Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Desenvolvimento do bebê - 17 semanas de gestação

O desenvolvimento do bebê com 17 semanas de gestação, que são 4 meses de gravidez, é marcado pelo início do acúmulo de gordura que será importante para a manutenção do calor e por ele já ser maior que a placenta.

Em relação ao desenvolvimento do feto com 17 semanas de gestação este apresenta lanugo macio e aveludado por todo o corpo e a pele é muito fina e frágil. Os pulmões apresentam traqueia, brônquios e bronquíolos, mas os alvéolos ainda não se formaram e o sistema respiratório só deve estar totalmente formado às 35 semanas de gestação. 

O bebê já sonha e o esboço dos primeiros dentes começa a aparecer no osso maxilar. O cálcio começa a ser depositado nos ossos tornando-os mais fortes e além disso, o cordão umbilical se torna mais forte.

Apesar do bebê poder se mexer muito, a mãe pode ainda não conseguir sentir, principalmente se for a primeira gravidez. Nessa semana você já pode decidir que quer saber o sexo do bebê e informar o médico sobre a sua escolha, porque no ultrassom já será possível observar os testículos ou a vulva.

Fotos do feto 

Desenvolvimento do bebê - 17 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 17 semanas de gestação

Tamanho do feto 

O tamanho do feto com 17 semanas de gestação é de aproximadamente 11,6 cm medidos da cabeça às nádegas, e o peso médio é de 100 g, mas ainda cabe na palma da sua mão. 

Alterações na mulher 

As alterações na mulher com 17 semanas de gravidez podem ser a azia e as ondas de calor, devido a maior quantidade de progesterona no organismo. A mulher a partir de agora deverá engordar cerca de 500 g a 1 kg por semana, mas se já ganhou mais peso, regular a alimentação e praticar algum tipo de exercício pode ser útil para não engordar muito na gravidez. Alguns exercícios que podem ser realizados na gravidez são o Pilates, alongamentos e os exercícios na água.

Alguns sintomas que a mulher pode apresentar às 17 semanas são:

  • Inchaço corporal: o fluxo sanguíneo está à todo vapor por isso é normal a mulher se sentir mais inchada e com menos disposição no final do dia;
  • Coceira na barriga ou mamas: Com o aumento da barriga e dos seios, a pele precisa ser super hidratada para não surgirem estrias, que inicialmente se manifestam através de coceira na pele;
  • Sonhos muito estranhos: As alterações hormonais e a ansiedade ou preocupação pode levar ao surgimento de sonhos muito estranhos e sem sentido;

Além disso, nessa fase a mulher pode se sentir mais triste e chorar com mais facilidade, assim, se isso acontecer deve-se conversar com o parceiro e com o médico para tentar encontrar a causa. Essa alteração de humor não deve ser prejudicial ao bebê, mas essa tristeza aumenta o risco de depressão pós-parto. 

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar