Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para Parar de Espirrar

Para  conseguir cessar uma crise de espirros imediatamente o que se deve fazer é lavar o rosto e limpar o nariz com soro fisiológico, pingando algumas gotinhas. Isso irá eliminar a poeira que pode haver dentro do nariz, aliviando esse desconforto em poucos minutos.

Normalmente os espirros constantes e as crises de espirro ao acordar são causadas por fatores alérgicos, e por isso se a pessoa possui asma ou rinite, maiores são as chances de sofrer com espirros frequentes.

Algumas estratégias para conseguir parar de espirrar são:

1. Olhar para a luz

Ficar olhando fixamente para a luz acesa ou diretamente para o sol é capaz de bloquear o reflexo do espirro imediatamente, fazendo a pessoa se sentir melhor em pouco tempo. 

2. Morder a língua

Uma outra estratégia muito eficaz é focar sua atenção em morder a língua quando estiver sentindo vontade de espirrar. Essa é uma ótima estratégia para momentos constrangedores, como num casamento ou numa reunião importante. 

O que fazer para Parar de Espirrar

3. Manter o ambiente limpo 

Pessoas que sofrem com algum tipo de alergia, tem mais chances de ter alergia respiratória, por isso devem dormir, trabalhar e estudar em locais devidamente limpos, isentos de poeira, ácaros e de restos de alimentos. Limpar o quarto diariamente e trocar a roupa de cama semanalmente são ótimas estratégias para manter o quarto limpo, mas além disso também é recomendado limpar os móveis com um pano úmido para remover o máximo de poeira que conseguir. 

4. Lavar dentro do nariz 

Numa crise de espirros lavar o rosto já ajuda, mas é melhor ainda conseguir pingar algumas gotinhas de solução salina, água do mar ou soro fisiológico dentro das narinas para realmente eliminar qualquer micro-organismo que esteja causando essa reação alérgica. A lavagem nasal que indicamos aqui também ajuda muito.  

5. Tomar água

Beber 1 copo de água também é uma boa forma de controlar os espirros porque isso estimula outras partes do cérebro e ainda umidifica a garganta, o que também ajuda a purificar as vias aéreas. 

6. Tomar banho 

Tomar um banho morno, com vapor à sua volta também é uma boa estratégia para parar de espirrar rápido, mas caso isso não seja possível, ferver um pouco de água e inspirar um pouco o vapor d'água que sai da panela também ajuda a purificar as narinas, cessando a crise de espirros.

7. Usar remédios para alergia

Em caso de asma ou rinite alérgica o pneumologista ou alergologista poderão indicar o uso de remédios para controlar a alergia, como broncodilatadores, corticoides ou xantinas, como Salbutamol, Budesonida, Teofilina e Mometasona para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa. Nestes casos os remédios deverão ser usados diariamente por toda a vida, porque diminuem as secreções, facilitam a entrada do ar e diminuem a inflamação crônica que está sempre presente nas vias aéreas. 

O que causa espirros constantes

A principal causa dos espirros constantes são reações alérgicas que podem afetar qualquer pessoa, mas que afetam especialmente pessoas com asma ou rinite. Alguns fatores que podem desencadear uma crise de espirros são:

  • Poeira no local, ainda que pareça limpo;
  • Cheiro de perfume no ar;
  • Pimenta no ar;
  • Cheirar flores;
  • Gripe ou resfriado;
  • Estar num ambiente fechado, com pouca renovação do ar;

Em caso de espirro com mau cheiro isso pode indicar, por exemplo, uma infecção nasal ou sinusite, que é quando micro-organismos se desenvolvem dentro das vias aéreas e acabam provocando dor de cabeça e sensação de peso na face, além de mau hálito. Saiba todos os sintomas da sinusite e como tratar

Porque não se deve segurar o espirro 

O espirro é uma reação involuntária do corpo que serve para limpar as vias aéreas de qualquer micro-organismo que esteja causando irritação neste local. Ao tentar segurar um espirro a força realizada pode, até mesmo, levar ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos nos olhos, tímpano perfurados, problemas no diafragma e rompimento dos músculos da garganta, o que é uma situação grave, que necessita de cirurgia o quanto antes. 

O mais comum é a pessoa espirrar apenas 1 vez, mas em certos casos pode-se espirrar 2 ou 3 vezes seguidas. Pode-se suspeitar de uma crise alérgica se precisar espirrar mais do que isso. 

Quando ir ao médico 

É aconselhada uma consulta com um alergologista ou pneumologista se apresentar:

  • Espirros constantes e não estiver com gripe ou resfriado;
  • Acordar e tiver uma crise de espirros mais de 1 vez por semana. 

E também em caso de espirro com sangue, porque embora o mais comum é que isso seja causado pelo rompimento de pequenos vasinhos de sangue de dentro do nariz, se o sangue também estiver presente no catarro ou na tosse, deve ser avaliado por um profissional de saúde. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...