Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para dermatite de contato

A dermatite de contato ocorre quando a pele entra em contato com alguma substância irritativa ou alérgica, causando vermelhidão e coceira no local, descamaão ou ressecamento da pele. Entenda o que é a dermatite de contato e como tratar.

As opções caseiras para a dermatite de contato não são a única forma de tratamento, são formas de complementar o tratamento indicado pelo dermatologista, que normalmente é feito com pomadas contendo anti-histamínicos ou corticoides.

Banho com farinha de aveia

Remédio caseiro para dermatite de contato

Um ótimo remédio caseiro para dermatite de contato é tomar um banho com farinha fina de aveia, que pode ser comprada em farmácias, porque ela ajuda a aliviar a coceira e a irritação provocadas pela dermatite de contato.

Ingredientes

  • Água;
  • 2 xícaras de farinha de aveia.

Modo de preparo

Colocar água morna na banheira para tomar banho e depois colocar a farinha de aveia.

Compressa de tanchagem

Remédio caseiro para dermatite de contato

A tanchagem é uma planta medicinal com propriedades antibacterianas, desintoxicantes, analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo assim capaz de tratar a dermatite de contato. Veja outros benefícios da tanchagem.

Ingredientes

  • 1 L de água;
  • 30 g de folha de tanchagem.

Modo de preparo

Colocar em água fervente as folhas de tanchagem e deixar por mais ou menos 10 min. Em seguida, coar, umedecer uma toalha limpa e fazer a compressa 2 a 3 vezes ao dia.

Além da compressa, pode ser feito um cataplasma com a tanchagem, no qual devem ser colocadas as folhas de tanchagem na região irritada, permanecendo por 10 minutos e depois trocando-as. Isso deve ser feito pelo menos 3 vezes ao dia.

Compressa com óleos essenciais

Remédio caseiro para dermatite de contato

A compressa com óleos essenciais é uma boa opção para tratar a dermatite, pois conseguem diminuir a irritação da pele. 

Ingredientes

  • 3 gotas de óleo essencial de camomila;
  • 3 gotas de óleo essencial de alfazema;
  • 2,5 L de água.

Modo de preparo

Colocar em água fervente as gotas de óleo essencial e deixar esfriar um pouco. Quando a mistura estiver morna, umedecer um pano limpo e fazer a compressa na região irritada pelo menos 4 vezes ao dia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...