O que é a dengue e quanto tempo dura

Atualizado em fevereiro 2024

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue que é transmitido pela picada do mosquito fêmea do Aedes aegypti, especialmente no verão e nos períodos de chuva.

Cerca de 2 a 7 dias após a picada, podem ser notados os sintomas de dengue, como febre, cansaço, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e manchas vermelhas na pele. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver uma forma grave da doença, em que podem ser notados sangramentos devido à alteração da coagulação sanguínea, sendo potencialmente fatal. Saiba reconhecer os sintomas de dengue.

Dependendo da gravidade da dengue e estado geral de saúde da pessoa, os sintomas podem demorar de 7 a 10 dias, sendo importante que o médico seja consultado para que seja confirmado o diagnóstico e seja possível iniciar o tratamento para aliviar os sintomas mais rapidamente e prevenir complicações. Conheça mais sobre a dengue.

Imagem ilustrativa número 1

Tempo de duração da dengue

A dengue dura em média entre 5 a 7 dias, no entanto, esse período pode variar de acordo com o tipo da infecção:

1. Dengue clássica

Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.

No entanto, crianças, mulheres grávidas, idosos ou pessoas com o sistema imunológico alterado, como nos casos de AIDS e tratamento para câncer, os sintomas da dengue podem demorar até 12 dias para serem solucionados, sendo importante fazer repouso e uma alimentação adequada para acelerar o processo de cura. Veja como deve ser a alimentação para se recuperar mais rápido.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica duram, em média, de 7 a 10 dias e os sinais de choque podem iniciar de 3 a 5 dias após o início destes sintomas, sendo a fase mais grave deste tipo da doença.

Os sintomas iniciais de dengue hemorrágica são muito parecidos com os da versão clássica da doença, porém, com uma gravidade maior, pois causam alterações na coagulação sanguínea. É comum ocorrer sangramento nasal, gengival, do sistema urinário, gastrointestinal e útero, que são reflexo do sangramento de pequenos vasos na pele e órgãos internos.

Nos casos mais graves, a dengue pode provocar complicações como desidratação grave, problemas no fígado, neurológicos, cardíacos ou respiratórios. Conheça todas as complicações e sequelas que podem surgir.

Assim, é muito importante estar atento aos sintomas, pois na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, podendo levar ao choque e morte em até 24 horas. Portanto, deve-se procurar assistência com urgência, para que o tratamento adequado seja feito o mais rapidamente possível.