Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como saber se o bebê tem "alergia ao leite materno"

A "alergia ao leite materno" acontece quando a proteína do leite de vaca que a mãe consome na alimentação é secretada no leite materno, produzindo sintomas que fazem parecer que o bebê tem alergia ao leite da mãe, como diarreia, prisão de ventre, vômitos, vermelhidão ou coceira na pele. Assim, o que acontece é que, na verdade, o bebê tem uma alergia à proteína do leite de vaca e não ao leite materno.

O leite materno em si é o alimento mais completo e o ideal para o bebê, com os nutrientes e anticorpos necessários para melhorar a imunidade, e, por isso, não causa alergia. A alergia apenas acontece quando o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca e a mãe consome leite de vaca e seu derivados.

Quando o bebê apresenta sintomas que possam indicar uma possível alergia é necessário informar o pediatra para que seja avaliada a possível causa e iniciado o tratamento adequado, que normalmente inclui que a mãe exclua o leite e derivados da dieta.

Como saber se o bebê tem \"alergia ao leite materno\"

Principais sintomas

Quando o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, pode apresentar os seguintes sintomas:

  1. Alteração do ritmo intestinal, com diarreia ou prisão de ventre;
  2. Vômitos ou regurgitações;
  3. Cólicas frequentes;
  4. Fezes com presença de sangue;
  5. Vermelhidão e coceira na pele;
  6. Inchaço dos olhos e lábios;
  7. Tosse, chiado ou falta de ar;
  8. Dificuldade para o ganho de peso.

Os sintomas podem ser leves ao intensos, a depender da gravidade da alergia de cada criança. Veja outros sintomas do bebê que podem indicar alergia ao leite

Como confirmar a alergia

O diagnóstico de alergia à proteína do leite de vaca é feito pelo pediatra, que irá avaliar os sintomas do bebê, fazer a avaliação clínica e, se necessário, solicitar alguns exames de sangue ou testes na pele que confirmar a presença de uma alergia.

Como é feito o tratamento

Para tratar a "alergia ao leite materno", inicialmente, o pediatra irá orientar mudanças na dieta que a mãe deve fazer, como a retirada do leite de vaca e seus derivados durante o período de amamentação, inclusive bolos, sobremesas e pães que levam leite na sua composição.

Caso os sintomas do bebê persistam mesmo após estes cuidados na alimentação da mãe, uma alternativa é a substituição da alimentação do bebê por leites infantis especiais. Saiba mais sobre este tratamento em como alimentar a criança com alergia ao leite de vaca

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem