Creme para olheiras: como escolher o melhor

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
abril 2022

Os cremes para olheira são ótimas opções para minimizar as manchas escuras abaixo dos olhos e melhorar a textura e integridade da pele, especialmente se tiverem ingredientes como a vitamina C ou ácido hialurônico em sua composição. 

As olheiras são caracterizadas por uma diferença de tonalidade na pele abaixo dos olhos e geralmente são causadas por fatores como exposição ao sol, inflamação da pele, dificuldade para dormir, cansaço ou inchaço dos olhos. 

Existem várias formas de reduzir ou disfarçar as olheiras, desde tratamentos estéticos, como laser ou carboxiterapia, até maquiagem ou cuidados caseiros que, quando associados a hábitos de vida saudáveis, como fazer uma dieta equilibrada, dormir bem e usar filtro solar diariamente, apresentam resultados ainda melhores. Porém, quando os tratamentos caseiros não surtem o efeito desejado, é fundamental consultar um dermatologista, que indicará o melhor tratamento para cada tipo de pele. Conheça as principais opções para tirar olheiras.

Os melhores cremes para tratar as olheiras devem ter na sua composição alguns dos ingredientes seguintes:

1. Cafeína

A cafeína é um ingrediente que ativa a circulação sanguínea, devido à sua ação vasoconstritora e descongestionante, aumentando a oxigenação da pele e clareando as manchas escuras abaixo dos olhos. 

Exemplos de cremes: Neostrata Skin Active Intensive Eye Therapy; Vichy Ideália Olhos.

2. Retinol

O retinol é um ativo clareador, que uniformiza o tom da pele na região das olheiras. Além disso, tem a capacidade de estimular a renovação celular e a síntese de colágeno, fortalecendo a pele nesta região. Confira outros usos do retinol.

Exemplos de cremes: Avéne PhysioLift olhos; Sesderma Retises Contorno de Olhos; La Roche Posay Redermic Retinol olhos.

3. Niacinamida

A niacinamida, ou vitamina B3, tem ação clareadora da pele, que ajuda a reduzir a pigmentação acastanhada das olheiras e a estimular a produção de colágeno. Veja outros benefícios da vitamina B3 para a saúde.

Exemplo de creme: Vichy Ideália Olhos; Melan-Off Clareador de Olheiras, da Adcos.

4. Vitamina C

A vitamina C é um ativo muito usado para clarear manchas de pele, pois reduz a produção de melanina, uniformizando a pigmentação das olheiras. 

Além disso, também contribui para a produção de colágeno e elastina, que conferem maior densidade e firmeza à pele, diminuindo o inchaço abaixo dos olhos. Conheça outros benefícios da vitamina C para o rosto.

Exemplos de cremes: Sesderma C-vit Contorno de olhos, Intensive Complex Vita C da Vita Derm; Improve C 20 da Dermage.

5. Ácido hialurônico

Os cremes com ácido hialurônico hidratam, dão firmeza e brilho para a pele e aumentam a oxigenação na região abaixo dos olhos. Saiba como usar e os benefícios do ácido hialurônico.

Exemplos de cremes: Derma Complex Retinol + Hialurônico; Avéne PhysioLift olhos.

6. Partículas com efeito soft focus

Os cremes para olheiras podem ter na sua composição ingredientes que refletem e difundem a luz, conhecidos como partículas com efeito soft focus. Esses ingredientes, como a mica ou o dióxido de titânio, ajudam a disfarçar a cor escura, clareando a olheira. 

Exemplos de cremes: Clinique Even Better Eyes; Vichy Ideália Olhos.

7. Hidroquinona

A hidroquinona é uma substância que tem ação intensa sobre a pele, sendo muito usada para tratamento de manchas e alterações de pigmentação, como olheiras e até melasma, por exemplo. 

É muito importante ter cuidado com o uso da hidroquinona, pois pode causar irritação da pele. Entenda como funciona, como usar e cuidados com a hidroquinona

Exemplos de cremes: Claquinona; Vitacid Plus; Hormoskin.

8. Ácido kójico

O ácido kójico é uma substância que atua através da inibição da enzima tirosinase, o que diminui a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele. Saiba como usar o ácido kójico e principais benefícios 

Exemplos de cremes: Kojicol Plus, da Sesderma; Melani-D, da La Roche Posay.

Cuidados antes e após usar cremes para olheiras

Existem alguns cuidados que devem ser feitos para contribuir e potencializar os efeitos dos cremes para olheiras, são eles: 

Assista ao vídeo seguinte e confira estas e outras dicas, para ter um olhar mais bonito:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em abril de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em abril de 2022.

Bibliografia

  • OLIVEIRA, Glauber. A., PAIVA, Andres R.. Causas e tratamento da hipercromia periorbital. Revista Da Faculdade De Ciências Médicas De Sorocaba. 18. 3; 133–139, 2016
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).

Tuasaude no Youtube

  • COMO ACABAR COM AS OLHEIRAS

    05:58 | 310831 visualizações