Uma ótima forma para tirar rapidamente o acúmulo de água do interior do ouvido consiste em inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar com a boca e, depois, fazer movimentos bruscos com a cabeça, desde a posição natural da cabeça até perto do ombro.
Outra forma caseira é colocar uma gota de uma mistura feita com partes iguais de álcool isopropílico e vinagre de maçã dentro do ouvido afetado. Uma vez que o álcool evapora com o calor, irá secar a água que se encontra no canal auditivo, enquanto o vinagre irá ter uma ação protetora contra infecções.

Mas se estas técnicas não funcionarem, pode-se ainda experimentar outras formas como:
- Colocar no ouvido a ponta de um toalha ou papel, mas sem forçar, para absorver a água;
- Puxar levemente a orelha em várias direções, enquanto se coloca o ouvido entupido virado para baixo;
- Secar o ouvido com um secador de cabelo, na potência mínima e a alguns centímetros de distância, para secar o ouvido.
Caso estes métodos continuem não sendo eficazes, o ideal é consultar um otorrinolaringologista para retirar corretamente a água e evitar uma infecção do ouvido.
Já quando se consegue remover a água, mas continua existindo dor no canal auditivo, existem outras técnicas naturais que podem ajudar como aplicar uma compressa morna sobre o ouvido. Veja esta e outras técnicas que ajudam a aliviar a dor de ouvido.
Confira no vídeo a seguir mais dicas para tirar água do ouvido:
Como tirar água do ouvido do bebê
A forma mais segura para tirar água do ouvido do bebê é apenas secar o ouvido com uma toalha suave. Porém, caso o bebê continue com desconforto deve-se levá-lo ao pediatra para evitar o desenvolvimento de uma infecção.
Para evitar que a água entre no ouvido do bebê uma boa dica é, durante o banho, colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um pouquinho de vaselina sobre o algodão, pois a gordura presente no creme não permite que a água entre com facilidade.
Além disso, sempre que for preciso ir na piscina ou na praia, deve-se colocar um tampão de ouvido para impedir a entrada da água ou colocar uma touca de banho sobre o ouvido, por exemplo.
Quando ir ao médico
É normal que os sintomas de água no ouvido como dor ou diminuição da audição surjam após ir na piscina ou tomar banho, no entanto, se surgirem quando o local não esteve em contato com água pode ser sinal de infecção e, por isso, é importante consultar um otorrino para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.
Além disso, quando a dor agrava muito rapidamente ou não melhora em 24h, deve-se consultar um otorrinolaringologista, para identificar se existe algum tipo de infecção e iniciar o tratamento adequado.