Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o CPAP, para que serve e como usar

O CPAP é um aparelho que é utilizando durante o sono para tentar diminuir a ocorrência da apneia de sono, evitando o ronco, durante a noite, e melhorando a sensação de cansaço, durante o dia.

Este aparelho cria uma pressão positiva nas vias respiratórias que impede que fechem, permitindo que o ar esteja em constante passagem desde o nariz, ou boca, até aos pulmões, o que não acontece nos casos de apneia do sono.

O CPAP deve ser indicado por um médico e, normalmente, é utilizado quando outras técnicas mais simples, como perder peso ou uso de tiras nasais, não foram suficientes para ajudar a respirar melhor durante o sono.

O que é o CPAP, para que serve e como usar

Para que serve

O CPAP é essencialmente indicado para o tratamento da apneia do sono, que se manifesta através de outros sinais e sintomas, como ronco durante a noite e cansaço sem razão aparente durante o dia.

Na maioria dos casos, o CPAP não é a primeira forma de tratamento da apneia do sono, sendo que o médico dá preferência para outras opções, como a perda de peso, o uso de tiras nasais ou até o uso de sprays nasais. Veja mais sobre as diferentes opções para o tratamento da apneia do sono.

Como usar o CPAP

Para utilizar o CPAP corretamente, o aparelho deve estar colocado perto da cabeceira da cama e, depois, deve-se seguir o passo-a-passo:

  • Colocar a máscara no rosto, com o aparelho desligado;
  • Ajustar as fitas da máscara, para que fique justa;
  • Deitar na cama e ajustar novamente a máscara;
  • Ligar o aparelho e respirar apenas pelo nariz.

Nos primeiros tempos é normal que a utilização do CPAP seja um pouco desconfortável, especialmente ao tentar colocar o ar para fora dos pulmões. No entanto, durante o sono o corpo não tem qualquer dificuldade em expirar e não haverá risco de parar de respirar.

É importante que sempre se tente manter a boca fechada ao utilizar o CPAP, já que a abertura da boca faz com que a pressão do ar escape, fazendo com que o aparelho deixe de conseguir forçar o ar para as vias respiratórias.

Caso o médico tenha receitado algum spray nasal para facilitar a fase inicial do uso do CPAP, deve-se utilizá-los conforme indicado por, pelo menos, 2 semanas.

Como funciona o aparelho

O CPAP é um aparelho que suga o ar do quarto, passa o ar por um filtro de poeira e envia esse ar com pressão para o interior das vias respiratórias, impedindo que fechem. Embora existam vários tipos de modelos e marcas, todas devem produzir um jato constante de ar.

Principais tipos de CPAP

Os tipos principais de CPAP incluem:

  • CPAP nasal: é o CPAP menos desconfortável, que joga ar apenas pelo nariz;
  • CPAP facial: utilizado quando é necessário jogar ar também pela boca.

Dependendo do tipo de ronco e apneia de sono, o pneumologista irá indicar o tipo de CPAP mais indicado para cada pessoa.

O que é o CPAP, para que serve e como usar

Cuidados ao utilizar o CPAP

Após iniciar o uso de CPAP, e durante os primeiros tempos, é normal o surgimento de pequenos problemas que podem ser resolvidos com alguns cuidados. Esses problemas incluem:

1. Sensação de claustrofobia

Por ser uma máscara que fica constantemente grudada no rosto, algumas pessoas podem passar por alguns períodos de claustrofobia. Uma boa forma de ultrapassar esse problema, muitas vezes, consiste em garantir que a boca está corretamente fechada. Isso porque, o ar passando do nariz para a boca pode causar uma ligeira sensação de pânico.

2. Espirros constantes

Nos primeiros dias de uso do CPAP é comum o surgimento de espirros devido à irritação da mucosa nasal, no entanto, esse sintoma pode melhorar com o uso de sprays que, além de hidratarem as mucosas, também diminuem a inflamação. Esses sprays podem ser pedidos para o médico que aconselhou o uso do CPAP.

3. Garganta seca

Assim como os espirros, a sensação de garganta seca também é relativamente comum em quem começa a utilizar o CPAP. Isso acontece porque o constante jato de ar produzido pelo aparelho acaba ressecando as mucosas nasal e oral. Para melhorar esse desconforto pode-se tentar umidificar mais o ar do cômodo, colocando uma bacia com água morna no interior, por exemplo.

Como limpar o CPAP

Para garantir um funcionamento correto, deve-se limpar a máscara e os tubos do CPAP todos os dias, utilizando apenas água e evitando o uso de sabão. Idealmente, a limpeza deve ser feita logo pela manhã para permitir que o aparelho tenha tempo de secar até à próxima utilização.

Já o filtro de poeiras do CPAP também deve ser trocado, sendo que é recomendá-lo fazer essa tarefa quando o filtro se encontra visivelmente sujo.

Bibliografia >

  • OXFORD RADCLIFFE HOSPITALS NHS. O CPAP é um aparelho que é utilizando durante o sono para tentar diminuir a ocorrência da apneia de sono. Disponível em: <https://www.ouh.nhs.uk/patient-guide/leaflets/files/090428cpap.pdf>. Acesso em 20 Dez 2019
  • EUROPEAN LUNG FOUNDATION. Continuous positive airway pressure (CPAP). Disponível em: <https://www.europeanlung.org/assets/files/en/publications/cpap-en.pdf>. Acesso em 20 Dez 2019
  • SLEEP.ORG. What Is A Cpap Machine?. Disponível em: <https://www.sleep.org/articles/what-is-cpap-machine/>. Acesso em 20 Dez 2019
  • NATIONAL SLEEP FOUNDATION. How to Use a CPAP Machine for Better Sleep. Disponível em: <https://www.sleepfoundation.org/articles/how-use-cpap-machine-better-sleep>. Acesso em 20 Dez 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem