O tratamento estético para olheiras pode ser feito com o uso de cremes para olheiras, laser, carboxiterapia, peeling ou preenchimento com ácido hialurônico, por exemplo, melhorando a aparência das olheiras.
Isso porque esses tratamentos podem ajudar a reduzir a produção de melanina, diminuir os vasos sanguíneos ou aumentar o volume da pele abaixo dos olhos, e devem ser indicados pelo dermatologista, de acordo com o tipo de olheira.
Além dos tratamentos estéticos, é importante ter uma alimentação rica em vitamina E, beber pelo menos 2 litros de água por dia, dormir bem e aplicar compressas frias sobre as olheiras. Veja mais sobre como tirar olheiras.
11 tratamentos para olheiras
Os principais tratamentos estéticos para olheiras são:
1. Cremes para olheiras
Os cremes para olheiras podem ser indicados pelo dermatologista para clarear a pele abaixo dos olhos e melhorar a aparência de olheiras.
Geralmente, os cremes para olheiras possuem ácido retinoico, hidroquinona, vitamina C, ácido hialurônico ou ácido kójico na sua composição.
Esses cremes para olheiras agem reduzindo a produção de melanina pela pele, além de diminuir os vasos sanguíneos, hidratar a pele e estimular a produção de colágeno e elastina, aumentando a firmeza à pele.
Quando é indicado: os cremes para olheiras são indicados para olheiras hiperpigmentadas, causadas pelo excesso de produção de melanina, ou para olheiras vasculares, por exemplo.
Leia também: Creme para olheiras: como escolher o melhor tuasaude.com/creme-para-olheiras2. Laser CO2 fracionado
O tratamento com laser CO2 fracionado utiliza feixes de luz que penetram nas camadas superficiais e profundas da pele, atingindo a epiderme e a derme.
Esse tipo de laser promove a remodelação da derme com novas fibras de colágeno e elastina mais compactos e organizados, que diminui as rugas e consequentemente as olheiras.
Quando é indicado: o tratamento a laser é indicado nos casos de olheiras hiperpigmentadas ou mistas.
3. Laser Nd:YAG
O laser Nd:YAG pode ser indicado pelo médico para a remoção de olheiras pois promove a redução dos vasos sanguíneos responsáveis pelo escurecimento da região abaixo dos olhos.
Quando é indicado: o laser Nd:YAG é indicado para o tratamento de olheiras vasculares, causadas por vasos sanguíneos visíveis na região abaixo dos olhos.
Leia também: Olheiras: 11 causas, tipos (e o que fazer) tuasaude.com/olheiras4. Laser Erbium
O laser Erbium pode ser indicado pelo dermatologista para promover o rejuvenescimento da pele abaixo dos olhos e clarear a pele, melhorando a aparência das olheiras.
Quando é indicado: o laser Erbium é indicado para olheiras hiperpigmentadas, que são causadas pelo excesso de produção de melanina pela pele, ou olheiras mistas.
5. Carboxiterapia
A carboxiterapia para olheiras é feita com a aplicação de pequenas injeções de gás carbônico (CO2) diretamente nas olheiras.
Esse tipo de tratamento melhora a circulação sanguínea da região, aumentando a produção de colágeno que rejuvenesce a pele, clareando a pele por baixo dos olhos.
Leia também: Carboxiterapia para olheiras: como funciona e cuidados necessários tuasaude.com/carboxiterapia-para-olheirasQuando é indicado: a carboxiterapia é indicada para olheiras vasculares ou mistas.
6. Microagulhamento
O microagulhamento é outro procedimento estético para olheiras pois estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais espessa ou grossa, disfarçando as olheiras.
Quando é indicado: o microagulhamento pode ser indicado para olheiras profundas, hiperpigmentadas ou mistas.
7. Preenchimento com ácido hialurônico
O preenchimento com ácido hialurônico pode ser feito pelo médico para diminuir a profundidade das fossa lacrimais e as olheiras e a disfarçar as manchas escuras da pele.
Quando é indicado: o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para olheiras profundas ou estruturais.
Leia também: Ácido hialurônico: o que é, para que serve (e como usar) tuasaude.com/3-formas-de-usar-o-acido-hialuronico-no-combate-as-rugas8. Peeling químico
O peeling químico é feito pelo dermatologista aplicando ácidos na pele, como ácido tricloroacético, ácido salicílico, ácido glicólico, ácido lático, ácido retinoico, ácido mandélico ou alfa-hidroxiácidos (AHA).
Esses ácidos removem a camada mais externa e média da pele, o que promove o crescimento de uma nova camada de pele, mais firme e mais clara.
Quando é indicado: o peeling químico é indicado nos casos de olheiras causadas pela produção excessiva de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.
9. Preenchimento com gordura
O preenchimento com gordura na região abaixo dos olhos pode ser feito pelo médico para aumentar o volume da pele abaixo dos olhos.
Esse tipo de tratamento é feito retirando gordura do próprio corpo para preencher, definir ou dar volume à região abaixo dos olhos.
Quando é indicado: o preenchimento com gordura pode ser indicado como tratamento complementar de olheiras profundas, nos casos de de perda de volume do maxilar superior.
10. Plasma rico em plaquetas
O plasma rico em plaquetas é outro tratamento para olheiras que pode ser indicado pelo médico pois contém fatores de crescimento que estimulam a produção de colágeno.
Como resultado, a pele fica mais firme, com mais volume e menos translúcida, além de deixar os vasos sanguíneos menos aparentes.
Quando é indicado: esse tratamento é indicado para olheiras profundas e arroxeadas, causadas por alterações no formato das estruturas ósseas da face provocando sombras na região abaixo dos olhos, ou para olheiras vasculares, por exemplo.
11. Fios de PDO
Os fios de PDO são fios de sustentação que podem ser colocados pelo médico para estimular a produção de colágeno e elastina pele pele.
Isso provoca um maior volume da pele abaixo dos olhos, disfarçando o aspecto das olheiras:
Quando é indicado: a aplicação de fios de PDO podem ser indicados nos casos de olheiras profundas.
Leia também: Fios de sustentação: o que são, para que servem, como aplicar (e riscos) tuasaude.com/fios-de-sustentacaoConfira no vídeo a seguir mais detalhes sobre os tratamentos para eliminar as olheiras: