Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Concepção: como calcular a data exata

A concepção é o momento que marca o início da gravidez e acontece quando o espermatozóide fertiliza o óvulo. Uma vez que é um momento bastante difícil de calcular, geralmente o resultado da data de concepção é dado num intervalo de 10 dias, em vez de um dia específico, já que é nesse período que deverá ter acontecido a fecundação do óvulo.

Concepção: como calcular a data exata

Existem duas formas principais para calcular o período da concepção:

1. Calcular através da última menstruação

A concepção geralmente pode acontecer cerca de 11 a 21 dias após o primeiro dia da menstruação. Assim, sabendo qual foi o primeiro dia da última menstruação, a mulher consegue estimar um período de 10 dias, no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta apenas somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Por exemplo, se a última menstruação apareceu no dia 5 de Março, significa que a concepção deverá ter acontecido entre os dias 16 a 26 de Março.

2. Calcular através da data estimada do parto

Esta técnica é semelhante à do cálculo através da data da última menstruação e é usada, especialmente, por mulheres que não lembram quando foi o primeiro dia da última menstruação. Assim, através da data estimada pelo médico para o parto é possível descobrir quando poderá ter sido o primeiro dia da última menstruação e, depois, calcular o intervalo de tempo para a concepção.

Geralmente, o médico faz uma estimativa do parto para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação e, por isso, se se retirar essas 40 semanas à data provável para o parto, fica-se com a data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez. Com essa informação, é então possível calcular o período de 10 dias para a concepção, somando 11 a 21 dias a essa data.

Assim, no caso de uma mulher com data prevista de parto para o dia 10 de Novembro, por exemplo, deve-se retirar 40 semanas para descobrir o possível primeiro dia da última menstruação, que, neste caso será o dia 3 de Fevereiro. A esse dia, deve-se agora juntar os 11 e 21 dias para descobrir o intervalo de 10 dias para a concepção, que deverá ter sido então entre os dias 14 e 24 de Fevereiro.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...