Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentação para melhorar a dermatite

A alimentação para melhorar a dermatite pode envolver a retirada de alimentos que causam alergia como o camarão, o amendoim ou o leite, por exemplo. Consultar um dermatologista e um nutricionista é importante para descobrir a origem da dermatite e se realmente se relaciona apenas com a alimentação para controlar e tratar o problema.

Muitas vezes mesmo que a causa da dermatite não seja alimentar, alguns alimentos podem piorar os sintomas da dermatite agravando a vermelhidão, a coceira, a descamação e a formação de pequenas bolhinhas na pele e por isso, identificar os alimentos que possam causar ou piorar a dermatite é parte do tratamento.

Como saber quais os alimentos evitar

Para saber quais são os alimentos que devem ser evitados na dermatite, é preciso descobrir quais os alimentos que a causam ou pioram seus sintomas. Para isso, não se deve comer um alimento durante 5 dias e verificar se a pele melhora. Se melhorar, deve-se evitar comer esse alimento, se não melhorar, continuar fazendo o teste para os outros alimentos.

Alimentação para melhorar a dermatite
Alimentação para melhorar a dermatite

Alguns dos alimentos mais comuns que podem provocar alergia são o leite, o ovo, o amendoim, a soja, o trigo, as nozes, o morango, o kiwi, o tomate, os frutos do mar, a ervilha, a lentilha, o feijão, a avelã ou a castanha-do-pará, por exemplo.

Além da alergia alimentar, a dermatite pode ter outras causas, como alergia a ácaros, pólen, poeira ou a algum tipo de tecido, por exemplo, por isso é importante fazer um teste de alergia para identificar qual o fator causador da dermatite. Para saber mais consulte: Teste de alergia.

Dicas para melhorar a dermatite

Como a dermatite é uma inflamação crônica da pele, consumir alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes pode ser uma excelente estratégia para ajudar a tratar a dermatite. Por isso é aconselhado:

  • Aumentar a ingestão de alimentos anti-inflamatórios: as sementes de chia, por exemplo, podem ajudar a desinflamar a pele. Veja uma lista completa dos alimentos anti-inflamatórios;
  • Aumentar a ingestão de alimentos antioxidantes: as bagas goji ajudam a diminuir a fragilidade da pele e fortalecer o sistema imune. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes.

Outra forma natural de tratar a dermatite é tomar, sob recomendação médica, suplementos de ômega 3, zinco, quercetina, óleo de borragem ou probióticos.

O abacate é uma ótimo alimento para melhorar a hidratação e a saúde da pele e por isso deve-se apostar nessa fruta, mas sem exagerar na quantidade para não engordar. Veja como preparar uma deliciosa receita de brigadeiro de abacate que é feito com óleo de côco e tem benefícios na pele:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...