10 chás para cistite (e como preparar)

Atualizado em julho 2023
Evidência científica

Os chás para cistite, como o chá de cavalinha, o chá de uva ursina ou o chá de salsa, possuem substâncias com propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam a aumentar a eliminação de urina e bactérias da bexiga, aliviando os sintomas da cistite e acelerando a recuperação.

A cistite é uma infecção e inflamação da bexiga, geralmente causada pela bactéria E. coli, causando sintomas como vontade frequente de urinar, sensação de peso na parte inferior da barriga, ardência ou queimação ao urinar. 

Esses chás para cistite não substituem o tratamento indicado pelo médico, no entanto, podem ser usados para complementar o tratamento com antibióticos recomendado pelo urologista ou clínico geral. Veja como é feito o tratamento para a cistite.  

Imagem ilustrativa número 1

10 chás para cistite

Algumas opções de chás para cistite são:

1. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha para cistite é um ótimo remédio caseiro pois esta planta medicinal, da espécie Equisetum arvense, é rica em potássio, ácido silícico e flavonoides, que lhe conferem propriedade diurética natural que aumenta o volume da urina, permitindo eliminar mais rapidamente os microrganismos que estão causando a infecção.

Além disso, esse chá possui ação anti-inflamatória que ajuda a reduzir a inflamação da bexiga, aliviando os sintomas da cistite e facilitando a recuperação dos tecidos afetados.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) do talo seco da cavalinha
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Ferver a água e em seguida adicioná-la em uma xícara contendo o talo seco da cavalinha. Deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e tomar a seguir

Colocar o talo seco da cavalinha na xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 5 a 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia, de preferência após as principais refeições do dia.

Este chá não deve ser utilizado por mais de 1 semana seguida, para evitar desidratação e eliminação de alguns minerais essenciais para o corpo e causar efeitos colaterais como diarreia, dor de cabeça forte, perda de peso, pancreatite, alteração da frequência cardíaca e fraqueza muscular.

Além disso, o chá de cavalinha não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham insuficiência cardíaca, pressão baixa e doenças renais.

2. Chá de uva-ursina

O chá para cistite com uva-ursina é rico em arbutina, hidroquinona e hidroxiacetofenona, com ação diurética, antisséptica e anti-inflamatória, que ajudam a aumentar a eliminação da urina, limpar e diminuir a inflamação das vias urinárias, sendo uma boa opção de chá para cistite.

Além disso, a uva-ursina também tem ação antimicrobiana, diminuindo a proliferação de microorganismos, especialmente a bactéria Escherichia coli (E. coli) que causa infecção na bexiga, uretra e rins e, por isso, é uma ótima opção de chá para cistite.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de folhas secas de uva-ursina;   
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Ferver a água junto com as folhas secas de uva-ursina por aproximadamente 15 minutos. Coar e beber de 2 a 3 xícaras por dia, por no máximo 5 dias.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, crianças menores de 12 anos e por pessoas com problemas de estômago como gastrite ou úlcera, por exemplo.

O chá de uva-ursina pode causar efeitos colaterais quando usado em quantidades maiores do que as recomendadas, causando sintomas como zumbido no ouvido, náusea, vômito, sensação de falta de ar ou convulsões.

3. Chá de salsa

A salsa, também conhecida como salsinha, além de ser um forte diurético natural, também ajuda na saúde dos rins, permitindo eliminar mais rapidamente a urina, o que ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário, combatendo a cistite. 

Ingredientes

  • 1 ramo ou 15 gramas de salsa fresca com talo; 
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Cortar a salsa em pequenos pedaços e adicionar na xícara com água fervente. Deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber até 3 vezes por dia.

O chá de salsa não deve ser usado por mulheres grávidas ou por pessoas com insuficiência renal ou cardíaca.

4. Chá alho e gengibre

O chá de alho e gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, e compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, que ajudam a combater os sintomas da cistite como dor ou queimação ao urinar. 

Além disso, esse chá ajuda a fortalecer o sistema imunológico e diminuir a duração da infecção.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho descascados e cortados ao meio;
  • 1 cm de raiz de gengibre ou ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 3 xícaras de água.

Modo de preparo

Ferver a água com o alho. Retirar do fogo e acrescentar o gengibre. Coar e servir a seguir. 

O chá de gengibre não deve ser consumido por pessoas que usam anticoagulantes, e por isso deve ser retirado do chá nesses casos. 

5. Chá de dente de leão

O chá de dente de leão, feito com a planta medicinal Taraxacum officinale, é rico em nitrilos, ácido fenilacético e desidrovomifoliol, com ação diurética e antibacteriana, que ajudam a aumentar a eliminação da urina e diminuem a quantidade de bactérias nas vias urinárias, ajudando a combater a cistite.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de raiz de dente de leão;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a raiz de dente de leão na xícara com água fervente e deixar repousar durante 10 minutos. Coar, deixar amornar e beber até 3 vezes ao dia.

Este chá não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação.

6. Chá de urtiga

O chá de urtiga, feito com a planta medicinal Urtica dioica, tem ação diurética ajudando a aumentar o volume de urina, favorecendo a eliminação de bactérias das vias urinárias. 

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas secas de urtiga na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Esperar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.

O chá de urtiga não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham problemas nos rins, como insuficiência renal, ou com problemas cardíacos como a insuficiência cardíaca, pois pode piorar os sintomas destas condições.

7. Chá verde

O chá verde, conhecido cientificamente de Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina, que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas, que ajudam a diminuir a inflamação na bexiga e a combater a infecção, sendo uma boa opção de chá para cistite. 

O chá verde pode ser utilizado na forma de chás, infusões ou extrato natural, e deve ser utilizado com orientação do urologista, pois o uso em excesso pode prejudicar o fígado.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de folhas de chá verde ou 1 sachê de chá verde;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas ou o sachê de chá verde na xícara com água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar ou retirar o sachê e beber em seguida. Este chá pode ser consumido de 3 a 4 vezes ao dia, ou conforme orientação médica.

O chá verde não deve ser consumido por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que têm insônia, hipertireoidismo, gastrite ou hipertensão arterial. 

Além disso, por conter cafeína na sua composição, deve-se evitar tomar este chá no fim do dia ou em quantidade superior à recomendada pois pode causar efeitos colaterais como insônia, irritação, sensação de queimação no estômago, cansaço ou palpitação no coração.

8. Chá de cabelo de milho

O chá de cabelo de milho também é uma boa opção de chá para cistite, pois é rico em taninos, terpenoides e alcaloides, com propriedades antimicrobianas e diuréticas, o que facilita a eliminação de microrganismos do sistema urinário.

Além disso, esse chá ajuda a relaxar o revestimento da bexiga, reduzindo sua irritação, o que ajuda a aliviar os sintomas da cistite.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar o cabelo de milho junto com a água em uma xícara e esperar entre 5 a 10 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 2 a 3 vezes por dia.

O chá de cabelo de milho não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, homens com inflamação na próstata, ou por pessoas que usam remédios para baixar a pressão arterial, anticoagulantes, diuréticos e para diabetes.

9. Chá de hibisco

O chá de hibisco é rico em antocianinas, flavonoides e ácido clorogênico, com propriedades antimicrobianas, principalmente contra Escherichia coli, o que poderia ajudar a eliminar essa bactéria das vias urinárias e auxiliar no tratamento da cistite. 

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de flores de hibisco desidratadas;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar a flor de hibisco na água quente e deixar repousar durante 10 minutos. Em seguida, coar e beber morno ao longo do dia.

O chá de hibisco não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doença renal ou hepática.

10. Chá de 3 ervas

Outra excelente solução natural para cistite é fazer a mistura de 3 ervas com propriedades diuréticas e cicatrizantes, como uva-ursina, alcaçuz e bétula.

Ingredientes

  • 25 g de folhas de bétula;
  • 30 g de raiz de alcaçuz;
  • 45 g de uva-ursina.

Modo de preparo

Colocar todas as ervas em um recipiente grande e misturá-las bem, depois retire parte da mistura com uma colher de café e adicione em uma xícara de água fervente. Deixe descansar por 5 minutos e está pronto para uso. O chá de uva-ursina deve ser bebido várias vezes ao dia.