Tibolona: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

março 2022

A tibolona é um remédio indicado como terapia de reposição hormonal na menopausa, pois tem um efeito estrogênico, que ajuda repor a quantidade de estrogênios, que se encontra diminuída na menopausa e, assim, aliviar os sintomas, como ondas de calor ou suor excessivo e, também ajuda na prevenção da osteoporose.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 1,25 mg ou 2,5 mg, com os nomes comerciais Reduclim, Livial ou Libiam, por exemplo, mas também pode ser encontrado como genérico sob a designação “tibolona”.

A tibolona deve ser usada somente com indicação médica, pois é contraindicada para mulheres com história atual ou suspeita de câncer de mama ou endométrio, doenças graves no fígado ou problemas circulatórios.

Para que serve

A tibolona é indicada para a terapia de reposição hormonal, ajudando a aliviar os sintomas de ondas de calor, suor noturno, irritação vaginal, depressão e diminuição do desejo sexual resultantes da menopausa.

Além disso, este remédio também pode ser usado como prevenção da osteoporose, quando existe elevado risco de fraturas, quando a mulher não pode tomar outros medicamentos ou quando outros tratamentos não foram eficazes. 

Geralmente, a melhoria dos sintomas surge ao fim de poucas semanas, porém, os melhores resultados surgem ao final de três meses de tratamento. Saiba como identificar os sintomas da menopausa e o que fazer

Como usar

A tibolona deve ser tomada por via oral, com um copo de água, de preferência sempre no mesmo horário.

As doses normalmente recomendadas variam da tibolona de 1,25 mg a 2,5 mg por dia, em dose única diária, e deve ser usada pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, que geralmente deve ter uma duração de pelo menos três meses.

No caso de se esquecer de tomar o comprimido no horário certo, tomar assim que lembrar se o esquecimento for no período de até 12 horas do horário habitual. Após 12 horas de esquecimento, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com a tibolona são dor abdominal, aumento de peso, sangramento vaginal ou spotting, corrimento vaginal espesso de cor branca ou amarelada, dor nas mamas, coceira na vagina, candidíase vaginal, vaginite, crescimento excessivo de pelos no rosto ou acne.

Quem não deve usar

A tibolona não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por mulheres com história de câncer de mama ou endométrio, trombose, problemas cardíacos, com o funcionamento do fígado alterado, com porfiria ou com sangramento vaginal sem causa aparente.

Além disso, o uso da tibolona não deve ser feito antes de 12 meses após a última menstruação natural.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em março de 2022.

Bibliografia

  • LIBBS FARMACÊUTICA LTDA. Libiam (tibolona) comprimidos de 1,25 mg. 2018. Disponível em: <https://www.libbs.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Bula-Paciente-Ampliada.pdf>. Acesso em 25 mar 2022
  • EMS. Tibolona. 2015. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_tibolona_11190_1452.pdf>. Acesso em 25 mar 2022
Mostrar bibliografia completa
  • DRUGS.COM. Tibolone. Disponível em: <https://www.drugs.com/ppa/tibolone.html>. Acesso em 25 mar 2022
  • FORMOSO, G.; et al. Short-term and long-term effects of tibolone in postmenopausal women. Cochrane Database Syst Rev. 10. 10; CD008536, 2016
  • DEL RIO, J. P., et al. Tibolone as Hormonal Therapy and Neuroprotective Agent. Trends Endocrinol Metab. 31. 10; 742-759, 2020
  • CASTREJÓN-DELGADO, L.; et al. Effect of Tibolone on Bone Mineral Density in Postmenopausal Women: Systematic Review and Meta-Analysis. Biology (Basel). 10. 3; 211, 2021
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • COMO NÃO ENGORDAR NA MENOPAUSA

    04:02 | 58300 visualizações
  • MENOPAUSA | Dieta para Aliviar Sintomas

    06:23 | 482197 visualizações