Como tirar olheiras: opções de tratamento caseiro e estético

Setembro 2021

​Para tirar as olheiras escuras, pode-se recorrer a tratamentos caseiros simples, como colocar rodelas de pepino ou batata frias, compressa de chá de camomila frio ou gelo no rosto, para provocar vasoconstrição por baixo dos olhos e disfarçar as olheiras, ou fazer uso de cremes anti-olheiras ou tratamento estéticos como laser, preenchimento ou peeling com ácidos para ter um resultado mais duradouro.

Os tratamentos caseiros apresentam melhores resultados para as olheiras que surgem de vez em quando, porque se dormiu mal, se passou a noite chorando ou se está muito cansado, por exemplo. Já para as olheiras muito escuras e profundas, geralmente é preciso recorrer a tratamentos especializados, realizados pelo dermatologista, esteticista ou fisioterapeutas especialistas.

Como tirar olheiras: opções de tratamento caseiro e estético

Tratamento caseiro

Algumas ótimas opções de tratamentos caseiros para olheiras são:

  1. Aplicar uma compressa fria de chá de camomila por 5 minutos antes de dormir e ao acordar, porque a camomila acalma a pele e a temperatura fria diminui o tamanho dos vasos sanguíneos, clareando a área dos olhos;
  2. Colocar rodelas de batata fria ou rodelas de pepino e deixar atuar durante aproximadamente 15 minutos. A temperatura fria desses alimentos faz uma vasoconstricção, deixando a região menos inchada e, além disso, tanto o pepino como a batata são capazes de clarear a pele naturalmente;
  3. Colocar um pedaço de papel alumínio gelado sobre a olheira, durante cerca de 15 minutos. Esta técnica funciona da mesma forma que a batata, contraindo os vasos e melhorando o aspecto da olheira;
  4. Passar uma pedra de gelo durante 10 segundos e repetir até 3 vezes, após acordar, pois o frio faz com que os vasinhos da pele contraiam, diminuindo a profundidade da olheira e clareando-a naturalmente.

Além disso, alimentar-se bem, beber bastante água, descansar o suficiente, deixar de fumar, evitar o estresse e as noites mal dormidas são também algumas formas de evitar a aparecimento ou agravamento das olheiras. Confira outras opções de remédios caseiros para olheiras.

Além disso, uma forma de disfarçar a olheira em casa é usando maquiagem, sendo indicado usar um produto corretivo em um tom mais claro do que o da pele ou um corretivo colorido, podendo ser verde ou amarelo de acordo com as características das olheiras. 

Tratamentos estéticos

O tratamento estético para olheira é capaz de promover um resultado mais prolongado, sendo importante que sejam realizados de acordo com a recomendação do dermatologista ou esteticista. Assim, algumas opções de tratamento estético para olheira são:

  1. Cremes para olheiras: devem ser prescritos pelo dermatologista e ajudam a diminuir os vasos sanguíneos, descongestionar a área e clareá-la. O creme escolhido deve ser aplicado à noite nas olheiras, com movimentos circulares no sentido anti-horário, de fora para o canto interno dos olhos, até que seja completamente absorvido.
  2. Peeling com ácido (retinoico ou glicólico): Potente tratamento estético, que alcança ótimos resultados, sendo especialmente indicado para casos de olheira genética, muito escuras e bem marcadas;
  3. Laser: Excelente tratamento que deve ser realizado pelo dermatologista ou fisioterapeuta especializado, que consegue eliminar boa parte da olheira e em alguns casos até mesmo eliminá-la;
  4. Preenchimento com ácido hialurônico: Esse tratamento é normalmente indicado para os casos de olheiras profundas, uma vez que ao aplicar esse produto, há diminuição das fossas lacrimais, o que ajuda a reduzir e disfarçar as olheiras.

Seja qual for a terapêutica escolhida, é preciso ter consciência de que se as olheiras forem de origem genética, elas provavelmente nunca serão totalmente eliminadas, mas podem ser atenuadas com os tratamentos acima citados. ​​Veja mais sobre os tratamentos estéticos para olheiras.

Confira mais dicas do que fazer para acabar com as olheiras:

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: