O Cosentyx é um medicamento que pode ser indicado para tratar condições como psoríase em placas moderada ou grave, artrite psoriásica ativa, espondiloartrite axial e hidradenite supurativa, por exemplo.
Este medicamento possui o princípio ativo secuquinumabe, um anticorpo monoclonal que é capaz de inibir a função da proteína IL-17A, responsável pela inflamação em doenças autoimunes.
Leia também: Secuquinumabe: para que serve, como aplicar e efeitos colaterais tuasaude.com/secuquinumabeO Cosentyx é vendido sob apresentação de receita, na forma de seringas ou injeções preenchidas em doses de 75 mg/0,5 mL, 150 mg/mL e 300 mg/2 mL. No entanto, esse remédio só deve ser usado com indicação médica.
Para que serve o Cosentyx
O Cosentyx é indicado para o tratamento de condições como:
- Psoríase em placas moderada a grave, em pessoas com 6 anos ou mais;
- Artrite psoriásica ativa, em adultos;
- Espondiloartrite axial, incluindo espondilite anquilosante e espondiloartrite axial não radiográfica, em adultos;
- Artrite idiopática juvenil, incluindo artrite relacionada à entesite e artrite psoriásica juvenil, em crianças a partir de 2 anos;
- Hidradenite supurativa moderada a grave ativa, em adultos.
Este medicamento deve ser usado somente com a recomendação de um médico e na dosagem indicada.
Princípio ativo do Cosentyx
O princípio ativo do Cosentyx é o secuquinumabe, um anticorpo monoclonal que neutraliza a interleucina-17A, uma proteína que é responsável por aumentar a inflamação em algumas doenças autoimunes.
Assim, o Cosentyx reduz a inflamação, diminuindo os sintomas, evitando as crises e melhorando a qualidade de vida da pessoa.
Para entender melhor como funciona o Cosentyx, fale com um profissional Rede D'Or especializado no uso de imunobiológicos.
Como usar
O passo a passo para usar o Cosentyx é:
- Retirar a caneta/seringa da geladeira entre 15 e 45 minutos antes de usar;
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Limpar o local da injeção com algodão embebido em álcool e deixar secar;
- Retirar a tampa somente quando estiver pronto para usar a caneta/seringa;
- Descartar a tampa e aplicar a injeção até 5 minutos após a remoção, não recolocando a tampa;
- Segurar a caneta/seringa em um ângulo de 90 graus em relação ao local da aplicação. Pressionar firmemente contra a pele para iniciar a injeção;
- Com a caneta, se ouvirá 2 cliques: o primeiro indica o início, o segundo indica que a injeção está quase completa;
- Segurar até que o indicador verde preencha a janela e pare de se mover;
- Pressionar o local com algodão ou gaze por 10 segundos, mas sem esfregar;
- Descartar a canetas/seringa usada em um recipiente para objetos perfurocortantes.
O Cosentyx deve ser aplicado por injeções subcutâneas, ou seja, por baixo da pele, na parte da frente da coxa, abdômen inferior (evitando 5 cm ao redor do umbigo) ou parte superior externa do braço.
As seringas/injeções devem ser armazenadas sob refrigeração, protegidas da luz e sem congelar. Deve-se evitar aplicar a injeção em áreas sensíveis, com hematomas, vermelhas, com descamação ou enrijecidas, ou com cicatrizes ou estrias. É recomendado também escolher um local diferente a cada injeção.
Após o treinamento adequado em técnica de injeção subcutânea, a própria pessoa ou cuidadores podem aplicar a injeção de Cosentyx, se o médico achar apropriado.
Leia também: Injeção subcutânea: como aplicar e locais recomendados tuasaude.com/injecao-subcutaneaPosologia do Cosentyx
O modo de uso do Cosentyx varia conforme a idade, o peso corporal e o problema a ser tratado, incluindo:
1. Psoríase em placas (adultos)
O Cosentyx pode ser indicado para tratar a psoríase em placas moderada a grave, em adultos que são candidatos a terapia sistêmica ou fototerapia.
A dose recomendada é de 300 mg, o que equivale a duas injeções de 150 mg, ou uma de 300 mg, com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por administração de manutenção de 300mg a cada 4 semanas.
Leia também: Tratamento para psoríase (pomadas, remédios e opções naturais) tuasaude.com/tratamento-para-psoriase2. Psoríase em placas (crianças)
A posologia do Cosentyx para crianças com 6 anos ou mais é feito de acordo com o peso corporal:
- Menos de 25 Kg até 50 kg: 75 mg;
- Mais de 50 kg: 150 mg, podendo ser aumentada para 300 mg.
A administração inicial deve ser feita nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4. Em seguida deve ser feita uma administração a cada 4 semanas.
3. Artrite psoriásica
O Cosentyx pode ser indicado para tratar a artrite psoriática ativa em adultos, quando a resposta à terapia anterior com medicamentos antirreumáticos modificadores do curso da doença for inadequada. Este remédio pode ser usado isoladamente ou junto com o metotrexato.
Para pessoas que responderam inadequadamente ao anti‐TNF-alfa, a dose recomendada é de 300 mg, com dose inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de dose mensal de manutenção. Cada dose de 300 mg pode ser administrada em uma injeção de 300 mg ou duas injeções de 150 mg.
Para outras pessoas, a dose recomendada é de 150 mg, com dose inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de dose mensal de manutenção. Com base na resposta clínica, essa dosagem pode ser aumentada para 300 mg.
4. Espondiloartrite axial
Adultos com espondilite anquilosante ou espondiloartrite axial com dano radiográfico, devem aplicar injeções de 150mg de Cosentyx nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguidas por uma dose mensal de manutenção.
A dose pode ser aumentada pelo médico para 300 mg, onde cada dose pode ser administrada em uma injeção de 300 mg ou duas injeções de 150 mg.
Em casos de espondiloartrite axial não radiográfica ou espondiloartrite axial sem dano radiográfico, a dose de Cosentyx indicada é de 150 mg com administração inicial nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida por uma dose de manutenção por mês.
Leia também: Espondiloartrite axial: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/espondiloartrite-axial5. Artrite idiopática juvenil
O Cosentyx pode ser indicado para o tratamento da artrite relacionada à entesite em crianças acima de 4 anos. Já na artrite psoriásica juvenil, esse remédio pode ser usado por crianças com mais de 2 anos.
A dose indicada varia conforme a idade e o peso corporal, devendo ser aplicada nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de uma dosagem de manutenção mensal.
Para crianças com peso abaixo de 50 kg, a dose é de 75 mg, já em crianças com mais de 50 kg, a dose recomendada é de 150 mg.
6. Hidradenite supurativa
O Cosentyx pode ser indicado para tratar a hidradenite supurativa moderada a grave ativa em adultos que não respondem ao tratamento convencional.
A dose inicial recomendada é de 300 mg nas semanas 0, 1, 2, 3 e 4, seguida de uma dosagem de manutenção por mês.
Cada dose de 300 mg pode ser aplicada em uma injeção de 300 mg ou duas injeções de 150 mg. Conforme a resposta da pessoa, o médico pode recomendar ajustes na dose do medicamento.
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso do Cosentyx incluem dor de garganta ou nariz entupido, afta, diarreia, coriza, erupção cutânea com coceira, pele seca, manchas secas, pele inflamada, dermatite, dor de cabeça, náusea e fadiga.
Esse remédio também pode causar candidíase oral, febre, otite externa, conjuntivite, infecções do trato respiratório inferior, cólicas e dor, perda de peso, sangue nas fezes, vômito, dor abdominal, febre, eczema disidrótico e pé de atleta.
É importante parar o uso do Cosentyx e procurar um atendimento médico imediatamente na presença de sintomas de infecção grave ou reação alérgica grave, como:
- Febre;
- Sintomas de gripe;
- Suores noturnos;
- Cansaço ou falta de ar;
- Tosse persistente;
- Pele quente, vermelha e dolorida ou erupção cutânea com bolhas;
- Sensação de queimação ao urinar;
- Dificuldade de respirar ou engolir;
- Pressão baixa;
- Tonturas;
- Inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta.
Embora seja mais raro, o Cosentyx também pode causar reação alérgica grave com choque anafilático, vasculite e dermatite esfoliativa.
Leia também: Dermatite esfoliativa: o que é, sintomas e como tratar tuasaude.com/dermatite-esfoliativaQuem não deve usar
O Cosentyx não deve ser usado por pessoas com alergia grave ao secuquinumabe ou a qualquer componente deste remédio.
Além disso, o Cosentyx é contraindicado para pessoas com imunidade muito baixa ou infecção grave ativa, como tuberculose.
Mulheres grávidas ou em período de amamentação, só podem usar o Cosentyx com indicação e orientação médica.
Pessoas que usam outros remédios devem sempre consultar o médico antes de usar o Cosentyx.