer pode estar próxima.

Se a mulher ainda não sentiu nenhuma contração, não se deve preocupar, porque o bebê pode esperar até as 40 semanas para nascer, sem nenhum problema.

A barriga da mãe pode ainda ficar mais baixa, pois o bebê pode encaixar-se nos ossos da bacia, o que geralmente ocorre cerca de 15 dias antes do parto. 

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem