Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 16 semanas de gestação

O bebê com 16 semanas de gestação tem 4 meses e, é neste período que começam a surgir as sobrancelhas e a definir-se melhor os lábios e boca, que permitem ao bebê fazer algumas expressões faciais. Por isso, é a partir desta semana que muitas mulheres começam a conseguir identificar algumas características familiares na ecografia, como o queixo do pai ou os olhos da avó, por exemplo.

Na maior parte das vezes, é a partir desta semana que se pode saber o sexo do bebê e é também a partir desta época que muitas mulheres começam a sentir os primeiros movimentos do bebê no útero, que começam por ser subtis ma que ajudam a grávida a saber que está tudo bem com o desenvolvimento do seu bebê.

Veja quando fazer o exame para saber o sexo do bebê.

Fotos do feto com 16 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 16 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 16 semanas de gestação

Principais marcos de desenvolvimento

Nesta semana, os órgãos já se encontram formados, mas ainda estão se desenvolvendo e maturando. No caso das meninas, os ovários já estão produzindo óvulos e, por volta da 16ª semana, podem existir até 4 milhões de óvulos já formados. Este número aumenta até por volta das 20 semanas, quando atinge perto dos 7 milhões. Depois, os óvulos vão diminuindo até que durante a adolescência a menina tem apenas 300 a 500 mil.

O batimento cardíaco é forte e os músculos estão ativos, e pele torna-se mais rosada, ainda que ligeiramente transparente. As unhas também começam a surgir e é possível observar todo o esqueleto.

Nesta semana, mesmo estando recebendo todo o oxigênio que precisa através do cordão umbilical, o bebê começa a treinar os movimentos de respiração para incentivar ainda mais o desenvolvimento dos pulmões.

Tamanho do feto com 16 semanas de gestação

Por volta das 16 semanas de gestação, o bebê está com aproximadamente 10 centímetros, o que é semelhante ao tamanho de um abacate médio, e seu peso é de aproximadamente 70 a 100 g.

Quando surgem os primeiros movimentos

Por já possuir músculos desenvolvidos, o bebê também começa a se movimentar mais e, por isso, algumas mulheres podem começar a sentir os primeiros movimentos de seu bebê por volta desta semana. Geralmente, os movimentos são difíceis de identificar, sendo semelhantes ao movimento do gás após se beber um refrigerante, por exemplo.

Normalmente, este movimentos vão se tornando mais fortes ao longo da gravidez, até ao nascimento. Por isso, se em algum momento a grávida achar que os movimentos estão ficando mais fracos ou menos frequentes é aconselhado ir ao obstetra para avaliar se existe algum problema com o desenvolvimento.

Principais alterações na mulher

A alterações na mulher com 16 semanas de gravidez envolve principalmente o aumento do volume e da sensibilidade dos seios. Além disso, como o bebê também já se encontra mais desenvolvido e precisa de mais energia para continuar crescendo, muitas gestantes também podem sentir um aumento no apetite.

A alimentação nesta, como nas outras fases, é importante, mas agora como o apetite aumenta é preciso ter consciência ao escolher os alimentos, pois a qualidade deve ser valorizada e não a quantidade. Assim, é importante fazer uma alimentação equilibrada e variada, sendo aconselhado evitar alimentos  fritos ou oleosos, além dos doces e as bebidas alcoólicas são desaconselhadas. Confira mais algumas dicas de como deve ser a alimentação.

Confira neste vídeo como deve ser a alimentação:

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:


Carregando
...