Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos

Para aliviar a dor, coceira e desconforto do bebê pelo nascimento dos primeiros dentes, existem remédios naturais que auxiliam os pais e o bebê a passar por esta fase. O remédio mais conhecido é a Camomilina C, que é um composto natural que ajuda a aliviar a dor.

A Camomilina C é um feito à base de camomila e alcaçuz, que ajudam a aliviar a dor, coceira e desconforto do bebê, por suas propriedades terapêuticas como ação anti-inflamatória, antioxidante, analgésica e antisséptica. No entanto, o uso da camomilina C apenas é indicado para bebê o a partir dos 4 meses de idade. Saiba mais sobre a Camomilina C.

Apesar dos medicamentos naturais terem um efeito positivo na maioria das vezes, caso haja febre alta ou o bebê recuse a alimentação, pode ser necessário o uso de analgésicos contendo paracetamol, e estes apenas o pediatra poderá indicar, pois é necessário verificar peso, idade e intensidade da dor.

Remédios para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos

Como usar a Camomilina C

Para usar a camomilina C recomenda-se misturar o conteúdo de uma cápsula em uma pequena quantidade de água e oferecer ao bebê, usando uma seringa sem agulha, duas vezes ao dia. Outra opção pode ser substituir a água por leite materno ou qualquer outro tipo de leite que o bebê consuma.

Quando usar remédios de farmácia

Em caso de febre ou diarreia, pode ser necessário o uso de remédios de farmácia como o paracetamol infantil. Este medicamentos é vendido já na forma para bebês em farmácias, no entanto é essencial a confirmação da necessidade do remédio pelo pediatra.

Existem pomadas para o alívio da dor?

Mesmo com a venda livre de pomadas e géis que reduzem a dor em farmácias, não é recomendado que sejam aplicados em bebês sem orientação de um pediatra. Isso porque, as crianças têm maior risco de sofrer efeitos colaterais como alergias e até parada cardíaca, além do risco de sufocamento pelo excesso de saliva e perda do reflexo de deglutição.

Cuidados durante o nascimento dos dentinhos

Durante o nascimento dos dentes do bebê, recomenda-se atenção durante a amamentação, pois nesta fase o bebê baba bastante. Assim, para que não haja o risco de engasgo pelo líquido em excesso, indica-se que a amamentação seja feita com o bebê na posição sentada. Também é indicado checar os dedinhos, pois ao fazer o movimento de levar a mão à boca, na tentativa de coçar a gengiva, o bebê pode acabar ferindo os dedos. 

Em certas ocasiões pode aparecer a necessidade de hidratar a pele do rosto e queixo do bebê, pois o excesso de saliva excessivo pode irritar a pele.

Quando os dentes terminarem de nascer, sugere-se escovar desde a primeira semana, com creme dental próprio para a idade da criança e com escova de dentes própria para bebês. Saiba como é feita a escovação dos dentes do bebê.

Bibliografia >

  • FDA. DA takes action against the use of OTC benzocaine teething products due to serious safety risk, lack of benefit. Disponível em: <https://www.fda.gov/news-events/press-announcements/fda-takes-action-against-use-otc-benzocaine-teething-products-due-serious-safety-risk-lack-benefit>. Acesso em 20 Jul 2020
  • PHYTOMEDICINE. Long-term Chamomile (Matricaria chamomilla L.) treatment for generalized anxiety disorder: A randomized clinical trial. 2016. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5646235/>. Acesso em 20 Jul 2020
  • PHARMACOMETRICS. Inhibitory effect of glycyrrhetinic acid derivatives on arachidonic acid-induced mouse ear oedema. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.2042-7158.1988.tb05242.x?sid=nlm%3Apubmed>. Acesso em 20 Jul 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem