Doação de leite materno: quem pode e como doar

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

A doação de leite materno pode ser feita por toda mulher saudável, que não está tomando medicamentos incompatíveis com a amamentação. Para isso basta fazer a retirada do leite em casa e depois entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo, para fazer a doação.

A produção de leite depende do esvaziamento das mamas, portanto quanto mais a mulher amamenta ou retira leite, mais leite produz, sendo suficiente para o seu bebê e para a doação. O leite doado é usado nos hospitais para alimentar os bebês internados em unidades neonatais e que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Qualquer quantidade de leite materno doado é importante. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 bebês por dia. Dependendo do peso do bebê apenas 1 mL de leite pode ser suficiente para o manter bem nutrido durante uma refeição.

Passo a passo para doar leite materno 

A mulher que irá doar leite materno deve respeitar algumas recomendações importantes:

1. Preparar o frasco da doação

Não é qualquer frasco que pode ser utilizado para armazenar o leite materno. Só são aceites os frascos fornecidos pelo banco de leite humano ou os frascos de vidro com tampa plástica, como os de café solúvel, desde que devidamente higienizados em casa. A limpeza e esterilização dos frascos em casa é relativamente fácil, devendo ser feita da seguinte forma: 

  1. Lave um frasco de vidro com boca larga e tampa de plástico, como de café solúvel, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;
  2. Coloque o frasco e a tampa numa panela com água, cobrindo-os completamente;
  3. Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo à partir do início da fervura;
  4. Escorra o frasco e a tampa com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar;
  5. Feche o frasco sem tocar com as mãos na parte interna da tampa;

O ideal é deixar vários frascos preparados e esterilizados, que podem ser armazenados em um recipiente com tampa.

2. Fazer a higiene pessoal

A higiene da mulher também é muito importante para evitar a contaminação do leite a ser doado. Por isso deve-se:

  1. Lavar as mamas somente com água e secá-las com uma toalha limpa;
  2. Lavar as mãos até o cotovelo, com água e sabão, secando com uma toalha limpa;
  3. Usar uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos;
  4. Evitar falar durante a retirada do leite ou colocar uma máscara de proteção ou uma fralda de pano sobre o nariz e a boca.

3. Retirar o leite manualmente

Para iniciar a retirada do leite a mulher deve estar num local calmo e tranquilo, que favoreça a retirada do leite. Pensar no bebê pode ajudar na saída do leite, devido à estimulação da ocitocina, o hormônio responsável pela liberação do leite materno. 

Para iniciar a retirada do leite materno a mulher deve:

  1. Escolher um local limpo e tranquilo;
  2. Sentar-se numa cadeira ou sofá confortável;
  3. Massagear as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (auréola), para o corpo. 
  4. Segurar na mama de forma adequada, colocando o dedo polegar acima da linha em que acaba a auréola, e os dedos indicador e médio abaixo da auréola;
  5. Firmar os dedos e empurrar para trás, em direção ao corpo;
  6. Apertar o polegar contra os outros dedos até sair leite;
  7. Desprezar os primeiro jatos de leite ou gotas;
  8. Retirar o leite da mama, posicionando o frasco debaixo da auréola;
  9. Realizar a retirada do leite, até que a mama fique completamente vazia e mais maleável;
  10. Fechar bem o frasco com a tampa;
  11. Colocar um rótulo com o nome e a data da retirada. Após, colocar o frasco no freezer ou congelador, durante no máximo 10 dias.

Veja também como retirar o leite com a bombinha.

O frasco pode ser enchido até 2 dedos da sua borda e também é possível usar o mesmo frasco para coletas diferentes. Para isso deve-se colocar o leite retirado num copo de vidro, devidamente esterilizado, e depois basta adicionar ao frasco de leite que já está congelado. 

Se existir alguma dificuldade durante a retirada do leite, a mulher pode entrar em contato com o banco de leite humano ou com uma Unidade Básica de Saúde.

Onde guardar o leite materno 

O leite recolhido deve ser mantido no freezer ou no congelador da geladeira por no máximo 10 dias. Mesmo adicionando leite de dias diferentes deve-se ter em consideração o dia do primeiro leite retirado. 

Nesse prazo, a mulher deve entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo ou se informar sobre como transportá-lo. Em alguns casos, também pode ser possível que o leite seja coletado no domicílio.

Qual o momento certo de retirar leite para doação 

A mulher pode começar a retirar leite para doação a partir do nascimento do bebê, logo após cada mamada. Para isso deve-se deixar o bebê mamar o quanto desejar, e quando estiver satisfeito, retirar o leite que restou na mama para doar.

Benefícios de doar leite materno 

A doação de leite materno é muito importante, pois 1 litro de leite doado pode alimentar mais de 10 bebês internados, dependendo do peso. Esse leite pode trazer vários benefícios para os bebês internados, como:

  • Aumentar as chances de se recuperarem mais rápido;
  • Garantir que se desenvolvem com saúde;
  • Estimular a proteção natural contra infecções, diarreias e alergias;
  • Reduzir o risco de desenvolver sobrepeso, obesidade ou diabetes tipo 2, no futuro.

Já para a mulher que faz a doação, também existem outros benefícios como a diminuição das chances de desenvolver câncer de mama e aumento da produção de leite materno, que acontece devido ao estímulo frequente de esvaziar a mama até ao fim após cada mamada.

Como começar a doar leite materno

Quando a mulher decide doar seu leite materno deve entrar em contato com o banco de leite humano mais próximo da sua casa ou ligar para o Disque Saúde 136 porque primeiro é necessário realizar o cadastro. 

Após o agendamento da visita da equipe do banco de leite, os técnicos explicam pessoalmente como realizar a coleta corretamente para não haver contaminação, e verificam os exames do pré-natal que confirmam a saúde da mulher, em relação às doenças que impedem a doação de leite. 

O banco de leite também oferece máscara, touca e frascos de vidro para realizar a doação de forma higiênica. 

No banco de leite humano, o leite materno passa por rigorosos testes para garantir que não houve nenhuma contaminação, e após ser aprovado pode ser distribuído nos hospitais onde será usado nas unidades neonatais.

Quando não pode fazer a doação do leite materno 

A mulher não deverá amamentar o seu bebê, nem fazer a retirada do leite materno para doar, nos seguintes casos:

  • Se estiver doente, conforme prescrição médica;
  • Se estiver tomando algum remédio. Saiba quais são os remédios proibidos na amamentação 
  • Se estiver infectada com vírus de doenças graves como HIV;
  • Se tiver consumido drogas ou bebidas alcoólicas;
  • Após ter um episódio de vômito ou diarreia, porque pode estar doente, e necessita de ajuda médica. 

Nessas situações a mulher não deverá efetuar a doação de leite para não prejudicar a saúde do bebê que irá receber o leite impróprio.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • RBLH BRASIL. Doação de leite humano. Disponível em: <https://rblh.fiocruz.br/doacao-de-leite-humano-0>. Acesso em 28 mai 2022
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.