Ciclo do sono: quais as fases e como funcionam

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
abril 2021

O ciclo do sono é um conjunto de fases que começam desde o momento em que a pessoa adormece e vão progredindo e tornando-se cada vez mais profundas, até o corpo entrar em sono REM.

Normalmente, o sono REM é o mais difícil de alcançar, mas é nessa fase que o corpo consegue realmente relaxar e na qual a taxa de renovação cerebral é maior. A maior parte das pessoas segue o seguinte padrão de fases de sono:

  1. Sono leve de fase 1;
  2. Sono leve de fase 2;
  3. Sono profundo de fase 3;
  4. Sono leve de fase 2;
  5. Sono leve de fase 1;
  6. Sono REM.

Depois de estar na fase REM, o corpo volta novamente à fase 1 e repete todas as fases até voltar novamente à fase REM. Este ciclo vai se repetindo ao longo de toda a noite, mas o tempo em sono REM vai aumentando em cada ciclo.

Conheça os 8 principais distúrbios que podem afetar o ciclo do sono.

Quanto tempo dura o ciclo do sono

O corpo passa por vários ciclos de sono durante uma noite, sendo que o primeiro dura cerca de 90 minutos e depois a duração vai aumentando, até uma média de 100 minutos por ciclo.

Um adulto geralmente tem entre 4 a 5 ciclos de sono por noite, o que acaba por fazer as 8 horas de sono necessárias.

As 4 fases do sono

O sono pode, então, ser dividido em 4 fases, que vão intercalando:

1. Sono leve (Fase 1)

Esta é uma fase de sono bastante leve que dura aproximadamente 10 minutos. A fase 1 do sono começa no momento em que se fecha os olhos e o corpo começa pegando no sono, no entanto, ainda é possível acordar facilmente com qualquer som que aconteça no quarto, por exemplo.

Algumas características desta fase incluem:

  • Não perceber que já se está dormindo;
  • A respiração vai se tornando mais lenta;
  • É possível ter a sensação de que se está caindo.

Durante esta fase, os músculos ainda não estão relaxados e, por isso, a pessoa ainda se movimenta na cama e pode até abrir os olhos enquanto tenta adormecer.

2. Sono leve (Fase 2)

A fase 2 é a fase a que quase todo o mundo se refere quando fala que tem um sono leve. É uma fase na qual o corpo já se encontra relaxado e dormindo, mas a mente está atenta e, por isso, a pessoa ainda consegue acordar facilmente com alguém se mexendo dentro do quarto ou com um barulho na casa.

Esta fase dura cerca de 20 minutos e, em muitas pessoas, é a fase na qual o corpo passa mais tempo ao longo de todos os ciclos de sono.

3. Sono profundo (Fase 3)

Esta é a fase do sono profundo na qual os músculos relaxam completamente o corpo fica menos sensível a estímulos externos, como movimentos ou barulhos. Nesta fase a mente está desligada e, por isso, também não existem sonhos. No entanto, esta fase é muito importante para a reparação corporal, pois o corpo vai tentando recuperar de pequenas lesões que foram surgindo durante o dia.

4. Sono REM (Fase 4)

O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que normalmente começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos se movimentam muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem.

É também nesta fase que pode surgir um distúrbio do sono conhecido como sonambulismo, no qual a pessoa pode até se levantar e andar pela casa, sem nunca acordar. A fase REM vai sendo mais demorada a cada ciclo do sono, podendo chegar até aos 20 ou 30 minutos de duração.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2021. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em fevereiro de 2020.

Bibliografia

  • FERNANDES, Regina Maria França. Simpósio: DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO - O sono normal. Medicina, Ribeirão Preto,. 39 (2): 157-168, abr./jun. 2006; Disponível em: http://revista.fmrp.usp.br/2006/vol39n2/1_o_sono_normal1.pdf. Acesso em: 25/02/2020
  • Alóe, Flávio; Azevedo, Alexandre Pinto de; Hasan, Rosa . Mecanismos do ciclo sono-vigília. Rev Bras Psiquiatr. . v. 27(Supl I). pp. 33-39, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v27s1/24474. Acesso em: 25/02/2020
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.