A boca seca é caracterizada pela diminuição ou interrupção da produção de saliva, o que pode acontecer em qualquer idade, mas que é mais comum em mulheres idosas.
A boca seca, também chamada de xerostomia, sialorreia ou hipossalivação, pode ter diversas causas, mas seu tratamento geralmente passa por aumentar a produção de saliva, através de medidas simples ou com o uso de medicamentos sob orientação médica.
A boca seca ao acordar pode ser um leve sinal de desidratação e por isso é recomendado que a pessoa aumente a ingestão de água, mas se o sintoma persistir um médico deverá ser consultado. Se você acha que é difícil beber água, veja o que pode fazer para se hidratar.

Causas comuns de boca seca
As causas mais comuns de boca seca são:
1. Deficiências nutricionais
A falta de vitamina A e do complexo B podem ressecar a mucosa da boca e levar ao surgimento de feridas na boca e na língua.
Tanto a vitamina A quanto as do completo B podem ser encontrados em alimentos, como por exemplo peixes, carnes e ovos. Saiba mais sobre as vitaminas do complexo B.
2. Doenças autoimunes
As doenças auto-imunes são causadas pela produção de anticorpos contra o próprio organismo, levando a inflamação de algumas glândulas do corpo, como por exemplo a glândula salivar, levando ao ressecamento da boca devido à diminuição da produção de saliva.
Algumas doenças autoimunes que podem levar à boca seca são o Lúpus Eritematoso Sistêmico e a Síndrome de Sjögren, em que além da boca seca, pode haver sensação de areia nos olhos e maior risco de infecções, como cáries e conjuntivite, por exemplo. Veja como identificar a Síndrome de Sjögren.
3. Uso de medicamentos
Alguns medicamentos também podem levar à boca seca, como por exemplo antidepressivos, antidiuréticos, antipsicóticos, anti-hipertensivos e remédios para o câncer.
Além dos medicamentos, a radioterapia, que é um tipo de tratamento que tem como objetivo eliminar as células cancerígenas por meio da radiação, quando realizada na cabeça ou no pescoço, pode causar boca seca e aparecimento de feridas na gengiva dependendo da dose de radiação. Veja quais são outros efeitos colaterais da radioterapia.
4. Problemas na tireoide
A tireoidite de Hashimoto é uma doença caracterizada pela produção de auto-anticorpos que atacam a tireoide e levam à sua inflamação, o que causa hipertireoidismo, que normalmente é seguido por hipotireoidismo. Os sinais e sintomas de problemas na tireoide podem surgir lentamente e incluir o ressecamento da boca, por exemplo. Saiba mais sobre a tireoidite de Hashimoto.
5. Alterações hormonais
As alterações hormonais, principalmente na menopausa e durante a gravidez, pode causar uma série de desequilíbrios no organismo da mulher, inclusive diminuir a produção de saliva, causando o ressecamento da boca. Saiba tudo sobre a menopausa.
A boca seca na gravidez pode ocorrer devido a ingestão de água insuficiente, já que a necessidade de água no corpo da mulher aumenta nesse período, pois o corpo precisa formar a placenta e o líquido amniótico. Por isso se a mulher já bebia cerca de 2 litros de água por dia é normal que ela tenha que aumentar esta quantidade para cerca de 3 litros por dia.
6. Problemas respiratórios
Alguns problemas respiratórios, como desvio de septo ou obstrução das vias aéreas, por exemplo, pode fazer com que a pessoa passe a respirar pela boca ao invés do nariz, o que pode levar, ao longo dos anos, mudanças na anatomia do rosto e maior chance de ter infecções, já que o nariz não está filtrando o ar inspirado. Além disso, a entrada e saída constante de ar pela boca pode levar ao ressecamento da boca e o mal hálito. Entenda o que é síndrome do respirador bucal, causas e como tratar.
7. Hábitos de vida
Hábitos de vida, como fumar, comer muitos alimentos ricos em açúcar ou até mesmo não beber muita água podem causar boca seca e mal hálito, além de doenças graves, como o enfisema pulmonar, no caso do cigarro, e da diabetes, no caso do consumo excessivo de alimentos com muito açúcar.
A boca seca na diabetes é muito comum e pode ser causada pela poliúria, que é caracterizada pelo ato de urinar muito. O que se pode fazer para evitar a boca seca neste caso é aumentar a ingestão de água, mas o médico poderá avaliar a necessidade da troca dos medicamentos para diabetes, dependendo da gravidade deste efeito colateral.
O que fazer
Uma das melhores estratégias para combater a boca seca é beber bastante água ao longo do dia. Veja no vídeo a seguir como pode beber mais água:
Além disso, o tratamento para boca seca pode ser feito de forma a aumentar a secreção da saliva, como por exemplo:
- Chupar balas com superfície lisa ou chicletes sem açúcar;
- Comer mais alimentos ácidos e cítricos porque eles estimulam a mastigação;
- Aplicação de flúor no consultório dentista;
- Escovar os dentes, usar fio dental e usar sempre um enxaguante bucal, pelo menos 2 vezes por dia;
- O chá de gengibre também é uma boa opção.
Além disso pode-se recorrer a saliva artificial para aumentar a ajudar a combater os sintomas da boca seca e facilitar a mastigação dos alimentos. O médico poderá indicar ainda medicamentos como sorbitol ou pilocarpina.
Outros cuidados importantes para evitar ficar com os lábios ressecados são evitar ficar passando a língua nos lábios, porque ao contrário do que parece isso resseca os lábios e para hidrata-los, experimentar usar protetor labial, manteiga de cacau ou batom com propriedades hidratantes. Confira algumas opções para hidratar os lábios.
Sinais e sintomas relacionados à boca seca
O sintoma de boca seca o tempo todo pode ser acompanhado ainda por lábios secos e rachados, dificuldades relacionadas à fonética, mastigação, degustação e deglutição. Além disso, pessoas que ficam com a boca seca de forma frequente tem maior propensão às cáries nos dentes, geralmente sofrem com mau hálito e podem ter dor de cabeça, além do aumento do risco das infecções bucais, causadas principalmente por Candida Albicans, pois a saliva também protege a boca contra micro-organismos.
O profissional responsável pelo tratamento da boca seca é o clínico geral, que poderá indicar um endocrinologista ou gastroenterologista dependendo das suas causas.