Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

CPAP nasal - O que é e Para que Serve

O CPAP nasal é um equipamento utilizado no tratamento da apneia do sono, melhorando a qualidade de sono do indivíduo. Este equipamento produz uma pressão constante de ar que atravessa as vias respiratórias, impedindo, assim, que a apneia ocorra. Para isso, o indivíduo deve aplicar uma máscara no nariz durante a noite, que permite que a pessoa respire normalmente sem que o sono seja alterado.

Por estas razões, o CPAP nasal também pode ser utilizado no tratamento do ronco, pois desobstrui as vias aéreas, facilitando a passagem do ar. Veja outros tratamentos para o ronco em: Tratamento para o ronco.

O CPAP nasal neonatal é utilizado principalmente nos cuidados intensivos neonatais, em recém-nascidos prematuros com síndrome do desconforto respiratório infantil, impedindo que sejam intubados e prevenindo que desenvolvam insuficiência respiratória. Saiba mais em: Síndrome do desconforto infantil.

Homem usando CPAP nasalHomem usando CPAP nasal

Para que serve o CPAP nasal

O CPAP nasal serve para tratar a apneia do sono, mantendo a via aérea desobstruída, diminuindo também, por isso, o ronco. Além disso, o CPAP nasal pode ser utilizado para tratar outras doenças como a pneumonia, insuficiência respiratória ou insuficiência cardíaca, por exemplo.

Como usar o CPAP nasal

O CPAP nasal é constituído por uma máscara que está ligada através de uma mangueira a uma pequena máquina. A máscara deve ser colocada sobre o nariz ou o nariz e a boca, de acordo com o fabricante, durante o sono e a máquina deve ficar ao lado da cama.

Ao usar o CPAP é aconselhado evitar ficar se mexendo na cama para que a máscara não saia da posição desejada. Dormir de lado pode ser mais confortável e quando o equipamento faz muito barulho o que se pode fazer é colocar um tampão no ouvido ou um pedacinho de algodão para diminuir o ruído, facilitando o sono. Se os olhos ficarem secos por causa do jato de ar constante no rosto, o médico poderá receitar o uso de um colírio para lubrificar os olhos ao acordar.

Preço do CPAP nasal

O preço do CPAP nasal varia entre 1.000 e 4.000 reais, mas existem lojas que alugam o equipamento, e em alguns casos ele pode ser fornecido pelo SUS. ​O CPAP nasal pode ser comprado em lojas de materiais médicos e hospitalares ou pela internet.

Conheça outras opções de Tratamentos para a apneia do sono.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...