Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Data da concepção: como calcular o dia em que engravidei

A concepção é o momento que marca o primeiro dia da gravidez e acontece quando o espermatozoide consegue fertilizar o óvulo, dando início ao processo da gestação.

Embora seja um momento fácil de explicar, tentar descobrir em que dia aconteceu é bastante difícil, já que a mulher normalmente não sente qualquer sintoma e pode ter tido relações desprotegidas em outros dias próximos da concepção.

Assim, a data de concepção é calculada como um intervalo de 10 dias, que representa o período onde deverá ter acontecido a fecundação do óvulo.

Data da concepção: como calcular o dia em que engravidei

Existem duas formas principais para calcular o período da concepção:

1. Calcular através da última menstruação

Para saber em que dias poderá ter engravidado, insira a data do primeiro dia da sua última menstruação:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Por exemplo, se a última menstruação apareceu no dia 5 de Março, significa que a concepção deverá ter acontecido entre os dias 16 a 26 de Março.

2. Calcular através da data estimada do parto

Esta técnica é semelhante à do cálculo através da data da última menstruação e é usada, especialmente, por mulheres que não lembram quando foi o primeiro dia da última menstruação. Assim, através da data estimada pelo médico para o parto é possível descobrir quando poderá ter sido o primeiro dia da última menstruação e, depois, calcular o intervalo de tempo para a concepção.

Geralmente, o médico faz uma estimativa do parto para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação e, por isso, se se retirar essas 40 semanas à data provável para o parto, fica-se com a data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez. Com essa informação, é então possível calcular o período de 10 dias para a concepção, somando 11 a 21 dias a essa data.

Assim, no caso de uma mulher com data prevista de parto para o dia 10 de Novembro, por exemplo, deve-se retirar 40 semanas para descobrir o possível primeiro dia da última menstruação, que, neste caso será o dia 3 de Fevereiro. A esse dia, deve-se agora juntar os 11 e 21 dias para descobrir o intervalo de 10 dias para a concepção, que deverá ter sido então entre os dias 14 e 24 de Fevereiro.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem