Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Quando colocar um implante dentário e quanto custa

O implante dentário é indicado quando a pessoa perde o dente e a sua raiz, sendo necessário substituir estas duas partes, porque não é possível nem mesmo colocar uma dentadura.

O implante dentário é basicamente uma peça de titânio, que é fixada no maxilar, abaixo da gengiva, para servir de apoio para a colocação de um dente. Algumas situações que podem levar à necessidade de colocar um implante dentário são as cáries que destroem os dentes, e a periodontite, que é quando os dentes ficam moles e caem. 

Quando colocar um implante dentário e quanto custa
Quando colocar um implante dentário e quanto custa

Benefícios de colocar um implante dentário

Colocar um implante dentário traz benefícios como:

  • Melhorar a digestão: porque a falta de 1 ou mais dentes, interfere diretamente na mastigação dos alimentos, que é a primeira fase da digestão. Com a falta de dentes, os alimentos chegam ainda muito grandes ao estômago e com menos saliva, prejudicando sua digestão;
  • Melhorar a auto estima: porque quando falta, principalmente, um dos dentes da frente a pessoa fica envergonhada e não deseja abrir a boca para falar ou para sorrir, o que pode aumentar o risco de depressão;
  • Melhorar a comunicação: a falta de dentes na boca ou o uso de próteses que estão sempre saindo do lugar geralmente dificulta a fala, interferindo no dia-a-dia da pessoa;
  • Melhorar a saúde bucal: porque ao colocar os implantes necessários na boca, fica mais fácil escovar os dentes e manter a boca sempre devidamente limpa. 

Depois de colocar um implante é preciso ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes diariamente, usando fio dental e enxaguante bucal, pelo menos, 1 vez ao dia.

Implante dentário dói?

O implante dentário não dói porque o cirurgião dentista fará o procedimento sob anestesia local para que seja feita a incisão na gengiva e a fixação no osso não é sentida. Mas, após a cirurgia para evitar possíveis dores ou infecções, o dentista poderá recomendar o uso de analgésico, antibiótico, anti-inflamatório e repouso.

A dor poderá durar cerca de 5 dias e durante todo esse tempo, pode ser preciso usar os remédios indicados pelo médico, mas preferir alimentos frios também é uma boa solução para alívio do desconforto.

Quanto custa um implante dentário

O preço do implante dentário depende do tipo da técnica usada, da quantidade de dentes e se o material será nacional ou importado. Por todas essas razões, o preço pode variar entre R$ 800 e R$ 3.500 mas pode-se conseguir um implante dentário gratuito nas universidades de odontologia, sendo pago somente o material que será utilizado.

Como é feito o implante dentário

O implante dentário é feito pelo dentista sob anestesia local, no consultório odontológico. O cirurgião dentista deverá extrair dentes problemáticos, colocar o implante dentário e por cima dele, o dente. 

No implante dentário tradicional o encaixe e adaptação do dente no implante levará em média, 6 meses para os dentes de cima e 4 meses para os de baixo. Após o procedimento o médico indicará analgésicos e o repouso que poderá ser somente de 24 horas, mas é importante evitar esforços e fazer atividade física na primeira semana.

Quando colocar um implante dentário e quanto custa
Quando colocar um implante dentário e quanto custa

O que é implante dentário com carga imediata

O implante dentário com carga imediata acontece quando se coloca o dente na estrutura metálica logo após o ato cirúrgico. Na técnica de implante dentário tradicional, somente após 3 ou 6 meses da fixação da estrutura é que são colocados os dentes substitutos. Esse tempo é necessário para que exista maior fixação da prótese com o osso podendo assim ser colocada a coroa do dente. 

Na técnica de implante dentário com carga imediata o processo é mais rápido e esteticamente confortável para o paciente, porém esta técnica possui restrições, principalmente relacionadas  a localização do implante, condição de saúde do paciente, e a condição que está o osso que receberá o implante. 

Quando não colocar um implante dentário

Esse tratamento dentário é contra-indicado para pacientes que sofrem com problemas cardíacos de alto risco, diabéticos não tratados, durante a quimioterapia ou em caso de osteoporose. Para estes, pode ser mais indicado usar uma dentadura.

Veja como se alimentar após colocar um implante dentário: O que comer quando não posso mastigar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...