Como tirar água do ouvido: 5 truques simples para fazer em casa

Revisão clínica: Manuel Reis
Enfermeiro

Para tirar a água do ouvido que pode acontecer depois banho de piscina ou no mar, por exemplo, podem ser realizadas medidas caseiras, como colocar a pontinha da toalha no canal auditivo para absorver a água, ou puxar a orelha em várias direções para facilitar a saída da água. 

É importante não forçar nenhuma das medidas caseiras e nem fazer uso de outras técnicas além das que forem aqui mencionadas, pois pode aumentar o risco de lesão no canal auditivo e comprometer a audição.

No entanto, caso essas medidas não funcionem ou quando existem sintomas como dor no ouvido ou saída de secreção, o ideal é consultar um otorrinolaringologista para retirar corretamente a água e iniciar o tratamento adequado para aliviar os sintomas.

Veja no vídeo a seguir algumas dicas para tirar a água do ouvido:

Dicas para tirar água do ouvido

Alguns truques que podem ajudar a tirar a água do ouvido mais facilmente são:

1. Inclinar a cabeça

Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, segurar o máximo de ar com a boca e, depois, fazer movimentos bruscos com a cabeça, desde a posição natural da cabeça até perto do ombro.

Outra opção é inclinar a cabeça para o lado do ouvido tapada e dar pequenos saltos, já que podem favorecer a saída da água.

2. Usar a ponta de uma toalha

Colocar no ouvido entupido a ponta de uma toalha durante alguns segundos, mas sem forçar a sua entrada no ouvido, apenas de forma a promover a absorção de água. 

É importante que a toalha não tenha restos de areia e que não esteja úmida, pois assim é possível evitar infecções, assim como garantir um maior efeito de absorção.

3. Puxar a orelha em várias direções

Inclinar a cabeça para o lado do ouvido entupido, esticar e puxar levemente em várias direções para fazer com que a água se mova e seja possível sair do ouvido

4. Usar um secador de cabelo

Utilizar um secador de cabelo na potência mínima e com alguns centímetros de distância do rosto para secar o ouvido. No caso de crianças, deve o secador de cabelo deve ser usado por um adulto para evitar o mal uso do equipamento e a ocorrência de lesões no canal auditivo e na orelha.

5. Usar álcool isopropílico e vinagre de maçã

Aplicar uma gota de uma mistura feita com partes iguais de álcool isopropílico e vinagre de maçã dentro do ouvido afetado. Uma vez que o álcool evapora com o calor, irá secar a água que se encontra no canal auditivo, enquanto o vinagre irá ter uma ação protetora contra infecções.

Já quando se consegue remover a água, mas continua existindo dor no canal auditivo, existem outras técnicas naturais que podem ajudar como aplicar uma compressa morna sobre o ouvido. Veja esta e outras técnicas que ajudam a aliviar a dor de ouvido.

Quando ir ao médico

Quando a água no ouvido não sai mesmo após a realização das técnicas caseiras, é importante que o médico seja consultado para que o tratamento mais adequado seja feito e, assim, seja possível prevenir complicações.

É normal que os sintomas de água no ouvido como dor ou diminuição da audição surjam após ir na piscina ou tomar banho, no entanto, se surgirem quando o local não esteve em contato com água pode ser sinal de infecção e, por isso, é importante consultar um otorrino para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Além disso, quando a dor agrava muito rapidamente ou não melhora em 24h, deve-se consultar um otorrinolaringologista, para identificar se existe algum tipo de infecção e iniciar o tratamento adequado.

Como tirar água do ouvido do bebê

A forma mais segura para tirar água do ouvido do bebê é apenas secar o ouvido com uma toalha suave. Porém, caso o bebê continue com desconforto deve-se levá-lo ao pediatra para evitar o desenvolvimento de uma infecção.

Para evitar que a água entre no ouvido do bebê uma boa dica é, durante o banho, colocar um pedacinho de algodão na orelha de forma a tapar o ouvido e passar um pouquinho de vaselina sobre o algodão, pois a gordura presente no creme não permite que a água entre com facilidade.

Além disso, sempre que for preciso ir na piscina ou na praia, deve-se colocar um tampão de ouvido para impedir a entrada da água ou colocar uma touca de banho sobre o ouvido, por exemplo.

Esta informação foi útil?

Escrito por Manuel Reis - Enfermeiro. Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Manuel Reis - Enfermeiro, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • UNIVERSITY OF IOWA HOSPITALS & CLINICS. Otitis externa: Get rid of swimmer's ear. Disponível em: <https://uihc.org/health-topics/otitis-externa-get-rid-swimmers-ear>. Acesso em 26 mar 2020
  • CDC. Facts About “Swimmer’s Ear”. Disponível em: <https://www.cdc.gov/healthywater/pdf/swimming/resources/pseudomonas-factsheet_swimmers_ear.pdf>. Acesso em 26 nov 2019
Mostrar bibliografia completa
  • NHS. Water precautions for ears. 2019. Disponível em: <https://www.northdevonhealth.nhs.uk/wp-content/uploads/2017/06/water_precautions_for_ears.pdf>. Acesso em 26 nov 2019
Revisão clínica:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Tuasaude no Youtube

  • Como tirar ÁGUA DO OUVIDO rápido

    03:56 | 350206 visualizações