Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dengue tipo 4: principais sintomas e tratamento

A dengue tipo 4 corresponde a um dos sorotipos da dengue, isto é, a dengue pode ser causada por 4 tipos de vírus diferentes que são responsáveis pelos mesmos sinais e sintomas. A dengue tipo 4 é causada pelo vírus DENV-4, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e leva ao aparecimento dos sinais e sintomas típicos da dengue, como febre, cansaço e dor no corpo.

Normalmente, o paciente fica imune a um tipo de dengue após recuperar da doença, no entanto, pode adquirir um dos outros 3 tipos e, por isso, é importante manter as medidas de prevenção, como colocar repelente de mosquitos, mesmo após ter a doença. A dengue tipo 4 tem cura porque o organismo é capaz de eliminar o vírus, no entanto, pode ser necessário utilizar analgésicos, como Paracetamol, para aliviar os sintomas.

Dengue tipo 4: principais sintomas e tratamento

Sintomas da dengue tipo 4

Como se trata de um dos tipos da dengue, os sintomas de dengue tipo 4 são os mesmos dos outros tipos de dengue, sendo os principais:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos músculos e articulações;
  • Mal-estar geral;
  • Febre acima de 39ºC;
  • Náuseas e vômitos;
  • Urticária na pele.

A maioria dos casos de dengue tipo 4 são assintomáticos e, quando surgem sintomas, são, na maioria das vezes, leves, o que pode fazer com que essa doença seja facilmente confundida com uma gripe. No entanto, como o DENV-4 é menos frequentemente encontrado circulante, quando não é identificado, principalmente em pessoas com o sistema imunológico mais comprometido, pode provocar sintomas fortes e levar à ocorrência de complicações, como sangramentos do nariz e da gengiva, sendo importante que a pessoa vá ao médico para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado.

A dengue tipo 4 não é mais agressiva que os outros tipos de dengue, porém pode afetar um maior número de pessoas, pois a maior parte da população não possui imunidade contra este tipo do vírus da dengue. Conheça mais sobre os diferentes tipos de dengue.

Como é o tratamento

Apesar da dengue tipo 4 ser rara, não é mais ou menos grave que os tipos 1, 2 ou 3, sendo recomendado que sejam seguidos os protocolos de tratamentos normais. No entanto, quando a pessoa já teve dengue em ocasiões anteriores, é possível que os sintomas sejam mais intensos, podendo ser necessário fazer uso de algum medicamento para aliviar os sinais e sintomas.

O tratamento para dengue tipo 4 deve ser orientado pelo clínico geral, mas normalmente inclui o uso de analgésicos e antipiréticos, como o Paracetamol ou Acetaminofeno, para aliviar os sintomas até que o organismos seja capaz de eliminar o vírus. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os pacientes devem repousar, beber bastantes líquidos, como água, chá ou água de coco, e evitar utilizar remédios como Ácido Acetil Salicílico (AAS), como aspirina, pois aumentam o risco de hemorragia, piorando os sintomas da dengue. Veja mais detalhes do tratamento da dengue.

Assista ainda ao vídeo seguinte e veja como manter o mosquito da dengue longe da sua casa e, assim, prevenir a dengue:

PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR

14 mil visualizações

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue: diagnóstico e manejo clínico. 2013. Disponível em: <https://www.caism.unicamp.br/PDF/Dengue_manejo_clinico_adulto_crianca_2013_4a_edicao.pdf>. Acesso em 04 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue: Classificação de risco e manejo do paciente. Disponível em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/ccd/materiais-de-comunicacao/dengue/fluxograma_classificacao_de_risco_e_manejo_clinido_do_paciente.pdf>. Acesso em 04 Nov 2019
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue: sintomas, causas, tratamento e prevenção. Disponível em: <http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue>. Acesso em 04 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem