Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Desenvolvimento do bebê com 1 ano: peso, sono e alimentação

O bebê com 1 ano começa a ser mais independente e querer descobrir tudo sozinho. Começa a cantar, rir e falar cada vez mais. A partir desta fase o ganho de peso será menor à medida que o crescimento será maior.

Nesta fase o bebê não gosta de estranhos, nem de ficar longe da mãe, nem em lugares estranhos. No entanto, aos poucos vai se familiarizando com as pessoas e pode mostrar afeto e carinho por pessoas, brinquedos e animais domésticos.

Normalmente os bebês com 1 ano de idade se assustam com barulhos como a máquina de lavar roupa, liquidificador e apesar de não gostar de emprestar seus brinquedos, gosta de ver e pegar os brinquedos de outras crianças.

Desenvolvimento do bebê com 1 ano: peso, sono e alimentação

Peso do bebê com 1 ano

A tabela seguinte indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como estatura, perímetro cefálico e ganho mensal esperado:

 MeninoMenina
Peso8,6 a 10,8 kg8 a 10,2 kg
Altura73 a 78 cm71 a 77 cm
Medida da cabeça44,7 a 47,5 cm43,5 a 46,5 cm
Ganho de peso mensal300 g300 g

Alimentação do bebê com 1 ano

A alimentação do bebê a partir do 1 ano de idade está relacionada com a introdução de novos alimentos. Alguns bebês podem rejeitar comida, por isso, alguns conselhos para acrescentar os novos alimentos nas refeições do bebê incluem:

  • Oferecer o novo alimento em pouca quantidade;
  • Introduzir um alimento novo a cada 1-2 dias;
  • Deixar o bebê comer como ele quiser;
  • Não fazer grandes mudanças nas refeições em que há um alimento novo;
  • Verificar se o alimento foi bem digerido pelo bebê.

O bebê com 1 ano não deve comer café, chá, frituras, alimentos com temperos fortes, amendoim, pipoca, chocolate, amêndoa, camarão, bacalhau e morango e deve beber cerca de 500-600 ml de leite por dia. Veja também: Alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses.

Desenvolvimento do bebê com 1 ano

O bebê com 1 ano gosta muito de andar e de se mexer e provavelmente já dá os primeiros passos sozinho, já fica de pé mas com ajuda, encaixa os brinquedos, compreende ordens, ajuda a mãe quando está a ser vestido, já fala pelo menos quatro palavras, gosta de se exibir, tenta usar a colher para comer e coloca objetos dentro dos outros.

Como o bebê está começando a andar os pais devem investir num sapato adequado, para que o desenvolvimento do pé do bebê não seja prejudicado. Veja os cuidados que deve ter ao comprar sapatos para bebê.

O bebê com 1 ano chora quando é separado da mãe, não gosta de lugares estranhos, fica tímido quando está com pessoas estranhas e aprende com tudo o que a mãe faz e diz. Ao 1 ano de idade, o bebê já deve ter os 8 dentes incisivos.

Assista o vídeo para saber o que faz o bebê nessa fase e como você pode ajudá-lo a se desenvolver mais rápido:

Sono do bebê com 1 ano

O sono do bebê com 1 ano é muito importante , pois ele com esta idade pode ter algumas dificuldades em adormecer e demorar de 15 minutos a 1 hora. Para o ajudar a dormir, após o leite da ceia, o bebê deve estar num ambiente calmo, sossegado e sem barulho.

O bebê já deve dormir no seu quarto.

Brincadeira para bebê com 1 ano

O bebê com 1 ano gosta de atirar os brinquedos para o chão e se alguém os apanhar ele pensa que está brincando e joga-os de novo. Nesta fase a criança precisa estar sempre com algum adulto por perto para garantir a sua segurança. 

Outra boa brincadeira é empilhar objetos, mas esconder objetos para que o bebê possa encontra-lo pode deixa-lo ocupado por alguns minutos.

Como evitar acidentes do bebê entre 1 e 2 anos

Para evitar acidentes com a criança dos 12 aos 24 meses há certas medidas de segurança que devem ser adotadas, como:

  • Colocar portões nas escadas, redes de segurança nas sacadas e varandas e grades nas janelas para evitar quedas;
  • Colocar travas nas portas dos automóveis para que a criança não consiga abrir;
  • Assegurar que as portas de saída para a rua ou áreas perigosas estão trancadas;
  • Cobrir as piscinas quando não são utilizadas;
  • Colocar um portão baixo impedindo a passagem da criança para a cozinha, pois é o local onde ocorrem a maior parte dos acidentes nesta faixa etária;
  • Evitar brinquedos com peças pequenas ou facilmente removíveis, pois a criança pode se sufocar.

Estas medidas de segurança evitam acidentes como asfixia, quedas e queimaduras, muito frequentes em crianças. Veja o que o bebê com 24 meses já consegue fazer.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Longitud/estatura para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/height_for_age/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Perímetro cefálico para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/hc_para_edad/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Patrones de crecimiento infantil: Peso para la edad. Disponível em: <https://www.who.int/childgrowth/standards/peso_para_edad/es/>. Acesso em 30 Nov 2020
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem