Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dermatite Alérgica

A dermatite alérgica, também conhecida como dermatite de contato, é uma reação alérgica que ocorre na pele devido ao contato com uma substância irritativa, como sabão, produtos cosméticos, bijuteria e, até, picadas de pulga, produzindo manchas vermelhas e coceira no local que esteve em contato com a substância.

Geralmente, a dermatite alérgica não provoca problemas de saúde, nem coloca em risco a vida do paciente, no entanto, pode ser muito desconfortável ou provocar infeções na pele, caso não seja tratada adequadamente.

A dermatite alérgica tem cura desde que o paciente evite entrar em contato com a substância a que é alérgico e, por isso, pode ser necessário consultar um dermatologista para fazer um teste de alergia, de forma a identificar a substância que está causando a dermatite.

Fotos da dermatite alérgica

Dermatite alérgica no pescoço
Dermatite alérgica no pescoço
Dermatite alérgica na mão
Dermatite alérgica na mão

Sintomas da dermatite alérgica

Os sintomas da dermatite alérgica podem incluir:

  • Vermelhidão local;
  • Pequenas bolhas ou lesões na pele;
  • Coceira ou queimação;
  • Descamação da pele ou inchaço do local.

Estes sintomas de dermatite alérgica podem surgir imediatamente após estar em contato com a substância ou demorar até 48 horas para aparecer, dependendo da intensidade da alergia, do sistema imune do paciente e do tempo que se esteve em contato com a substância.

Como tratar a dermatite alérgica

O tratamento para dermatite alérgica deve ser orientado por um dermatologista, mas normalmente o paciente deve evitar a substância que está provocando alergia, de forma a aliviar os sintomas e impedir que a dermatite volte a surgir. Saiba como usar a alimentação para melhorar a dermatite.

Além disso, o médico pode receitar cremes emolientes, como Mustela ou Uriage Emoliente, ou pomadas para dermatite alérgica, como Dexametasona, para ajudar a diminuir a irritação da pele e a vermelhidão, aliviando a coceira e o desconforto. Veja um ótimo remédio caseiro para aliviar os sintomas em: Remédio caseiro para dermatite de contato.

Já nos casos mais graves, em que a dermatite não desaparece com o uso de cremes, o dermatologista pode receitar o uso de remédios anti-histamínicos, como Desloratadina ou Cetirizina, para aumentar o efeito do tratamento.

Conheça outras formas de dermatite em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...