Flúor: o que é, para que serve e quando é indicado

dezembro 2021

O flúor é um elemento químico muito importante para evitar a perda de minerais pelos dentes e impedir o desgaste causado por bactérias que formam a cárie e por substâncias ácidas presentes na saliva e na alimentação. 

Para que cumpra com seus benefícios, o flúor é acrescentado na água encanada e nas pastas de dentes, mas a aplicação tópica de flúor concentrado, pelo dentista, tem um efeito mais potente para fortalecer os dentes.

A aplicação de flúor pode ser feita a partir dos 3 anos de idade, quando já nasceram os primeiros dentes e, se usado de forma equilibrada e com recomendação profissional, não causa nenhum mal para a saúde. Entretanto, o uso de pasta de dentes com flúor, desde que adequada para crianças, a partir dos 6 meses.

Para que serve

O flúor serve para garantir a proteção do dentes, já que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes, tanto de leite quanto permanentes, já que esse elemento fica depositado nas estruturas ósseas em crescimento, incluindo os dentes.

Dessa forma, o flúor além de fortalecer os dentes, previne o desgaste dos dentes causado pelo contato com a saliva excessiva e a infecção por bactérias, atuando na prevenção das cáries dentárias.

Além disso, o flúor é um potente dessensibilizante, ajudando a fechar os poros e evitar o o desconforto nas pessoas que sofrem de dentes sensíveis. 

Quando é indicado

A aplicação do flúor é indicada para:

  • Crianças a partir dos 3 anos;
  • Adolescentes;
  • Adultos, principalmente se houver exposição das raízes dos dentes; 
  • Idosos com problemas dentários. 

A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.

Como é feita aplicação do flúor

A técnica de aplicação do flúor é feita pelo dentista, e pode ser realizada de diversas formas, podendo ser feito o bochecho da solução contendo flúor, aplicação direta de verniz de flúor, ou com o uso de moldeiras ajustáveis com gel. O flúor concentrado deve ficar em contato com os dentes por 1 minuto, e após a aplicação, é necessário ficar ao menos 30 minutos a 1 hora sem ingerir alimentos ou líquidos.

Apesar da aplicação de flúor ser eficaz na prevenção da ocorrência de cáries, é importante que a higienização bucal aconteça corretamente, sendo indicado escovar os dentes após as refeições principais e fazer uso de fio dental. Dessa forma, é possível garantir os efeitos do flúor.

Quando o flúor pode ser prejudicial

Os produtos com flúor não devem ser aplicados ou ingeridos em excesso, pois podem ser tóxicos ao organismo, levando ao aumento do risco de fraturas e enrijecimento das articulações, além de causar a fluorose, que provoca manchas brancas ou acastanhadas nos dentes.

A dose segura de ingestão desta substância é entre 0,05 a 0,07 mg de flúor por quilo de peso, ao longo de um dia. Para evitar o excesso, é recomendado saber a quantidade de flúor presente na água da cidade em que se vive, e nos alimentos que se consome. 

Além disso, é recomendado evitar engolir os cremes dentais e produtos com flúor, principalmente os aplicados pelo dentista. Geralmente, as pastas de dente contém uma concentração segura de flúor, que é entre 1000 e 1500 ppm, informação que fica registrada no rótulo da embalagem. 

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2021.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.