Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como limpar a mamadeira para tirar o mau cheiro e o amarelado

Para limpar a mamadeira, especialmente o bico de silicone e a chupeta do bebê, o que se pode fazer é lavar primeiro com água quente, detergente e um escova própria que chegue ao fundo da mamadeira, para remover os resíduos visíveis e depois deve-se esterilizar com água fervente para matar os germes que causam mau cheiro.

Depois disso os recipientes de plástico podem ficar de molho numa bacia durante 1 hora com: 

  • Água suficiente para cobrir tudo;
  • 2 colheres de sopa de água sanitária; 
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Depois disso, deve-se lavar tudo com água limpa corrente. Isso irá deixar tudo bem limpo, removendo a cor amarelada da mamadeira e da chupeta, deixando tudo bem limpo e transparente novamente. Mas além disso, ainda é importante esterilizar tudo, eliminando completamente todos os germes, da mamadeira e da chupeta. A seguir, indicamos 3 formas de fazer isso:

Como limpar a mamadeira para tirar o mau cheiro e o amarelado
Como limpar a mamadeira para tirar o mau cheiro e o amarelado

1. Na panela de água fervente

Colocar a mamadeira, o bico da mamadeira e a chupeta numa panela e cobrir com água, levando ao fogo para ferver. Após a água iniciar a fervura, deve-se deixar no fogo por mais 5 a 10 minutos, em seguida, deve-se colocar tudo para secar naturalmente, em cima de uma folha de papel de cozinha. 

Deve-se evitar secar os utensílios do bebê com qualquer tipo de pano, para que não ocorra contaminação por micro-organismos e para que não fiquem fiapos do tecido nos objetos. Após a secagem natural, deve-se guardar a mamadeira e os bicos, sem fechá-los completamente, dentro do armário da cozinha. 

2. No micro-ondas

Para limpar profundamente a mamadeira e a chupeta no micro-ondas é preciso colocar tudo dentro de uma tigela de vidro, num recipiente de plástico próprio para micro-ondas ou no esterilizador de micro-ondas, que se compra nas farmácias ou lojas de produtos para bebês e crianças.

O procedimento é feito colocando os utensílios no recipiente e cobrindo-os com água, levando ao micro-ondas em potência máxima por cerca de 8 minutos, ou de acordo com a orientação do fabricante do produto.

Em seguida, deve-se deixar as mamadeiras, os bicos e as chupetas secarem naturalmente, em cima de uma folha de papel de cozinha. 

3. No esterilizador elétrico

Nesse caso, deve-se seguir as orientações do fabricante, que vem na caixa do produto. Em geral, o procedimento dura cerca de 7 a 8 minutos, e o aparelho traz a vantagem de desgastar menos os objetos, prolongando sua vida útil. Após o processo, pode-se deixar os utensílios secando no próprio aparelho antes de guardá-los em um recipiente bem fechado.

Como limpar a mamadeira para tirar o mau cheiro e o amarelado
Como limpar a mamadeira para tirar o mau cheiro e o amarelado

Com que frequência se deve esterilizar

A esterilização das chupetas e mamadeiras deve ser feita sempre antes de usar pela primeira vez e, em seguida deve ser feita 1 vez por dia até o primeiro ano de vida ou sempre que caírem no chão ou entrarem em contato com superfícies sujas.

Esse procedimento é importante para evitar o desenvolvimento de micro-organismos nos bicos, chupetas e mamadeiras do bebê, que podem acabar causando problemas como infecções intestinais, diarreia e cáries, pois as crianças são frágeis e não têm o sistema imunológico completamente desenvolvido.

Uma boa dica é ter, pelo menos, 2 a 3 mamadeiras e chupetas iguais para que quando uma estiver de molho ou sendo esterilizada, a outra possa ser usada.

O que não se deve fazer 

Algumas formas de limpeza que são desaconselhadas na limpeza da mamadeira e da chupeta do bebê são:

  • Lavar estes recipientes com sabão em pó, porque é um produto muito forte e que irá deixar sabor na mamadeira e na chupeta;
  • Deixar tudo de molho numa bacia, mas sem manter tudo coberto pela água. Colocar um pratinho em cima de tudo pode garantir que realmente fica tudo de molho;
  • Lavar a mamadeira e a chupeta na máquina de lavar loiça junto de outros objetos de cozinha, porque pode não ficar devidamente limpo;
  • Deixar a mamadeira de molho somente com água e um pouquinho de detergente com a tampa virada para dentro em cima da pia da cozinha durante toda a noite;
  • Secar a mamadeira e a chupeta com pano de prato porque podem ficar fiapos que a criança pode engolir; 
  • Guardar estes objetos ainda molhados ou húmidos dentro do armário da cozinha porque pode facilitar a proliferação de fungos que não são vistos à olho nu.

Também não é recomendado limpar a mamadeira e a chupeta apenas 1 vez por mês ou 1 vez por semana, porque ficam vestígios de leite e saliva que promovem a proliferação de micro-organismos que causam doenças no bebê. 

Como limpar o isopor da mamadeira

Além da mamadeira e da chupeta também é importante manter o isopor, onde se coloca a mamadeira. Nesse caso, é indicado lavá-lo diariamente com uma esponja macia, um pouco de detergente e 1 colher de bicarbonato de sódio, que irá ajudar a remover todos os restos de leite e microorganismos.

Depois deve-se deixar secar naturalmente virado para baixo, em cima de pano de prato limpo ou, de preferência, em cima de uma folha de papel de cozinha.

Que tipo de mamadeira e chupeta comprar

As melhores mamadeiras e chupetas são aquelas que não contém bisfenol A, também conhecido como BPA, e ftalatos, que são substâncias liberadas quando esses objetos entram em contato com o calor, e que podem ser tóxicas para o bebê.

Quando o produto não tem esse tipo de substância, é fácil reconhecer, porque está sempre escrito na caixa destes produtos, com as seguintes informações: sem PVC, sem DEHP ou free HDPE e BPA-free. A mesma regra vale para todos os outros objetos da criança, como brinquedos e chocalhos, que ela costuma colocar na boca.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...