Desenvolvimento do bebê - 17 semanas de gestação

17 semanas de gravidez
Faltam 24 semanas
pera
O seu bebê é do tamanho de uma pera.
Equivale ao mês:
final do 4º mês
Equivale aos dias:
113 a 119 dias de gestação

Na 17ª semana de gestação, o desenvolvimento do bebê é marcado pela formação do tecido gorduroso que tem a função de ajudar no ganho de peso, preservar energia e calor, além de proteger os órgãos.

As papilas gustativas do bebê já estão formadas e conseguem diferenciar entre doce e amargo, e os órgãos sexuais externos estão totalmente formados, sendo possível ver o sexo do bebê em uma ultrassonografia.

Durante essa semana, os seios da mulher podem estar mais sensíveis e as aréolas mais escuras. Os sintomas de azia, sensação de queimação, prisão de ventre e sensibilidade na gengiva e dor de cabeça podem continuar, e pode surgir dor nas costas e perda de equilíbrio devido ao aumento da curvatura da coluna e mudança do centro de gravidade do corpo.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

As principais características do desenvolvimento do bebê na 17ª semana da gestação são:

  • O bebê está produzindo tecido adiposo ou gorduroso, importante para ajudar no ganho de peso, regular a temperatura e o metabolismo do corpo e proteger os órgãos, sendo formado primeiro no rosto, pescoço, mama e parede do estômago e depois nas costas, nos ombros, braços, pernas e peito;
  • Os músculos do bebê também estão se desenvolvendo e amadurecendo;
  • O sistema respiratório do bebê já está formado, com os pulmões, traqueia, brônquios e bronquíolos, mas os alvéolos pulmonares ainda estão em formação;
  • O bebê faz cada vez mais os movimentos de sucção e deglutição, bebendo o líquido amniótico, e as suas papilas gustativas conseguem diferenciar entre doce e amargo;
  • Os órgãos sexuais externos estão totalmente formados, por isso geralmente é possível ver o sexo do bebê em uma ultrassonografia.

Nesta fase da gestação, o cordão umbilical já está mais grosso e forte de forma a levar nutrientes para o bebê e a placenta está se expandindo e aumentando a circulação para fornecer mais nutrientes e oxigênio para o bebê.

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 17 semanas de gestação é de cerca de 19,6 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 13,5 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de uma pera. O peso do bebê nessa semana é cerca de 179 gramas.

Mudanças no corpo da mulher

Na 17ª semana de gravidez, a barriga já é notada, a cintura tem um aspecto mais arredondado, os seios podem estar mais sensíveis e as aréolas podem ficar mais escuras. Os sintomas de azia, sensação de queimação no estômago, prisão de ventre, sensibilidade na gengiva e dor de cabeça podem continuar.

Nesta fase da gestação, a mulher pode sentir um pouco de dor nas costas, na região lombar que pode irradiar para as pernas. Acredita-se que essa dor seja causada pelo crescimento do bebê que pressiona o nervo ciático. Essa mudança na curvatura da coluna, pode alterar o centro de gravidade do corpo, causando a perda de um pouco do equilíbrio corporal.

No entanto, nessa fase os cabelos podem estar mais grossos, pois não caem tanto, e a mulher pode ter mais energia e não apresentar mais vontade frequente de urinar e náuseas.

Cuidados durante a 17ª semana

Na 17ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Azia ou sensação de queimação: Evitar comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas e comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas. Veja outras dicas de como aliviar a azia na gravidez;
  • Prisão de ventre: Comer mais fibras na forma de cereais integrais, frutas e vegetais frescos, beber pelo menos 8 copos de água por dia e praticar exercícios físicos regularmente, recomendados pelo médico, podem ajudar a aliviar esse desconforto;
  • Sensibilidade nas gengivas: Passar o fio dental regularmente e usar uma escova de dentes com cerdas macias, escovando os dentes de forma suave para não machucar a gengiva. Além disso, é recomendado consultar o dentista para avaliar a saúde da boca e dos dentes;
  • Dor de cabeça: Colocar uma compressa fria na testa ou nuca e deitar, descansar e relaxar em ambientes tranquilos. Caso a dor não melhore, deve-se comunicar ao médico que pode orientar o uso de remédios. Se a dor de cabeça não melhorar ou for constante, deve-se procurar ajuda médica imediatamente. Saiba mais sobre dor de cabeça na gravidez;
  • Dor nas costas: não ficar muito tempo de pé, ao sentar deve-se evitar cruzar as pernas e usar uma cinta de gestante para dar suporte à barriga e às costas. Além disso, é importante fazer exercícios para alongar e fortalecer a musculatura das costas como ioga ou pilates, por exemplo. Confira os melhores exercícios para fazer na gravidez;
  • Perda de equilíbrio: os exercícios também podem ajudar a melhorar o equilíbrio corporal. Além disso, é recomendado usar sapatos confortáveis e evitar o uso de saltos altos.

Durante a gestação é importante seguir as recomendações médicas e tomar o ácido fólico ou suplementos recomendados pelo obstetra. Além disso, fazer uma alimentação saudável, incluindo frutas, verduras e legumes frescos, garantem o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e ajudar a controlar o excesso de peso durante a gravidez.

Leia também: Alimentação na gravidez: o que comer e o que evitar tuasaude.com/alimentacao-na-gravidez

Principais exames

Durante a 18ª semana de gestação, médico pode solicitar a amniocentese, um exame que tem como o objetivo identificar possíveis alterações genéticas no bebê ou complicações que possam acontecer devido ao surgimento de infecções na gravidez, como toxoplasmose, por exemplo.

Além disso, o médico também pode pedir outros exames mais simples, como hemograma, medição da pressão arterial, urina, urocultura e VDRL, por exemplo.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro

Vídeos relacionados