Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Mastite

A mastite é uma inflamação da mama que provoca o surgimento de sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão na mama

Geralmente, a mastite surge em mulheres que estão amamentando, devido ao entupimento dos canais por onde passa o leite, mas também pode acontecer em qualquer fase da vida da mulher devido à entrada de bactérias na mama, através de feridas no mamilo ou piercings, por exemplo.

A mastite tem cura e o seu tratamento deve ser iniciado o mais cedo possível para evitar o desenvolvimento de bactérias no tecido inflamado, provocando uma infecção e piora dos sintomas.

Dor provocada pela mastiteDor provocada pela mastite
Inflamação dos canais do leite na mastiteInflamação dos canais do leite na mastite

Tratamento para mastite

O tratamento para mastite deve ser orientado por um ginecologista, mas, normalmente, é iniciado com descanso e esvaziamento frequente da mama afetada com bomba, devendo-se oferecer mais vezes a mama não afetada para o bebê mamar, por exemplo.

Além disso, a mulher também pode aliviar os sintomas da mastite colocando compressas frias sobre a região dolorida. Porém, caso precise amamentar nos próximos 10 minutos, é recomendado aplicar uma compressa morna ou tomar um banho quente para facilitar a saída do leite. Saiba mais sobre como tratar este problema: Tratamento para mastite.

Nos casos mais graves de mastite, em que a mulher desenvolveu uma infecção, o médico pode ainda receitar o uso de antibióticos, como Amoxicilina ou Clindamicina, ou remédios anti-inflamatórios e analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, até que a infecção seja eliminada da mama.

Sintomas de mastite

Os sintomas iniciais de mastite são semelhantes ao de uma gripe e, por isso, a mulher pode sentir cansaço excessivo, calafrios e mal estar geral. No entanto, outros sintomas incluem:

  • Dor na mama afetada;
  • Inchaço da mama afetada;
  • Vermelhidão do local afetado;
  • Surgimento de caroço junto do local dolorido;

Normalmente, os sintomas de mastite surgem apenas em uma mama, no entanto, caso a mulher deixe a outra mama encher em excesso, também pode causar o desenvolvimento de uma mastite.

O que fazer para evitar uma mastite

O que se deve fazer para evitar uma mastite é garantir que as mamas são esvaziadas frequentemente pelo bebê. Isto é, a mulher deve oferecer uma mama ao bebê e só depois de estar esvaziada, oferecer a outra, alternando as mamas na mamada seguinte. Veja mais dicas em: Como amamentar.

Além disso, também é aconselhado que a mulher utilize sutiãs e roupas de algodão pouco apertadas, evitando pressão excessiva sobre as mamas e prevenindo o desenvolvimento de bactérias.

Conheça outro problema comum durante a amamentação:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...