Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tirar água do ouvido

Uma ótima forma para tirar água do ouvido consiste em inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, encher a boca de ar e pular até que a água saia. Outra forma é colocar um pouquinho de água morna numa seringa sem agulha e colocar no ouvido entupido porque isto dilata a região e tira a bolha de ar que se formou, permitindo que a água do ouvido saia mais facilmente.

Mas se estas técnicas não funcionarem pode-se ainda experimentar outras como:

  1. Colocar no ouvido a ponta de um toalha ou papel, mas sem forçar, para absorver a água;
  2. Puxar levemente o ouvido para trás, enquanto se inclina a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurando pela parte de cima da orelha;
  3. Utilizar um secador de cabelo na potência mínima para secar o ouvido, mas evitando usar com uma temperatura muito quente para não queimar a pele.

Caso estes métodos para tirar água do ouvido continuem não sendo eficazes, pode-se ir numa farmácia e pedir para fazer uma lavagem no ouvido ou ir ao médico para remover corretamente a água e evitar uma infecção do ouvido.

Se depois de retirar a água continuar sentindo dor no ouvido, veja como pode aliviar a dor naturalmente.

Outras formas para tirar água do ouvido, como usar vinagre ou álcool, devem ser evitadas pois além de não serem formas seguras de retirar a água, aumentam o risco de infecção no ouvido.

Secar a orelha apenas com uma toalhaSecar a orelha apenas com uma toalha
Como puxar a orelha para tirar águaComo puxar a orelha para tirar água

Porém, se a sensação de água no ouvido surgir, mas não se tiver estado numa piscina ou dentro de água, pode ser sinal de outro problema como a presença de um inseto no canal auditivo. Veja o que fazer para remover insetos do ouvido.

Como tirar água do ouvido do bebê

A melhor forma para tirar água do ouvido de bebê é apenas secar o ouvido com a toalha, porém, caso o bebê continue com desconforto deve-se levá-lo ao pediatra para evitar agravar a dor no ouvido ou permitir o desenvolvimento de uma infecção.

Para evitar que a água entre no ouvido do bebê uma boa dica é, durante o banho, colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um creme hidratante sobre o algodão, pois a gordura presente no creme não permite que a água entre com facilidade.

Quando ir no médico

É normal que os sintomas de água no ouvido como dor ou diminuição da audição surjam após ir na piscina ou tomar banho, no entanto, se surgirem quando o local não esteve em contato com água pode ser sinal de infecção e, por isso, é importante consultar um otorrino para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...