Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dermatite Esfoliativa

​A dermatite esfoliativa, ou eritrodermia, é uma inflamação na pele que provoca o surgimento de descamação e vermelhidão em grandes áreas do corpo, como peito, braços, pés ou pernas, por exemplo.

Geralmente, a dermatite esfoliativa é causada por outros problemas crônicos da pele como psoríase ou eczema, no entanto, o problema também pode ser provocado pelo uso excessivo de remédios como Penicilina, Fenitoína ou medicamentos barbituricos, por exemplo.

A dermatite esfoliativa tem cura e o seu tratamento deve ser feito em internamento no hospital, sob orientação de um dermatologista.

Fotos da dermatite esfoliativa

Dermatite Esfoliativa
Dermatite Esfoliativa
Fonte da imagem 1: Centers for Disease Control and Prevention

Sintomas da dermatite esfoliativa

Os principais sintomas da dermatite esfoliativa incluem:

  • Vermelhidão na pele;
  • Coceira e descamação da pele;
  • Febre acima de 38º C e calafrios;
  • Inchaço das ínguas.

Quando existe suspeita de dermatite esfoliativa é recomendado ir ao pronto-socorro para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado, evitando o surgimento de complicações como infecções da pele, infecção generalizada e, até, parada cardíaca.

Tratamento para dermatite esfoliativa

O tratamento para dermatite esfoliativa deve ser feito em internamento no hospital sob a orientação de um dermatologista, sendo que, normalmente, é feito com remédios ou cremes corticoides, como Betametasona ou Dexametasona, para reduzir a inflamação da pele e aliviar os sintomas.

Além disso, o médico também pode receitar antibióticos na veia, como Amoxicilina ou Ciprofloxacino, para combater infecções que possam estar se desenvolvendo na pele, além de fototerapia para fortalecer as camadas de pele.

Nos casos em que é possível identificar a causa da dermatite esfoliativa, o médico deverá ainda fazer o tratamento adequado para a causa de forma a evitar que a dermatite esfoliativa volte a surgir. Isto é, no caso da dermatite esfoliativa provocada por medicamentos, o paciente deve deixar de tomar o remédio que está provocando a alergia, por exemplo.

Saiba mais sobre o tratamento em: Tratamento para dermatite esfoliativa.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...