Dente podre: 4 principais causas (e como tratar)

Atualizado em novembro 2023

O dente podre é uma condição que pode ser causada por situações como má higiene oral, baixa ingestão de água, uso de medicamentos ou consumo elevado de alimentos ricos em açúcar, como sorvetes, gomas de mascar, bolos ou biscoitos, por exemplo.

O dente podre é um termo popular usado em casos de cárie grave, que danifica muito os dentes, causando sintomas como mau hálito, buracos visíveis nos dentes, dor nos dentes, sensibilidade a alimentos quentes, frios e ácidos, e podendo levar à perda dos dentes em adultos e crianças.

Na presença de sintomas e sinais que possam indicar a presença de dente podre, é recomendado consultar o dentista para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir a restauração, a realização de um canal, a remoção do dente ou o implante dentário.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
 foto de dente podre
 foto de dente podre

Principais causas de dente podre

As principais causas de dente podre são:

1. Má higiene oral

A má higiene oral, que inclui não escovar os dentes e usar o fio dental diariamente, pode favorecer o desenvolvimento de placas bacterianas e cáries, que podem progredir para dente podre.

2. Boca seca

A boca seca, que pode ser provocada pela baixa ingestão de água ou o uso de medicamentos, como antidepressivos, anti-hipertensivos e remédios contra o câncer, é um dos fatores que favorecem o surgimento do dente podre. Isso porque a secura na boca favorece a concentração de bactérias que causam a formação da placa bacteriana e a cárie. Conheça outras causas da boca seca.

3. Alta ingestão de alimentos ricos em açúcar

A ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcar, como bolo, sorvete, balas e chicletes, pode causar o dente podre. Isso acontece, porque a principal bactéria relacionada com a cárie, a Streptococcus mutans, se desenvolve quando existe grandes quantidades de açúcar na boca.

4. Deficiência de flúor

O dentre podre pode surgir em casos de deficiência de flúor, porque esse mineral é importante para fortalecer, prevenir o desgaste dos dentes e a infecção por bactérias, evitando as cáries dentárias. Entenda melhor para que serve o flúor.

Dente podre infantil

O dente podre infantil pode ser causado pela cárie de mamadeira, uma infecção causada pelo consumo regular de bebidas açucaradas e maus hábitos de higiene bucal, o que favorece a proliferação de microrganismos e o desenvolvimento da cárie, que pode causar dor e alteração na fala e na mastigação. Conheça mais sobre a cárie de mamadeira.

Como é o tratamento

O tratamento do dente podre deve ser feito pelo dentista e, independente da sua causa, pode incluir a realização de restaurações, canais ou a extração, por exemplo.

1. Restauração

A restauração do dente é um procedimento realizado no dentista, sendo indicada para o tratamento de cáries, dentes fraturados ou lascados, por exemplo. As restaurações podem ser feitas com resina, que é um material com a mesma cor do dente, ou a amálgama de prata, porque apresenta uma maior durabilidade. Veja como são feitos os principais tipos de restauração.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Tratamento de canal

O tratamento de canal é um procedimento onde se faz uma limpeza dos canais dentro da raiz do dente, retirando a sua polpa, limpando e desinfetando o interior do dente, para aliviar a dor dentária, reparar e salvar, evitando e sua extração. Conheça melhor sobre o tratamento de canal.

Esse tipo de tratamento é indicado quando a polpa do dente dente está muito danificada ou infeccionada, o que normalmente acontece em situações de dente podre.

3. Colocação de coroa

A colocação de uma coroa, é uma cobertura de porcelana, resina ou cerâmica que substitui toda a coroa natural do dente, sendo indicada para dentes podres, que estejam quebrados ou fracos. 

4. Extração do dente

a extração do dente, conhecida cientificamente como exodontia, é uma cirurgia para extração de dente que é indicada em casos de dente podre, quebrado, retirada do dente do siso ou de leite, mas também para remoção de dentes para tratamento com aparelho dentário. Entenda melhor quando é indicada a exodontia.

5. Implante dentário

O impante dentário é um procedimento que consiste na fixação de um pino no maxilar para servir de apoio para a colocação de um dente, sendo indicado em casos de perda do dente devido a cáries profundas, periodontite ou infecções, por exemplo.

Como evitar o dente podre

Algumas dicas para evitar o dente podre são:

  • Escovar diariamente os dentes, pelo menos 2 vezes por dia. Saiba como escovar os dentes corretamente;
  • Usar o fio dental diariamente;
  • Diminuir o consumo de açúcar e alimentos que o contenham, como doces, chicletes, sorvetes, refrigerantes e bolos;
  • Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas.

Além disso, é recomendado também ir ao dentista duas vezes por ano para fazer uma limpeza mais profunda nos dentes, removendo completamente a placa bacteriana e aplicar uma fina camada de flúor nos dentes. Veja como é feita a aplicação de flúor.