CPAP nasal: o que é, para que serve e como usar

O CPAP nasal, ou ventilação mecânica não invasiva com pressão positiva, é um aparelho que produz uma pressão positiva e constante do ar para as vias respiratórias, impedindo que se fechem e permitindo um melhor fluxo de ar do nariz ou da boca até os pulmões. 

O CPAP nasal geralmente é indicado pelo médico para o tratamento do ronco devido a apneia obstrutiva do sono, que causa ronco excessivo durante a noite e cansaço excessivo durante o dia, e ocorre devido ao bloqueio das vias respiratórias. No entanto, o CPAP nasal é indicado somente quando outros tratamentos não foram eficazes para a apnéia do sono, como perda de peso ou uso de tiras nasais, por exemplo. Confira outras opções de tratamento da apneia do sono.

Além disso, o CPAP nasal também pode ser usado em hospitais em recém nascidos, com síndrome do desconforto respiratório infantil, o que ajuda a prevenir insuficiência respiratória no bebê.

CPAP nasal: o que é, para que serve e como usar

Para que serve

O CPAP nasal é indicado para manter as vias respiratórias abertas, melhorando o fluxo de ar para os pulmões, nas seguintes situações:

  • Apnéia obstrutiva do sono;
  • Insuficiência respiratória hipoxêmica
  • Edema pulmonar agudo;
  • Taquipneia transitória;
  • Paralisia do nervo frênico;
  • Doença da membrana hialina;
  • Desconforto respiratório.

Além disso, o CPAP nasal pode ser usado nos cuidados intensivos neonatais, em recém-nascidos prematuros com síndrome do desconforto respiratório infantil, evitando que sejam intubados e prevenindo que desenvolvam insuficiência respiratória.

Como usar 

O CPAP nasal deve ser usado colocando a máscara no nariz, durante a noite, o que permite que se respire normalmente sem que o sono seja alterado. 

A máscara do CPAP nasal fica ligada através de uma mangueira a uma pequena máquina, permitindo o fluxo de ar até os pulmões, facilitando a respiração. 

Cuidados durante o uso do CPAP nasal

Alguns cuidados são importantes durante o uso do CPAP nasal, como: 

  • Manter a boca fechada para evitar que que a pressão do ar escape, e o aparelho deixe de conseguir forçar o ar para as vias respiratórias
  • Evitar ficar se mexendo na cama para que a máscara não saia da posição desejada;
  • Dormir de lado, que é uma posição que pode ser mais confortável;
  • Colocar um tampão no ouvido ou um pedacinho de algodão para diminuir o ruído do aparelho, facilitando o sono.

Além disso, é importante limpar o aparelho, a máscara e a mangueira do CPAP nasal todos os dias para evitar o crescimento de microorganismo que podem causar infecções respiratórias Por isso, é recomendado fazer a limpeza com água, evitando o uso de sabão ou outros produtos de limpeza. Veja outros cuidados com o CPAP nasal.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • KRIEGER, Jean. Long-Term Compliance With Nasal Continuous Positive Airway Pressure (CPAP) in Obstructive Sleep Apnea Patients and Nonapneic Snorers. Sleep. 15. 6; S42–S46, 1992
  • CUNHA, V. C. F.; ET AL. PÓS-GRADUAÇÃO EM TERAPIAS INTENSIVAS.. A Utilização do CPAP (Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas) em Neonatos Pela Fisioterapia Como Manobra Respiratória e suas Complicações. Disponível em: <https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/27/20_-_A_Ut._do_CPAP_PressYo_Positiva_ContYnua_nas_Vias_AYreas_em_Neon._Pela_Fisiot._Como_Manobra_Resp._e_Suas_ComplicaYes.pdf>. Acesso em 27 Dez 2021
  • CHAUDHARY, K.; e tal. An innovative nasal continuous positive airway pressure assembly. Indian J Crit Care Med. 17. 2; 104–106, 2013
Mais sobre este assunto: