Climene: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Climene é um hormônio sintético indicado para terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa, aliviando sintomas como ondas de calor, suor noturno, insônia, depressão, incontinência urinária ou ressecamento vaginal.

Além disso, esse remédio pode ser indicado para prevenir a osteoporose na pós menopausa, além de tratar a falência ovariana ou hipogonadismo feminino, pois contém dois hormônios, o valerato de estradiol e o acetato de ciproterona, que repõem o estrogênio e a progesterona no organismo.

Leia também: Terapia de reposição hormonal: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/reposicao-hormonal

O Climene pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos e deve ser usado somente com indicação do ginecologista.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Climene é indicado para:

  • Terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa;
  • Hipogonadismo feminino;
  • Ooforectomia, que é a cirurgia de retirada dos ovários;
  • Falência ovariana primária em mulheres com útero intacto;
  • Prevenção da osteoporose na pós menopausa.

O uso de Climene só deve ser feito com indicação do ginecologista e pelo tempo de tratamento recomendado pelo médico.

Leia também: Tratamento para menopausa: remédios, opções naturais e alimentação tuasaude.com/tratamento-para-menopausa

Qual hormônio tem no Climene?

O Climene contém dois hormônios, o valerato de estradiol, que é um estrogênio, e o acetato de ciproterona, que é um progestágeno.

Esses hormônios ajudam a repor o estrogênio que está diminuído na menopausa, a regular o ciclo menstrual de mulheres jovens e reduzir a reabsorção óssea na pós menopausa.

O Climene não inibe a ovulação e, por isso, não deve ser usado como método contraceptivo.

Como tomar

O Climene deve ser tomado por via oral, com um copo de água, e sempre no mesmo horário.

Esse remédio possui 21 comprimidos, sendo 11 comprimidos brancos contendo apenas 2 mg de valerato de estradiol, e 10 comprimidos rosados contendo 2 mg de valerato de estradiol e 1 mg de acetato de ciproterona.

O tratamento com Climene deve ser iniciado tomando 1 comprimido branco durante 11 dias seguidos e depois 1 comprimido rosado por dia durante 10 dias, totalizando 21 dias de tratamento.

Após terminar a cartela de Climene, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e depois iniciar outra cartela, no mesmo dia da semana que se iniciou a cartela anterior.

Leia também: Reposição hormonal natural: 8 opções para a menopausa tuasaude.com/reposicao-hormonal-natural

Como iniciar o tratamento

No caso de mulheres que ainda menstruam, o tratamento com Climene deve ser iniciado no 5º dia após o início da menstruação.

Já o caso de mulheres que não menstruam, têm menstruação pouco frequente ou que estejam na pós-menopausa, pode-se iniciar o tratamento com Climene em qualquer dia do mês. No entanto, é recomendado fazer um teste de gravidez antes de iniciar o uso do Climene.

O que fazer em caso de esquecimento

No caso de esquecer de tomar 1 comprimido de Climene, deve-se tomar assim que lembrar.

No entanto, se o período de esquecimento for maior que 24 horas do horário habitual, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar.

Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do Climene são aumento ou diminuição do peso, dor de cabeça, náusea, dor abdominal ou sangramento vaginal.

Além disso, o Climene pode causar coceira, urticária, rash cutâneo, tontura, depressão, ansiedade, dor ou sensibilidade nas mamas, inchaço, distúrbios visuais ou intolerância às lentes de contato.

O Climene também pode causar reações alérgicas graves com sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O Climene não deve ser usado por crianças, adolescentes, homens, mulheres grávidas ou em amamentação.

Esse remédio também não deve ser usado por mulheres com sangramento vaginal anormal não diagnosticado, alterações no útero, câncer de mama, de endométrio, de ovário ou outros cânceres dependentes de estrogênios e/ou progesterona.

O Climene não deve ser usado por mulheres com doenças ou tumores no fígado, meningioma, triglicerídeos altos no sangue, histórico de coágulos no sangue, trombose venosa profunda, embolia pulmonar, AVC, angina ou infarto.

Além disso, o Climene não deve ser usado por mulheres que tenham alergia ao valerato de estradiol, acetado de ciproterona ou qualquer outro componente dos comprimidos.

Vídeos relacionados